spot_img
22.7 C
Vitória
domingo, maio 19, 2024
domingo, 19 maio 2024

Profissionais fazem caminhada pela Saúde Mental na orla de Santo Antônio – Notícias de Vitória-ES

Na última quarta-feira (5), profissionais de saúde e usuários da unidade básica de saúde (UBS) de Santo Antônio fizeram uma caminhada animada, com direito a música e coreografias, pela orla da Prainha de Santo Antônio. O objetivo foi chamar a atenção dos moradores para os serviços ofertados na unidade que auxiliam na saúde mental das pessoas. A ação foi realizada em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro.

Segundo o diretor da UBS, José Mário Funayama, o objetivo da caminhada foi justamente divulgar os serviços da unidade e falar de forma leve o que representa a saúde mental. “Ainda existe muito preconceito por parte da sociedade sobre transtornos mentais, sintomas, formas de tratamento e de prevenção. Ao mostramos que a unidade de saúde também atua na saúde mental e na prevenção de doenças físicas ou mentais, queremos estimular as pessoas a se cuidarem mais e aproveitarem tudo o que a unidade oferece, para além de consultas ou tratamentos de sintomas”, explica José Mário.

Durante a ação, a psiquiatra da UBS, Indira de Paula Nunes destacou a necessidade de manter a saúde física e mental em dia. “O encontro é para todos aproveitarem pra se movimentar, se conhecerem e saberem que ninguém está sozinho. Lembrando que não há saúde sem saúde mental e todo dia é dia de cuidar da nossa saúde física e mental”, declara.

Uma das pessoas que ficou curiosa com o movimento na orla de Santo Antônio foi Marinete Mariano Carvalho Rocha, 64 anos. Ela contou que participa de atividades na comunidade e gosta de pedalar, mas não sabia que isso era cuidar da saúde mental “. Eu acho que só pelo fato de sair de casa, pedalar um pouquinho já ajuda bastante. Eu me sinto bem pedalando, mas não sabia que isso me ajudava a cuidar da minha saúde mental também”, disse.

Uma das munícipes que participou da caminhada e vem cuidando com carinho da sua saúde mental é Kelly Sarti Dias, 44 anos. Ela conta que graças ao apoio dos profissionais da unidade de saúde de Santo Antônio vem melhorando em seu estado de depressão. “Antigamente, eu achava que saúde mental nem existia. Mas, hoje sei que se a mente não estiver bem em conjunto com o corpo, a gente não está bem. Eu não conseguia ficar num lugar com muita gente, tumulto, barulho… E agora já participo de ações como essa. Afirmo pra quem se sente mal em casa, que procure ajuda na sua unidade de saúde e tente melhorar aos poucos, todos os dias, sempre”, afirma.

Silezia Sofia Sarti, de74 anos, mãe da Kelly, tem visto o quanto as atividades físicas, os encontros e conversas têm feito bem para a filha: “Ela está bem melhor, participa das atividades nos mesmos dias que eu, aqui na Prainha, e ainda faz Ioga sem mim. Sei por mim e pelo que vejo na minha filha o sair, caminhar, ver outras pessoas faz toda a diferença no nosso dia a dia”, declara.

Rede de Atenção Psicossocial em Vitória

O Programa de Saúde Mental da Prefeitura de Vitória oferta cuidado integral aos moradores da capital que apresentem sofrimento psíquico. A proposta é reduzir esse sofrimento ao máximo e ampliar a inserção social, a autonomia e o protagonismo dos indivíduos, potencializando sua capacidade para lidar com a vida e os problemas. Para tanto, existe uma Rede de Atenção Psicossocial formada por ações e serviços específicos para pacientes de diferentes faixas etárias. A prioridade é daqueles que sofrem transtornos mentais e também dos usuários de álcool e outras drogas.

Essas ações de saúde mental são desenvolvidas inicialmente pelas equipes das 29 unidades básicas de saúde de Vitória, que procuram conhecer o indivíduo que necessita de atenção, assim como sua família e o contexto geral de cada situação. As informações ajudam a desenvolver estratégias de atenção e tratamento que contribuam para a redução do sofrimento e a melhor inserção social e familiar.

As equipes analisam a necessidade de agendamento de consultas em psiquiatria no Centro Municipal de Especialidades de Vitória (CME). Situações mais complexas são encaminhadas aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que oferecem serviços nos quais os usuários têm seu tratamento planejado de acordo com sua necessidade.

Dia da Saúde Mental

Na próxima segunda-feira (10), é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental, instituído em 1992 pela Federação Mundial da Saúde Mental. O objetivo é desmistificar os transtornos mentais, divulgar os progressos feitos na área da psicologia e da psiquiatria, tornando essas informações mais acessíveis.

Segundo a OMS, a saúde mental interfere em diversos setores da vida da pessoa, desde o sono, até a alimentação, disposição, relações pessoas, atividades escolares e laborais, dentre outras. Calcula-se que quase 1 bilhão de pessoas sejam portadoras de transtornos mentais em todo o mundo. No Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 12 milhões de pessoas sofrem de depressão, sendo a maior taxa da América Latina.

Prefeitura de Vitória ES


Profissionais fazem caminhada pela Saúde Mental na orla de Santo Antônio

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

publicidadespot_img
Vitória
céu limpo
22.7 ° C
22.7 °
21.9 °
92 %
0.5kmh
0 %
dom
29 °
seg
27 °
ter
26 °
qua
26 °
qui
29 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também