28.2 C
Vitória
segunda-feira, abril 29, 2024
segunda-feira, 29 abril 2024

Prefeito entrega cadeira de rodas para estudante de 103 anos – Notícias de Vitória-ES

Pedro Francisco de Souza, 103 anos, oleiro aposentado e estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Suzete Cuendet, em Maruípe. Conhecido como seu Pedro, sua história cativa a todos e inspirou outras pessoas a voltarem aos estudos, independente da idade. O andar já não está tão firme, mas a disposição de continuar sua trajetória permanece a mesma.

Por isso, na manhã desta terça-feira (19), o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e a secretária de Educação, Juliana Rohsner, fizeram questão de ir até sua casa, que fica bem próxima à escola, para entregar uma cadeira de rodas, doada em parceria com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), representada na ocasião por Leonardo de Paula.

A doação foi recebida pelo filho do senhor Pedro, André Conceição de Souza, de 46 anos, que também é estudante da EJA, já que o pai está passando um tempo na Bahia para cuidar da saúde. “Agradeço ao prefeito e à secretária por sempre se lembrarem de nós e por todo esse carinho que temos recebido, e agradeço também a Findes pela doação. Meu pai nos criou com muita luta e dedicação, e tenho certeza que ficará feliz em receber essa cadeira”, disse.

Inspiração

Para o prefeito Lorenzo Pazolini, o estudante decano da rede de ensino de Vitória representa uma inspiração de vida. “Seu Pedro nos ensinou que sempre há tempo para aprender. Mesmo com 103 anos, buscou evoluir e melhorar, se preocupando sempre com a coletividade, propagando conhecimento. Sempre me emocionei nas oportunidades em que estive com ele, com toda a sua sabedoria de vida. Esperamos que as dificuldades sejam momentâneas e que esse equipamento o ajude na locomoção, para que tenha uma qualidade de vida melhor”, disse.

A secretária de Educação, Juliana Rohsner, ressaltou a importância desse momento. “O André havia nos procurado e relatado a necessidade do seu Pedro, e logo procuramos junto ao prefeito Lorenzo Pazolini uma forma de ajudá-los. Fico feliz em podermos doar essa cadeira de rodas, e desejo ao seu Pedro melhoras, para que logo esteja novamente na sala de aula, feliz e aprendendo”, disse.

Leonardo de Paula, representante da Findes, aproveitou a oportunidade para celebrar a parceria.

“Agradecemos ao prefeito por ter nos procurado, a iniciativa certamente nos sensibilizou, seu Pedro tem uma história de superação, de inspiração. A Findes também tem essa preocupação com a coletividade, com os capixabas, e ficamos felizes de poder fazer essa entrega para essa pessoa que inspirou tantas outras”, disse

Homenagem

Além da cadeira de rodas, André recebeu da diretora da Emef Suzete Cuendet, Rubia Xibili, uma menção honrosa, que representa a homenagem feita pela escola ao estudante centenário, que teve seu nome eternizado na unidade de ensino. Uma das salas de aula da escola foi batizada de Sala Pedro Francisco de Souza.

“Depois que contamos a história do Seu Pedro, dezenas de pessoas de idade mais avançada vieram procurar a escola para se matricular na EJA. Certamente, ele é uma inspiração para todos nós e essa homenagem foi uma forma de agradecê-lo por compartilhar conosco um pouco de sua sabedoria, disposição e inspiração”, disse a diretora Rúbia.

Prefeitura de Vitória ES


Prefeito entrega cadeira de rodas para estudante de 103 anos

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

Vitória
céu limpo
28.2 ° C
29.9 °
27.9 °
76 %
1.5kmh
0 %
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
30 °
sex
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também