spot_img
27.7 C
Vitória
segunda-feira, maio 20, 2024
segunda-feira, 20 maio 2024

Protagonismo e criatividade de estudantes chamam a atenção em feira de ciências – Notícias de Vitória-ES

Nesta sexta-feira (15), a Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Eunice Pereira Silveira, que fica em Tabuazeiro, realizou sua aguardada Feira de Ciências, um evento que reúne estudantes desde o 2º ano até o 9º ano, proporcionando uma experiência enriquecedora de aprendizado e colaboração. O foco da feira foi promover o protagonismo, a autonomia, o trabalho em equipe e a criatividade entre os estudantes, e os resultados foram surpreendentes.

Para o professor de Ciências das turmas do 6º ao 9º ano, Gessé Silva, a feira desempenha um papel fundamental para a aprendizagem dos estudantes. “A feira é baseada nas diretrizes curriculares locais, que incentivam o protagonismo dos estudantes, permitindo que escolham seus grupos e temas de pesquisa. Além disso, para os estudantes do nono ano, a feira é ainda mais relevante, pois ajuda na preparação para o exame do Paebes, fornecendo uma visão ampla das ciências de forma prática”, afirma Gessé, que se mostrou feliz e satisfeito com o projeto.

Dentro do mágico mundo científico, cada turma escolheu seu próprio caminho para explorar. Alguns navegaram pelos rios da Química, revelando segredos de elementos e reações em maquetes e experimentos intrigantes. Outros embarcaram nas aventuras cósmicas da Física, explorando as maravilhas do universo através de modelos e cartazes brilhantemente ilustrados. Enquanto isso, os exploradores da Biologia abriram as portas para o mundo dos seres vivos, compartilhando suas descobertas sobre plantas, animais e micro-organismos.

Os estudantes Matheus Jeferson e Gustavo Carneiro, do 6º ano, participaram pela primeira vez e compartilharam seu entusiasmo. “Gostamos muito da feira de ciências. É muito interessante ter autonomia para escolher o tema e desenvolver a apresentação. Aprendemos muito com isso”, disseram, entusiasmados, após demonstrarem experimentos sobre transformações químicas e físicas.

No 7º ano, as estudantes Maria Eduarda e Thayla Miriam destacaram que a experiência foi desafiadora, mas gratificante. “É cansativo, mas é muito bom aprender com muito esforço. Na feira de ciências, se aprende ensinando. Transmitir conhecimento é bem legal, tem uma comunicação e troca de experiências. Antes, éramos tímidas, e hoje conseguimos nos expressar melhor”, revelaram as estudantes, que produziram um trabalho sobre a vida marinha.

A participação das famílias dos estudantes também foi uma parte essencial da feira. Paulo Ramos e Neusa Oliveira, pais de Paula de Oliveira, do 7º ano, destacaram a importância do evento. “Achamos muito importante a realização da feira. Já participamos de várias delas porque nosso filho Heitor, hoje com 20 anos, estudou nessa mesma escola, e agora continuamos a prestigiar devido a nossa filha. Aprendemos várias coisas que já tínhamos esquecido da época de escola”, compartilharam.

Sueli Ganda, avó do estudante Braian, do 7º ano, também expressou seu apoio à iniciativa. “Acho interessante, pois mantém eles motivados. Cada experiência é uma nova descoberta para todos, uma oportunidade de exercer o protagonismo e trabalhar em equipe”, comentou.

Protagonismo e criatividade

A Feira de Ciências, que já é uma tradição da unidade de ensino, sendo realizada anualmente, não apenas demonstrou o compromisso da escola com o ensino de qualidade, mas também deixou claro que o aprendizado pode ser uma jornada emocionante e enriquecedora quando se permite que os estudantes sejam os protagonistas de seu próprio conhecimento.

Neste mágico evento, os corredores da escola se tornaram passagens secretas para um mundo de descobertas, onde a criatividade e a aprendizagem se uniram, dando forma a maquetes meticulosamente construídas, cartazes cheios de cores e brilho, e diversos adereços que tornaram cada apresentação única.

“A Feira de Ciências é um evento que valoriza o conhecimento, a criatividade e o envolvimento dos nossos estudantes. Ela não apenas fortalece o aprendizado, mas também promove habilidades essenciais para o futuro de nossos estudantes, como o trabalho em equipe e a capacidade de se expressar. Estamos muito orgulhosos do empenho de nossos estudantes e da dedicação de nossa equipe”, afirmou Eliane Amorim, diretora da Emef TI.

IV Feira de Ciências da EMEF Eunice Pereira

Prefeitura de Vitória ES


Protagonismo e criatividade de estudantes chamam a atenção em feira de ciências

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

publicidadespot_img
Vitória
céu pouco nublado
28.3 ° C
28.3 °
27.9 °
62 %
3.1kmh
20 %
seg
28 °
ter
26 °
qua
27 °
qui
28 °
sex
30 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também