27.2 C
Vitória
sábado, abril 27, 2024
sábado, 27 abril 2024

Psicóloga educacional na rede municipal de ensino – Notícias de Nova Venécia

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme),  a partir do dia 1º de agosto, passou a contar com uma psicóloga Educacional, e, desde então, a profissional vem realizando diversas ações nas escolas da rede.

Já receberam os serviços de psicologia educacional a EMEIEF Fazenda Vitório de Ângelo, EMEFTI Bairro Altoé, EMEFTI Professora Arlene Geraldo e o CMEITI  Antônio Barbosa Sena Júnior, este último com atendimento na Seme.

Análise de casos, visita residencial às famílias dos alunos, identificação das dificuldades do aluno, por meio de atendimento individual e/ou com a participação da assistente Social Educacional,  agendamento de atendimentos posteriores na Seme ou na escola, orientações às equipes das escolas quanto a posturas e condutas, entre outras são algumas das ações realizadas com a chegada da psicóloga Educacional à Seme.

Segundo a nova integrante da equipe da Secretaria Municipal de Educação, casos  como disfunção emocional, desajuste familiar ou no comportamento, história de abusos  são acolhidos de acordo com a demanda de cada escola. “Fazemos a intervenção necessária, o que inclui orientação à família para procurar a unidade de saúde referência de seu bairro, solicitando serviço médico especializado, com agendamento, por exemplo, no Centro de Atenção Psicossocial  (CAPS),  ou mesmo uma nova agenda comigo, seja com o estudante, sua família ou com a equipe escola”, esclareceu a psicóloga.

No dia 09 de agosto, a Seme ofertou a Formação Continuada em Serviço para professores da educação especial sala de recurso, e um dos temas: “Ressignificação do papel do professor”, foi tratado pela psicóloga, cuja participação contribuiu para o êxito dos estudos, que também contaram com a colaboração do coordenador da educação infantil 

A profissional disse ainda que a psicologia educacional objetiva melhorar o acolhimento do aluno e sua demanda, bem como identificar seu desenvolvimento no processo de ensino e aprendizagem, visando à melhoria de autonomia e competência. “Por isso não há um critério fechado para seleção de atendimento, eles acontecem de acordo com as situações que demandem prioridade”, completou.

O cargo de psicólogo Educacional foi instituído pela lei nº 3.704, de iniciativa do prefeito e aprovada por unanimidade, em 31 de março de 2023, com  apoio irrestrito da Câmara Municipal de Nova Venécia. A  justificativa para a criação do cargo se deu por meio de estudos técnicos apresentados pela Comissão de Trabalhos das Diretrizes Operacionais da Educação Especial.

Está previsto, na lei municipal, que um psicólogo Educacional, entre outras atribuições inerentes à sua formação, pode subsidiar a elaboração de projetos pedagógicos, planos e estratégias, execução e avaliação de políticas públicas voltadas à educação; contribuir para a promoção dos processos de aprendizagem, buscando, junto às equipes pedagógicas, garantir o direito à inclusão de todas as crianças e adolescentes; auxiliar equipes da rede pública de educação básica na integração comunitária entre a escola, o estudante e a família; contribuir na formação continuada de profissionais da educação, com ações de enfrentamento à violência e aos preconceitos na escola.

A diretora de uma das unidades de ensino atendida viu com muito otimismo a presença da  psicóloga na escola. “Ficamos localizados num bairro de muita vulnerabilidade social e sentimos que a vinda da profissional à escola fortalece o nosso trabalho, estamos confiantes nos resultado de sua colaboração”, afirmou a gestora.

Vivianne Figueiredo Vargas é psicóloga Educacional na Secretaria Municipal de Educação

Formação Continuada em Serviço para professores da educação especial sala de recursos com a equipe Seme

Fonte: Prefeitura Municipal de Nova Venécia.

Psicóloga educacional na rede municipal de ensino

Vitória
nuvens dispersas
27.2 ° C
28.8 °
27.1 °
76 %
3.1kmh
40 %
sáb
27 °
dom
29 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
29 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também