26.6 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

​Regularização fundiária atrai 1.800 pessoas em Ulisses Guimarães – Notícias de Vila Velha


Mais de 1.800 moradores de Ulisses Guimarães participaram da assembleia de início do Programa de Regularização Fundiária Urbana de Vila Velha (Reurb VV), na noite de terça-feira (21). Com muito planejamento e diálogo, a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, tem intensificado o programa para levar mais dignidade e segurança jurídica aos moradores da Região 5. A expectativa da prefeitura é que 2.500 famílias de Ulisses Guimarães sejam contempladas com a regularização fundiária de interesse social no bairro.
 
O encontro, realizado na Escola Municipal Ilha da Jussara, em Ulisses Guimarães, contou com a participação do prefeito Arnaldinho Borgo e da secretária da pasta, Adriana Peixoto Miguel. A empresa Hiparc Sistemas e Aerolevantamentos Ltda, contratada pela prefeitura para executar o programa no bairro, terá prazo de um ano para concluir o trabalho. O investimento é de R$ 1.237.663,00.
 
“Hoje é um dia de alegria. O município vai entregar 2.500 títulos de moradia. O que o brasileiro mais sonha é com a sua casa própria. E vocês terão o direito, literalmente, de ter a sua escritura do local onde moram. E tudo será feito sem custo para os moradores”, ressaltou Arnaldinho Borgo.
 
A regularização fundiária na cidade tem como base as áreas prioritárias apontadas no Zoneamento Urbano, conforme o Plano Diretor Municipal (PDM) de Vila Velha. A nova fase do programa teve início no bairro Riviera da Barra, seguindo para Normília da Cunha e, agora, chegou a Ulisses Guimarães. Nos próximos dias, serão realizadas as assembleias em Morada da Barra (28/11), Barramares (05/12) e Cidade da Barra (12/12). Ao todo, mais de 12.400 famílias devem ser contempladas na Região 5. O investimento total por parte da prefeitura será de cerca de R$ 10 milhões.
 
Ao destacar os diversos investimentos feitos pelo município na Região 5, o prefeito lembrou também que a Grande Terra Vermelha é a área que está sendo potencializada pelo município para atrair e viabilizar o desenvolvimento econômico da cidade.
 
“A Região 5 é o futuro de Vila Velha. Tem potencial de desenvolvimento econômico gigantesco. Essa região vai atrair grandes empresas e indústrias, que vai gerar emprego e renda para a população. Por isso, Vila Velha é a cidade que mais gera emprego no Espírito Santo. A atual gestão está trabalhando muito, com planejamento e organização, para melhorar a vida da população, principalmente, as que mais necessitam do poder público”, explicou.
 
Direito social à moradia
 
A regularização fundiária é o conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais, destinadas à incorporação dos núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial urbano e à titulação de seus ocupantes. A transformação dos núcleos informais e clandestinos em áreas regularizadas garante o direito social à moradia, o acesso aos serviços públicos e a promoção da cidadania e qualidade de vida da população beneficiária.
 
Feliz com a iniciativa da prefeitura, Neuza Gláucia da Silva, que mora em Ulisses Guimarães há 29 anos, acompanhou com muita atenção a assembleia. “A gente vai ter mais segurança com a nossa casa. Há anos aguardávamos por isso. Ter uma escritura na mão é um grande benefício, vai ser muito bom para os moradores”, afirmou.
 
Quem também elogiou a iniciativa foi José Maria Pinheiro Antunes, que reside no bairro há 32 anos. “Vamos ter a certeza que o imóvel será nosso mesmo. Sem a titularidade do imóvel, não temos segurança jurídica. O documento da casa é fundamental. Isso vai trazer mais dignidade para nós, moradores de Ulisses Guimarães. Muitas pessoas daqui não conseguem vender as próprias casas porque não têm escritura. Só temos a agradecer ao município”.
 
Sonho da casa própria
 
A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Adriana Peixoto Miguel, reforçou a importância do programa, que garante a titularidade do imóvel aos moradores que construíram em áreas informais. “Moradores, a casa de vocês será regularizada. É a concretização do sonho da casa própria. Com a regularização fundiária, a prefeitura vai regularizar a casa de vocês, a ocupação irregular que existe. Ao final do processo, o cartório vai expedir um título, que significa que vocês vão ser donos das suas casas, não serão mais retirados de lá. Isso é o mais importante”, observou.
 
Adriana Peixoto Miguel explicou também os benefícios que o morador conquista ao regularizar o imóvel: passa a ter o Código de Endereçamento Postal (CEP) da sua rua, possibilitando que as correspondências e encomendas cheguem; poderá comprovar oficialmente seu endereço; a regularização fundiária torna o terreno legal e garante o direito à moradia, que poderá ser repassada aos descendentes da família; além disso, vai ter um imóvel valorizado e com segurança jurídica.
 
Durante o evento, a secretária reforçou também que todo o processo é de graça e alertou aos moradores que os representantes da empresa que vai executar o serviço estarão devidamente uniformizados e com crachá de identificação. E orientou que, em caso de dúvidas, o morador acione a prefeitura ou a empresa nos telefones fornecidos no material entregue. Disse ainda que, caso o imóvel do morador não se enquadre no critério de interesse social, a pessoa poderá prosseguir com a regularização arcando apenas com as taxas previstas em lei.
 
Saiba mais:
 
O que é necessário para participar da Regularização Fundiária de Interesse Social?
 – Possuir renda familiar de até 5 salários mínimos;
 – O imóvel tem que ser utilizado para moradia ou para finalidade mista de subsistência;
 – O lote tem que ter até 400 metros quadrados;
 – A pessoa não pode ter outro imóvel no seu nome;
 – A pessoa não pode ter sido beneficiada com Regularização Fundiária de Interesse Social.
 
Quanto custa a Regularização Fundiária?
Os moradores que atendem aos cinco critérios citados não pagarão nada na Regularização Fundiária junto à prefeitura. Os moradores que não atendem aos critérios pagarão uma taxa de aprovação.
 
Quais os benefícios que a pessoa tem ao regularizar o imóvel?
 – A pessoa passa a ter o Código de Endereçamento Postal (CEP) da sua rua;
 – Pode comprovar seu endereço oficialmente;
 – A Regularização Fundiária torna o terreno legal e garante o direito à moradia, que poderá ser repassada aos descendentes da família;
 – A pessoa vai ter um imóvel valorizado e com segurança jurídica.
 
Cadastramento

 Para o cadastramento, serão necessárias cópias dos seguintes documentos dos responsáveis:
 – Documento de identificação com foto;
 – CPF;
 – Certidão que comprove o estado civil;
 – Comprovante de renda;
 – Contrato de compra e venda do imóvel ou recibo que comprove a posse;
 – Comprovante de residência atualizado;
 – IPTU do imóvel, se tiver.

Fonte: Prefeitura Municipal de Vila Velha.
Para mais informações Prefeitura de Vila Velha acesse o site da PMVV


​Regularização fundiária atrai 1.800 pessoas em Ulisses Guimarães

Vitória
céu limpo
26 ° C
26 °
25.9 °
86 %
2.6kmh
0 %
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °
sex
24 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também