spot_img
22.1 C
Vitória
segunda-feira, maio 20, 2024
segunda-feira, 20 maio 2024

Projeto Rádio Escola desenvolve protagonismo estudantil na rede de Vitória – Notícias de Vitória-ES

Dar voz aos estudantes e estimular o protagonismo estudantil, além de ser um espaço de comunicação, aprendizagem e diversão. O projeto Rádio Escola funciona como um canal direto e pautado no cotidiano dos estudantes nas unidades de ensino. Podcasts, técnicas de locução e reportagem, manuseio de equipamentos e ilha de edição são algumas das possibilidades que podem ser exploradas.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Madalena de Oliveira Domingues, em Jardim Camburi, após semanas de muita dedicação e planejamento, os estudantes celebraram na última semana a primeira transmissão feita pelo novo canal de comunicação da escola, batizado de “Rádio Escola Madalena”. Apesar de ainda serem os primeiros passos do projeto na unidade de ensino, os estudantes estão empolgados com a novidade.

“Vejo na Rádio Escola uma forma de nos comunicarmos com a escola e entre nós mesmos. Traz uma oportunidade de aprendermos algo novo que não está necessariamente ligado às disciplinas de sala. Para mim é um movimento muito significativo e importante, pois atende a minha forma de aprender e me expressar, com o audiovisual. Agrega ao meu desenvolvimento pessoal e acadêmico e é um espaço independente no qual vejo que tenho autonomia para me expressar e desenvolver responsabilidades. Vejo isso nos meus colegas também, o senso de querer fazer algo que seja seu, desde o processo de idealização até o produto final, então vejo que estimula ainda mais a todos nós”, disse a estudante do 9º ano, Vitória Alves.

Para a professora Marinete Lopes, responsável pelo acompanhamento das atividades dos estudantes no projeto, o espaço torna os estudantes protagonistas e ainda valoriza a difusão do conhecimento. “Planejamos esse momento por mais de um mês. Estamos felizes por colocar em prática. É um canal que traz para os estudantes uma expressão comunicativa, ações de investigação e responsabilidade com diversão. Eu, como coordenadora, me sinto muito feliz ao ver a carinha de felicidade de cada um nas apresentações”, disse a professora, que também ressaltou a parceria com o diretor da Emef, Renato Goltara, que possibilitou o início das atividades da rádio escola.

Desenvolvendo habilidades

Na Emef Professor Vercenílio da Silva Pascoal, em Joana D’Arc, o espaço em que funciona a Rádio Escola foi totalmente reformado e recebeu equipamentos novos. Os estudantes estão engajados com o projeto e atuam divididos em equipes, como de roteiro, gravação e divulgação. “Eu acho que as pessoas conseguem socializar melhor, perdem a vergonha e desenvolvem habilidades como liderança e trabalhar em grupos”, contou o estudante Bernado Sicutti, do 6º ano, que é sempre figura certa nas atividades do projeto.

Além disso, cada turma elegeu uma playlist com músicas que os representam, que tocam na escola ou até mesmo podem ser ouvidas em casa. Estudantes e professores também podem divulgar boas práticas feitas dentro da escola, incentivando a participação dos demais, como explica a professora que coordena o projeto na Emef, Carolina Vianna.

“Pensar em uma educação de qualidade, além de muitos aspectos pedagógicos, é pensar em cada estudante enquanto protagonista de seu próprio saber. Eles precisam se sentir capazes e pertencentes ao local em que estudam, crescem e socializam”, disse.

A professora ressaltou ainda que projetos voltados para o Protagonismo Estudantil são muito importantes para a construção de uma educação de qualidade, visando a futuros cidadãos ativos nas demandas sociais, uma vez que a escola tem como foco o desenvolvimento do estudante para além da escola, estimulando um novo modo como ele se relaciona com o que aprende, seus valores, sua relação com a unidade de ensino, sua comunidade e com o mundo.

Experiências positivas

Já na Emef Padre Anchieta, na Ilha de Santa Maria, o projeto já é consolidado e coleciona experiências positivas com os estudantes que passam pela sala em que funciona. O local também foi reformado para proporcionar ainda mais conforto e segurança para os estudantes exercerem a criatividade e o protagonismo. Atualmente, 22 estudantes participam ativamente da “Rádio PAN”, sendo que mais de 60 se inscreveram no início do ano.

A escala de atuação está organizada em grupos de trabalho, que são responsáveis pela programação semanal. Dessa maneira, a cada dia uma turma diferente cuida da programação. Os critérios para seleção dos estudantes foram desenvoltura para se comunicar, compromisso e responsabilidade com as atividades escolares.

As professoras Valquiria Aciole e Elizabeth Oliveira coordenam os trabalhos. Segundo elas, as principais atividades desenvolvidas são a produção de roteiro da programação e divulgação de informações durante o recreio das turmas dos anos finais e, ainda em implementação, a produção de conteúdo para podcast pelos estudantes, com temáticas que envolvem o cotidiano escolar.

“A Rádio Escola tem despertado de maneira muito significativa a disposição dos estudantes para as atividades desenvolvidas. O interesse espontâneo de querer fazer parte dessa dinâmica que movimenta a escola no horário do recreio contribui para o desejo de estar no ambiente escolar. Além disso, a retomada da Rádio Escola desperta memórias nos estudantes e professores que tiveram essa atividade presente no cotidiano escolar. Os estudantes percebem que podem ter voz, assumindo de maneira autônoma a responsabilidade de cuidar do entretenimento e informação nos momentos de recreio da escola”, disse a professora Valquiria.

Além disso, com o título “A Rádio Escola está ON!: potencialidades do uso de novas ferramentas de tecnologia de informação e comunicação no protagonismo estudantil a partir do projeto Rádio Escola na EMEF Padre Anchieta”, a Rádio PAN foi selecionada no Edital 02/2022 do Fundo de Apoio à Ciência e Tecnologia (FACITEC) – Pibic Jr 2022, fomentado pela Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV).

O objetivo da proposta de investigação é entender de que maneira a Rádio Escola potencializa a comunicação e a integração entre os estudantes com a comunidade escolar, fomentando o protagonismo estudantil. A pesquisa ocorrerá nos meses de agosto a novembro, com a participação de cinco estudantes dos turnos matutino e vespertino.

Projeto Rádio Escola

A Rádio Escola é um espaço de comunicação, aprendizagem e diversão para os estudantes. Pode funcionar durante os recreios e demais eventos da escola. A organização é feita pelos estudantes, com o acompanhamento de um profissional responsável pela rádio.

Atualmente, o projeto está ativo em onze Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) da rede pública de Vitória: Adão Benezath; Alberto de Almeida; Eliane Rodrigues dos Santos; Eunice Pereira Silveira; Heloisa Abreu Júdice de Mattos; Izaura Marques da Silva; Juscelino Kubitschek de Oliveira; Maria Stella de Novaes; Padre Anchieta, Professor Vercenílio da Silva Pascoal e Tancredo de Almeida Neves.

A rádio atende a pedidos e sugestões de toda comunidade escolar e a equipe incrementa a programação, organiza as músicas mais solicitadas, realiza brincadeiras, divulga eventos, além de informar a todos as formações de representantes de turma e reuniões do Conselho de Escola.

Prefeitura de Vitória ES


Projeto Rádio Escola desenvolve protagonismo estudantil na rede de Vitória

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

publicidadespot_img
Vitória
céu limpo
22.7 ° C
22.7 °
19.9 °
89 %
1kmh
0 %
seg
28 °
ter
26 °
qua
27 °
qui
28 °
sex
30 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também