22.7 C
Vitória
segunda-feira, abril 29, 2024
segunda-feira, 29 abril 2024

Paratletas de Vitória sobem ao pódio em competições no Brasil e no exterior – Notícias de Vitória-ES

A capital capixaba segue bem representada no Brasil e no mundo pelos atletas e paratletas que levam consigo a bandeira de Vitória em suas competições.

Nos Jogos Parapan-Americanos de 2023, que estão acontecendo em Santiago, no Chile, tem capixaba fazendo bonito e subindo ao pódio.

É o caso da paratleta Lorraine Aguiar, que compete no atletismo. Acompanhada de seu atleta-guia, Felipe Martins, Lorraine conquistou medalha de bronze na classe T12 (baixa visão), com o tempo de 26s75.

Ela ficou apenas sete centésimos a frente da quarta colocada, mostrando o quão recompensador pode ser o esforço e a dedicação de uma atleta, cujos resultados são definidos nos mínimos detalhes.

Também no atletismo com baixa visão, classe T12, o capixaba Marcos Vinícius de Oliveira foi mais um a subir ao pódio no Chile. Disputando a prova de 400m, Marquinhos conquistou a medalha de prata, contribuindo ainda mais para o sucesso do time brasileiro que disputa os jogos.

“É muito importante, e também gratificante, ver esse sucesso e essas conquistas. Elas servem de exemplo para todo mundo e mostram o quão longe o paratleta pode chegar através do esporte”, avalia Tainá Gusmão, coordenadora de Paradesporto da secretaria de Esportes e Lazer de Vitória (Semesp).

Brasil líder em medalhas

A delegação tupiniquim de paratletas é, mais uma vez, destaque no cenário esportivo internacional. O Brasil é o líder geral do quadro de medalhas nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile.

O time verde-amarelo conquistou, até agora, nada menos do que 201 medalhas, sendo 92 de ouro, 55 de prata e 54 de bronze. Nesta edição dos jogos, a delegação brasileira conta com 324 atletas, sendo 190 homens e 134 mulheres, vindos de 23 estados e do DF, competindo em 17 modalidades.

Os treinos são orientados pelos treinadores e professores Ernesto Mendonça, Carlos Camilo e Leandro Corrêa. As atividades acontecem na pista de atletismo da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e também nos equipamentos esportivos da Semesp.

Panamericano de Canoa Havaiana

Em paralelo aos Jogos Parapan-Americanos do Chile, também está acontecendo em Vitória, de maneira inédita, o Campeonato Panamericano de Canoa Havaiana, que pela primeira vez é realizado na “cidade sol”.

Assim como em Santiago, aqui em Vitória os capixabas também fizeram bonito. Os paratletas Arthur Medeiros e Herivelton da Vitória conquistaram medalhas e subiram ao pódio da competição, que acontece até sábado (25), na Praia da Curva da Jurema. Arthur ainda volta a competir nesta sexta-feira (24).

“A deficiência não é uma limitação e vários esportes podem ser adaptados para pessoas com deficiência, como é o caso da canoa havaiana. Esporte é sinônimo também de inclusão e acessibilidade”, aponta Tainá Gusmão.

Prefeitura de Vitória ES


Paratletas de Vitória sobem ao pódio em competições no Brasil e no exterior

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

Vitória
céu limpo
22.7 ° C
22.7 °
20.9 °
92 %
0.9kmh
0 %
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °
sex
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também