26.6 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

Projeto Além das Dunas divulga cultura de Itaúnas em aplicativo de realidade aumentada – Notícias do ES


Expressões culturais da Vila de Itaúnas em elementos digitais, visuais e sonoros da realidade aumentada. Com o objetivo de preservar e divulgar os principais grupos culturais do tradicional distrito do município de Conceição da Barra e de forma interativa, o aplicativo gratuito do projeto “Além das Dunas” utiliza a tecnologia de realidade aumentada (RA) que funciona junto a um livreto ilustrado por aquarela para visualizar e interagir sobre a cultura local – como o Ticumbi, Reis de Bois, Jongo, Capoeira, e até mesmo o forró – além de suas respectivas lendas e belezas naturais do norte do Estado.

Para acessar, basta baixar gratuitamente o aplicativo “Além das Dunas”, na internet para os formatos de celular dos sistemas ANDROID ou iOS. Caso a pessoa não tenha o livreto, ela pode baixar pelo aplicativo, imprimi-las e apontar para as ilustrações. Logo surgem personagens folclóricos que interagem com o leitor – incluindo áudio e vídeos, reunindo assim novas possibilidades de reunir arte, educação e tecnologia.

Saiba mais pelo perfil do projeto no Instagram: https://www.instagram.com/alemdasdunas/

O livreto já está sendo distribuído nas escolas e nos principais pontos de circulação da Itaúnas e até mesmo de outros municípios, permitindo assim acesso ao projeto para boa parte da população nativa e turistas.

O projeto foi realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do Edital 004/2021 – Produção de Conteúdos Digitais – Cultura Digital, da Secretaria da Cultura (Secult).

Conheça mais sobre o projeto na reportagem que foi ao ar no programa TVE Revista, da TVE Espírito Santo

Envolvimento da comunidade

“O processo foi idealizado há 5 anos e foi desenvolvido de forma coletiva, com o envolvimento da comunidade da vila de Itaúnas e os principais agentes fazedores de da cultura local durante 3 anos – incluindo captação de vídeos, escaneamento e fotogrametria Utilizando um plano de fundo verde (chroma key) e sendo obtido os movimentos por base registro de fotos em uma verdadeira imersão na cultura da Vila de Itaúnas”, explicou o idealizador e desenvolvedor de Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR) do projeto, Yuri Reuters.

A equipe do projeto Além das Dunas também conta com a ilustradora Juliana Porto, o apoio do proponente e professor de capoeira, Carlos Falcão, e o design e a divulgação de Jove Deriz.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
[email protected] / [email protected]



Fonte: Governo ES

Vitória
céu limpo
26 ° C
26 °
25.9 °
86 %
2.6kmh
0 %
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °
sex
24 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também