22.7 C
Vitória
quinta-feira, maio 2, 2024
quinta-feira, 2 maio 2024

Olho no céu: primeira superlua do ano, solstício e desfile planetário – Notícias de Vitória-ES

Espetáculo no céu! Nesta terça-feira (14), vale a pena tirar um tempinho para observar o nosso satélite no céu. O Planetário de Vitória, que integra os Centros de Ciência, Educação e Cultura (CCEC) da capital, informa que hoje ocorre a primeira superlua cheia do ano!

Mas o que isso significa? Nosso planeta Terra e seu satélite natural, a Lua, além de se movimentarem em torno de si mesmos, movimento chamado de rotação, também percorrem uma órbita, que é o caminho ao redor do Sol, chamado de translação. Nesses movimentos, quando as órbitas da Terra e da Lua mais se aproximam, o chamado perigeu, a Lua fica mais próxima e mais visível no céu.

Um dos efeitos da superlua é a influência direta nas marés, que ficam mais fortes quando a Lua está mais próxima da Terra.

Com expectativa de céu limpo, o fenômeno da superlua será visível a olho nu. As superluas são ligeiramente maiores e mais brilhantes que as luas cheias comuns. A equipe do Planetário informa que a Lua nascerá por volta das 17h40 (horário de Brasília), logo após o pôr do Sol, na direção leste (lado oposto ao que o Sol se puser), e será visível durante toda a noite.

Dica: para apreciar melhor o fenômeno, a melhor horário para observar a superlua é durante a primeira hora após o nascimento. Isso porque devido à interação da Lua com a atmosfera terrestre, o astro pode apresentar variações de tonalidade amarelada, alaranjada ou até mesmo avermelhada.

Solstício

Apesar do clima mais frio que já se mostra presente na capital capixaba, com temperaturas mais amenas, o inverno tem início oficialmente após o chamado solstício, ou o dia mais curto do ano, cuja data no hemisfério Sul é o dia 21 de junho.

Solstício (sol + sistere, que não se mexe, em latim), que ocorre sempre duas vezes ao ano nos meses de junho e dezembro, é o fenômeno astronômico em que o Sol, no seu movimento aparente no céu, atinge o ponto de maior afastamento (latitude) em relação ao equador celeste, ocasionando uma diferença na quantidade de luz solar que cada hemisfério recebe.

No hemisfério cuja intensidade de raios solares for maior, é o solstício de verão (em nosso país, ele ocorre em 22 de dezembro). Já no hemisfério em que a intensidade dos raios solares é menor, fica marcado o solstício de inverno.

À medida que a Terra percorre sua órbita ao redor do Sol, a incidência da luz solar em cada hemisfério varia de acordo com sua posição, e é por isso que ocorrem as diferentes estações no ano. O outono e a primavera são marcados por equinócios.

Desfile de planetas

Nada de luz na passarela, quanto menos iluminação artificial, melhor para observar o fenômeno chamado “desfile planetário”, quando todos os planetas do Sistema Solar Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno estarão ao mesmo tempo “visíveis” no céu.

Como Netuno e Urano, esses dois planetas gigantes, são muito escuros, não será possível vê-los a olho nu. Os demais, que são planetas brilhantes, poderão ser observados cerca de uma hora antes do amanhecer. Os planetas se estenderão de norte a leste pelo céu. E ainda tem um bônus: a Lua minguante, brilhando entre Vênus e Marte. Ela estará ligeiramente fora da linha planetária, viajando de planeta em planeta durante a segunda metade de junho.

Vale a pena acordar um pouco mais cedo para ver o show dos planetas no céu. De acordo com informações do Planetário, o próximo desfile de planetas ocorrerá somente em 2040, daqui a 18 anos.

Para melhor observação do fenômeno, é importante destacar que os planetas do sistema solar não orbitam perfeitamente no mesmo plano e oscilam em diferentes órbitas. Assim, por alinhamento ou desfile de planetas, os astrônomos querem dizer que nossos vizinhos de Via Láctea aparecerão na mesma parte do céu. Às vezes, o arranjo dos planetas no céu lembra uma linha, mas nem sempre é o caso.

Programação especial

Junho também é o mês do aniversário do Planetário de Vitória! No próximo dia 23, o Centro de Ciência, Educação e Cultura completa 27 anos de existência. A programação especial para comemorar a data será divulgada em breve!

Prefeitura de Vitória ES


Olho no céu: primeira superlua do ano, solstício e desfile planetário

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

Vitória
céu limpo
22.7 ° C
22.7 °
21.9 °
96 %
1.5kmh
0 %
qui
31 °
sex
31 °
sáb
29 °
dom
27 °
seg
27 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também