spot_img
23.3 C
Vitória
sábado, maio 18, 2024
sábado, 18 maio 2024

Projeto “Copa EVS 2022” cativa estudantes em Jardim Camburi – Notícias de Vitória-ES

O clima de Copa do Mundo já está no ar na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elzira Vivacqua dos Santos, em Jardim Camburi. Nesta sexta-feira (14), estudantes, famílias e equipe escolar deram o pontapé inicial do projeto “Copa EVS 2022″, que promete muita diversão, animação e aprendizado por meio da prática esportiva.

O projeto já é tradição na unidade de ensino, mas não acontecia desde 2019 por conta da pandemia do coronavírus. Por isso, neste ano foi realizada uma grande celebração da comunidade escolar para marcar o retorno do projeto, que abrange todas as turmas da Emef, envolvendo os 749 estudantes matriculados na unidade de ensino. 

Com o retorno da “Copa EVS“, não poderia faltar o tradicional desfile de abertura, em que as turmas são divididas em equipes que ficam responsáveis por representar um país. Com direito à uma comissão avaliadora, composta por jurados que determinam a melhor apresentação, os estudantes passam semanas debruçados em pesquisas sobre o país sorteado para cada equipe. 

No desfile, realizado na quadra da unidade de ensino, cada equipe entrou com a bandeira de seu país. As delegações são compostas por pelo menos 30 estudantes, que utilizaram fantasias, adereços, cartazes e os mais variados elementos para representar seu país de forma criativa. Além disso, eles apresentaram um roteiro falando sobre a cultura, curiosidades e importância de cada local, bem como explicaram o enredo do desfile. 

Nos próximos dias a escola dará início ao torneio esportivo, que acontecerá até o dia 27 de outubro, com as seguintes modalidades: chute à gol; jogo de estafetas; travinha; embaixadinha; futsal; quiz; altinha e dedobol. As turmas estão animadas e não escondem a empolgação para saber quem será o grande vencedor do torneio. 

“Eu participo desse movimento escolar desde o meu primeiro ano na escola, e é sempre uma oportunidade bacana de aprender muitas coisas sobre diversos países do mundo. Acho esse evento muito importante porque exige estudo, dedicação e trabalho coletivo. Sou muito grata ao projeto porque além do conhecimento adquirido, sempre nos proporciona lembranças legais vividas com os colegas”, disse a estudante Ingrid Belmiro, do 8º ano.  

Protagonismo 

Basta adentrar a quadra da escola para notar a dedicação da garotada. Muros, teto, paredes, pilastras, corredores, portas, murais, tudo decorado com as cores e bandeiras de alguns dos países participantes da Copa do Mundo de 2022, além de diversos cartazes com as informações sobre os representantes dos povos que irão ao Qatar disputar o torneio. 

Vale ressaltar que uma das temáticas abordadas foi o combate ao racismo, uma vez que o futebol tem sido uma das modalidades que mais tem abordado o tema, inclusive durante a disputa das copas do mundo, que acontecem a cada quatro anos. 

Homenagem 

Uma nobre atitude realizada pela escola e pelos estudantes encantou a comunidade de Jardim Camburi. As irmãs Maria Clara e Sofia Santos são estudantes da Emef, do 9º ano, porém estão em atendimento domiciliar por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE), por questões de saúde. 

Pensando nisso, estudantes, profissionais da escola e as famílias presentes se reuniram em uma caminhada, partindo da Emef rumo à casa das estudantes, sendo uma maneira de permitir que as irmãs também participassem da celebração pelo retorno da “Copa EVS“. 

A ação teve apoio da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), para garantir a fluidez no trânsito e segurança dos participantes. Além disso, para proporcionar ainda mais animação à todos os presentes e abrilhantar a singela homenagem, a escola convidou a banda marcial da Emef em Tempo Integral Izaura Marques da Silva, que fica em Andorinhas, que deu um verdadeiro show de música e ritmo durante a travessia pelas ruas do bairro.  

Muitos moradores que passavam pelas ruas e se depararam com o movimento fizeram questão de se juntar ao grupo, num belo movimento da comunidade escolar em prol de uma nobre causa.   

Objetivo 

À frente da coordenação do projeto, a professora Alessandra Sabadini falou sobre os objetivos da “Copa EVS 2022″: “Além de estimular o espírito de equipe, a criatividade e o respeito entre os participantes, o projeto tem como objetivo propiciar a ampliação cultural por meio da identificação da arte, localização geográfica, folclore e idioma dos países participantes da Copa, situando-os no tempo e no contexto social e histórico”, explicou. 

Prefeitura de Vitória ES


Projeto “Copa EVS 2022” cativa estudantes em Jardim Camburi

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

publicidadespot_img
Vitória
céu limpo
23.3 ° C
23.3 °
21.9 °
94 %
1kmh
0 %
sáb
30 °
dom
29 °
seg
27 °
ter
27 °
qua
27 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também