spot_img
23.9 C
Vitória
domingo, maio 12, 2024
domingo, 12 maio 2024

Rede de ensino tem formação sobre diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil – Notícias de Vitória-ES

O programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil, da Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci), sensibiliza profissionais da educação básica a respeito do câncer infantojuvenil. O olhar sensível e atento do professor é essencial para o enfrentamento e diagnóstico da doença e na ressignificação da experiência vivenciada.

Para profissionais da rede de ensino de Vitória, o ciclo de formação está ocorrendo no auditório da Acacci, com três turmas, totalizando 90 servidores da Educação inscritos. As atividades ocorrem nesta sexta-feira (30) e nos próximos dias 14 (sexta-feira) e 27 (quinta-feira) de outubro.

A atividade é promovida pelo Instituto Ronald McDonald e o Instituto Nacional do Câncer, e tem à frente, para os encontros com os profissionais de Vitória, a médica Gláucia Perini Zouain Figueiredo, oncologista pediátrica que conduz a temática. A formação oferecida para os servidores da Educação da capital é uma parceria da Secretaria de Educação de Vitória com a Acacci.

Atenção aos sintomas

De acordo com a Acacci, o câncer que acomete crianças e adolescentes é diferente do câncer do adulto em vários aspectos. Em menores de 19 anos de idade, a doença tem um alto potencial de cura, chegando a mais de 85% de sobrevida.

Além disso, diferente de grande parte do câncer do adulto, na criança e no adolescente a sua origem não tem relação com fatores ambientais, não sendo possível a sua prevenção. Desta forma, o diagnóstico precoce da doença é um dos fatores que contribui enormemente para o melhor desfecho.

Desde sua implantação em 2008, o Programa de Diagnóstico Precoce do câncer infantojuvenil capacitou mais de 28 mil profissionais e estudantes da saúde, impactando a cobertura de mais de 10 milhões de crianças e adolescentes.

Em 2022, o Programa passou a abranger também as escolas, na certeza de que a sensibilização dos profissionais da educação pode ser um diferencial para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, fazendo dele um importante agente na assistência aos pacientes “antes”, “durante” e “após o tratamento”, ajudando-os no enfrentamento à doença e na ressignificação da experiência vivenciada.

São sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca):

  • Palidez, hematomas ou sangramento, dor óssea
  • Caroços ou inchaços, especialmente se indolores e sem febre ou outros sinais de infecção
  • Perda de peso inexplicada ou febre, tosse persistente ou falta de ar, sudorese noturna
  • Alterações oculares, pupila branca, estrabismo de início recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos
  • Inchaço abdominal
  • Dores de cabeça, especialmente se incomum, persistente ou grave, vômitos (em especial pela manhã ou com piora ao longo dos dias)
  • Dor em membro ou dor óssea, inchaço sem trauma ou sinais de infecção
  • Fadiga, letargia, ou mudanças no comportamento, como isolamento
  • Tontura, perda de equilíbrio ou coordenação

Prefeitura de Vitória ES


Rede de ensino tem formação sobre diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

publicidadespot_img
Vitória
céu limpo
23.9 ° C
23.9 °
23.9 °
94 %
1kmh
0 %
dom
30 °
seg
32 °
ter
30 °
qua
28 °
qui
27 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também