30.5 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

Passeata do Agosto Lilás em Nova Venécia: Unindo Esforços Contra a Violência Doméstica – Notícias de Nova Venécia

Foto: Divulgação/Ascom | PMNV

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e seus respectivos Programas, foi representada na Passeata de Conscientização em alusão ao Agosto Lilás, que aconteceu nesta quarta-feira (16). A iniciativa, organizada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CONDIM) e parceria do Núcleo das Margaridas, busca conscientizar a sociedade sobre a urgência de combater a violência contra a mulher.

A escolha do mês de agosto para a campanha tem um significado profundo, relacionado à sanção da Lei Maria da Penha, também conhecida como Lei 11.340/2006, que ocorreu em 7 de agosto de 2023. Este instrumento é uma das ferramentas jurídicas mais importantes para enfrentar e punir os violadores.

O município de Nova Venécia tem demonstrado um compromisso firme na prevenção e redução da violência contra a mulher. Uma das ações notáveis é a adesão do projeto “Homem que é Homem”, que consiste em grupos reflexivos com homens autores de violência. Essa abordagem visa não apenas punir, mas também reconstruir comportamentos e atitudes prejudiciais.

Segundo a coordenadora do Creas, o equipamento desempenha um papel vital na abordagem da violência doméstica, oferecendo atendimento e acompanhamento diário para mulheres vítimas. Além de promover projetos de prevenção nas escolas locais. “Este ano, o projeto “Flor e Ser” foi realizado com turmas de ensino médio, recebendo um feedback positivo tanto de alunos quanto de professores. A prevenção é uma abordagem fundamental para evitar a violência”, conclui.

Para a secretária de Assistência Social, um dos pilares do combate à violência contra a mulher é a formação e constituição do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. “Esse órgão é fundamental para fortalecer a rede de apoio e garantir que as políticas públicas adequadas sejam implementadas para proteger e empoderar as mulheres, por isso fazemos questão de apoiar e manter o CONDIM ativo em nosso município”, pontua a gestora. Ela finaliza dizendo que a passeata do Agosto Lilás em Nova Venécia é um exemplo inspirador de como a comunidade pode se unir para conscientizar e combater a violência contra a mulher. Com ações que vão desde a prevenção até o apoio às vítimas, o município está dando passos concretos em direção a um futuro livre de violência e cheio de igualdade.

Os canais de denúncia são cruciais para assegurar que as vítimas possam buscar ajuda e proteção. O Ligue 180 é um desses canais, funcionando 24 horas por dia, todos os dias, de forma segura, gratuita e sigilosa. A delegacia local também está disponível para denúncias presenciais. Além disso, o Disque 100 e o 181 são opções importantes, bem como o WhatsApp da ouvidoria nacional de Direitos Humanos (+55 61 9 9656-5008). Em casos de emergência, o número 190 deve ser acionado.

Ascom | PMNV

Fonte: Prefeitura Municipal de Nova Venécia.

Passeata do Agosto Lilás em Nova Venécia: Unindo Esforços Contra a Violência Doméstica

Vitória
céu limpo
30.5 ° C
30.9 °
28.8 °
62 %
2.6kmh
0 %
dom
30 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também