Desenvolver uma estratégia pedagógica de participação ativa e efetiva dos estudantes nas aulas de Educação Física, por meio da criação e recriação de jogos. Esses são os objetivos do projeto “Cria-Recria”, desenvolvido com 49 estudantes do 4º e 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Vercenílio da Silva Pascoal”, que fica em Joana D’arc.
Os trabalhos foram coordenados pela professora Fernanda Santos. Desde o início do ano letivo, ela desafiou os estudantes a vivenciarem alguns jogos competitivos com formatos diferentes, de forma que criassem ou recriassem novos jogos, em grupos de três ou quatro.
Depois, em cada aula, os grupos se tornavam os “professores do dia”, explicando os jogos que criaram para seus colegas e vivenciado com a turma. Após algumas semanas de atividades, houve uma votação em cada turma, para eleger três jogos que eles mais gostaram. O objetivo era escolher seis jogos que seriam vivenciados no “I Festival de Jogos Cria-Recria VSP”, que foi realizado no ginásio da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Os estudantes deram um verdadeiro show de dedicação e participação no festival, orgulhosos dos jogos que criaram e por terem participado ativamente de todo o processo. “Este momento está sendo incrível. Muito emocionante”, disse a estudante do 5º ano Raphaela Pereira. “Estou muito feliz porque meu jogo está sendo jogado aqui na Ufes. Me dediquei muito durante todo o projeto, espero que façamos outros festivais”, afirmou Bernardo Ferreira, do 4º ano.
Estudantes protagonistas
O projeto de construção de jogos integra a pesquisa de dissertação da professora de Educação Física Fernanda Santos, no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) da Ufes.
“O objetivo do projeto era tornar o estudante protagonista do seu processo de aprendizagem, tendo uma participação ativa e efetiva nas aulas, integrando-o em um planejamento participativo. A temática dos jogos é muito rica. Criar novos jogos, vivenciá-los com seus colegas e ter a possibilidade de participar de um evento com esses jogos, faz com o que o estudante valorize o trabalho realizados nas aulas, buscando aprimorar seus conhecimentos”, explicou.
Projeto Cria-Recria envolve estudantes em vivências de jogos esportivos