spot_img
29.4 C
Vitória
sábado, maio 18, 2024
sábado, 18 maio 2024

Papo bom e comida gostosa marcam encontro dos Chefs Brilhantes com o chef Juarez – Notícias de Vitória-ES

Quem não gosta de bater um bom papo e comer uma boa comida? Pois é! Essa foi a experiência que os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Paulo Reglus Neves Freire, de Inhanguetá, tiveram na manhã desta quarta-feira (09). A turma foi recebida pelo chef de cozinha Juarez Campos para uma conversa descontraída e o preparo de uma massa com molho à bolonhesa. O encontro aconteceu na casa de eventos do chef Juarez, em Santa Lúcia, e marcou a culminância da disciplina eletiva Chefs Brilhantes, ministrada na escola durante o primeiro semestre de 2023.

Quem também esteve no encontro foi o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e a secretária de Educação da capital, Juliana Rohsner. Na avaliação do prefeito, o encontro com o chef Juarez foi um momento potente de crescimento para as famílias, uma vez que a experiência dos estudantes reverbera na casa de cada um que participou da atividade.

“Esta é uma atividade que traz cultura, entretenimento, conhecimento, que possibilita que as crianças tenham acesso a um novo ambiente. Isso é muito bom porque é uma formação holística, cultural, artística, educacional. É um momento importante na vida delas. A emoção de estar aqui, o que elas estão aprendendo, isso de fato contribui muito para a transformação social. Isso gera o encantamento, gera curiosidade, gera um crescimento intelectual dessas crianças, isso tudo aliado ao pedagógico da escola Paulo Freire”, analisou o prefeito.

Para a secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner, é muito significativo ver os estudantes como protagonistas de uma disciplina eletiva que foi escolhida por eles. “A criança precisa de uma educação que vá além dos conhecimentos curriculares, que vá além do cognitivo, em que ela é afetada pelas emoções, por todas as percepções com relação ao mundo, ao território. Por isso que estar aqui tendo essa experiência junto com um chef renomado é oportunizar aos estudantes uma experiência que eles não teriam vivido em outro espaço. É a escola abrindo portas nesse mundão de oportunidades”, avaliou a secretária.

Bate-papo

O chef Juarez Campos começou o encontro contando aos estudantes a sua trajetória desde a infância até se tornar um chef de cozinha renomado. “A coisa que o cozinheiro mais tem que gostar é de comer. Vocês têm cara de que gostam de comer pra caramba”, disse o chef, arrancando risada dos pequenos estudantes. “Outra coisa que cozinheiro tem que fazer e que criança não gosta muito é experimentar tudo. Meu pai era assim: servia abóbora e eu dizia ‘Eu não gosto’, ele respondia ‘Você experimentou?’, ‘Não’, então experimenta. Mas ele me respeitava. Eu dizia: ‘Isso aqui, pai, eu não gosto’, então ele não me obrigava a comer. E tinha coisa que eu achava que não gostava e quando experimentei eu gostei, por exemplo, abóbora com feijão”, contou Juarez, incentivando os estudantes a se permitirem aprimorar o próprio paladar.

O chef de cozinha também encorajou os estudantes a escolherem como profissão algo que eles tenham prazer em fazer. “Quando vejo um grupo como o de vocês eu lembro que quando eu era estudante, do tamanho de vocês, quantas pessoas passaram na minha escola dando palestra e todos eles foram importantes na minha vida. E mesmo que eu não faça de vocês um cozinheiro, eu quero dizer a vocês o seguinte: tudo o que você for fazer, faça com muita paixão. Porque qualquer trabalho é um trabalho digno, qualquer trabalho é um trabalho importante para a sociedade. Então escolham qualquer profissão, mas a profissão que vocês gostem, que vocês tenham prazer de sair de casa e ir trabalhar, não só por causa do dinheiro que vocês vão receber”, orientou o chef.

Juarez Campos também estimulou os estudantes a se dedicarem àquilo que escolherem como profissão para que sejam os melhores ou estejam entre os melhores. “Toda profissão é boa, mas em qualquer uma que você escolher procure ser o melhor. Não se cobre ser o melhor, porque pode ser que tenha alguém melhor que você, isso acontece em nossa vida inteira. Mas você tem que estar sempre entre os melhores, e para isso precisa paixão, muito estudo, muita dedicação e um negócio que vocês vão aprender quando forem adultos que é foco. Por exemplo, eu quero ser jogador de futebol, então o que eu preciso fazer é treinar muito”, ensinou.

Enquanto o chef Juarez Campos falava, os olhinhos e os ouvidos estavam atentos, prestando atenção em cada palavra. Não foi à toa que, quando o chef encerrou, quase todos os estudantes levantaram a mão para fazer perguntas. “Com quantos anos você começou a cozinhar?”, “Você tem filhos?”, “Qual é a sua especialidade ou seu prato favorito?”, foram algumas das curiosidades dos estudantes.

Comida boa

Diversos aspectos do encontro agradaram os estudantes, mas a comida não deixou de ser citada por ninguém. “Foi muito legal! Nós aprendemos várias coisas, inclusive a cozinhar. Eu gostei muito da comida e também gostei que ele fez essa comida especialmente pra gente” disse Lara Cristina Pereira dos Santos, de 9 anos.

O colega de turma Jonas Miguel Alves dos Santos, de 10 anos, também se agradou da comida. “A experiência pra mim foi ótima, principalmente a comida, estava deliciosa! Eu gostei de muitas coisas, mas o que eu gostei mesmo foi da educação das pessoas, uma educação exemplar”, avaliou Jonas Miguel, ressaltando que ficou feliz pela forma como os estudantes foram recebidos.

Já a pequena Emilly Ferreira Oliveira, de 8 anos, além de ter amado a comida, disse que gostou da presença do prefeito e do fato de terem ido ao encontro com o chef Juarez.

Prefeitura de Vitória ES


Papo bom e comida gostosa marcam encontro dos Chefs Brilhantes com o chef Juarez

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

publicidadespot_img
Vitória
céu limpo
30.5 ° C
31.9 °
30.5 °
66 %
5.7kmh
0 %
sáb
30 °
dom
29 °
seg
27 °
ter
26 °
qua
26 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também