spot_img
27.7 C
Vitória
domingo, maio 19, 2024
domingo, 19 maio 2024

Rede socioassistencial de Vitória se reúne para alinhamento de ações – Notícias de Vitória-ES

Mais de 130 trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) que atuam nos espaços da Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas) e nas Organizações da Sociedade Civil (OSCs), localizadas nos 12 territórios socioassistenciais da capital, se reuniram, na manhã desta quinta-feira (10). O momento foi um encontro ampliado de gestão territorial, proporcionando troca de experiências, encontros e reencontros de emoções.

 O encontro teve o objetivo de dialogar sobre a Rede Suas Governamental e Não Governamental, para promover o alinhamento conceitual e o reconhecimento das ofertas socioassistenciais nos territórios.

É prerrogativa do poder público o comando da política pública de Assistência Social, contudo, a atuação das Organizações da Sociedade Civil nos territórios socioassistenciais é fundamental para ampliar o acesso da população aos serviços programas e projetos.

Kelvin Marcelino Klein, que atua na Fundação Beneficente Praia do Canto, localizada em São Pedro, declarou: ” Pela primeira vez participando de uma reunião conjunta entre trabalhadores dos espaços públicos e de OSCs  Não é difícil trabalhar em rede. Difícil é trabalhar sem a rede. Esse encontro fortalece as redes, a partir da integração de todos que atuam no território”.

Essa também é a avaliação da advogada da Associação Capixaba de Combate ao Câncer Infantil (Acacci) e do Albergue  Martin Lutero, Maristela Guasti. Para ela, a discussão com todos os agentes que compõem as redes socioassistenciais do município é valiosa para a integração. “Esse encontro vai contribuir para a compreensão dos papéis, com essa possibilidade de trocas, resultando no fortalecimento das ações”, complementou.

 Para a coordenadora técnica dos Centros de Referência para Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop), Gabriela Gilles, estar junto com representantes de todos os 12 territórios socioassistenciais do município é falar e mostrar a importância das ações do Centro Pop estarem presentes em todos os territórios. “Participar do encontro de redes é ter a possibilidade da inserção da pessoa em situação de rua nos serviços em todos os espaços da Assistência Social” explica.

Denise Quiangala, representante da Associação Batista, localizada em Jardim Camburi, disse que o encontro com os trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) dos equipamentos da rede socioassistencial aquece o coração. “Saber que estamos próximos e que podemos trocar experiências é muito bom”, destacou ela.

A gerente de planejamento e Gestão do Suas em exercício, Silvana Gallina fez questão de demonstrar seu orgulho e gratidão de ver trabalhadores de todos dos territórios juntos centrados em colocar no centro do trabalho social do Suas, como prioridade do atendimento às famílias e indivíduos de Vitória o povo preto, pobre, periférico, a mulher, o povo LGBTQIAPN+, as pessoas com deficiência, os idosos e as crianças, os adolescentes e jovens.

A gerente disse, ainda: “a gente faz uma aposta que as redes socioassistenciais são a principal estratégia de mobilização, articulação e organização da Assistência Social nos territórios, porque é lá que as pessoas vivem, se relacionam, passam por situações de vulnerabilidades e riscos, mas também organizam suas estratégias de sobrevivência. E ao Estado cabe garantir a proteção social como direito da população por meio da oferta socioassistenciais organizadas em Rede”.

Prefeitura de Vitória ES


Rede socioassistencial de Vitória se reúne para alinhamento de ações

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

publicidadespot_img
Vitória
céu limpo
23.8 ° C
23.8 °
21.9 °
89 %
1kmh
0 %
dom
29 °
seg
27 °
ter
26 °
qua
26 °
qui
29 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também