spot_img
27.1 C
Vitória
terça-feira, maio 21, 2024
terça-feira, 21 maio 2024

Outubro Rosa: palestra conscientiza servidores sobre o câncer de mama – Notícias de Vitória-ES

No mês de outubro é realizado o movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa. O propósito dessa campanha é alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer.

Pensando nisso, foi realizada na tarde desta segunda-feira (31), na Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), uma palestra com o tema “O Amor como forma de se amar e se cuidar”, tendo em pauta a importância da prevenção ao câncer de mama e o cuidado com a saúde emocional. A ação, que teve como objetivo orientar e conscientizar os servidores, teve as palestras ministradas pela ginecologista Luara Rodrigues e pela Coach Abadala Martins.

Para a Diretora Presidente da CDTIV, Valderene Corrêa Vasconcellos, a ação foi de extrema importância. “O foco é alertar as mulheres sobre a prevenção, uma vez que, o autocuidado faz com que as mulheres não façam parte das estatísticas de casos de morte por câncer de mama. Se cuidar significa se amar e só quando nos amamos somos capazes de distribuir amor” afirmou.

Sinais e sintomas

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, ocupando a primeira posição em número de mortes por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade.

É preciso ter atenção aos sinais e sintomas suspeitos, que podem indicar o câncer. Dentre eles estão: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido dos mamilos; também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Outros fatores que merecem muita atenção são a data da primeira menstruação (se ela ocorreu antes dos 12 anos), data da primeira gestação (se ocorreu após os 30 anos), data da menopausa (após os 55 anos), tempo de uso de contraceptivos hormonais e, se for o caso em mulheres mais maduras, tempo de reposição hormonal. Além desses, o último fator que deve ser levado em consideração é o fato da mulher não ter gerado filhos. 

Não existe uma causa definida  para o desenvolvimento do câncer de mama, entretanto, é sabido que os fatores de risco estão relacionados a questões tais como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar, consumo de álcool, excesso de peso, falta de atividade física e exposição à radiação ionizante. O importante é que as mulheres tenham conhecimento sobre todas essas causas e cuidem da sua saúde.

Prefeitura de Vitória ES


Outubro Rosa: palestra conscientiza servidores sobre o câncer de mama

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

publicidadespot_img
Vitória
céu pouco nublado
26.6 ° C
29.4 °
26.6 °
79 %
6.2kmh
20 %
ter
27 °
qua
26 °
qui
27 °
sex
30 °
sáb
29 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também