22.1 C
Vitória
sábado, abril 27, 2024
sábado, 27 abril 2024

As ações de Combate a Endemias foram intensificadas na capital – Notícias de Vitória-ES

Com o objetivo de promover saúde e bem-estar para toda a população, a Prefeitura de Vitória intensificou as medidas de controle e prevenção à dengue. No Dia D de Combate, que acontecerá no dia 9 de dezembro, na Ilha das Caieiras, o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), em parceria com a Central de Serviços, reforçará os serviços de vigilância. Nesta data, ocorrerá um mutirão de limpeza, com foco na remoção de materiais inservíveis, evitando que estes se transformem em focos de dengue. Para os locais de difícil acesso, será utilizado drone para identificar os possíveis focos de mosquito.

Devido ao aumento de casos de dengue por todo o país durante este ano e buscando diminuir ocorrências da endemia, equipes do CVSA atuaram, por meio de seus Agentes de Combate às Endemias (ACE), na prevenção e controle de arboviroses. Esta prática contribui não só na prevenção de endemias, mas, também, na promoção de um ambiente mais limpo e saudável para a população. Na ocasião, também será feita a ação conscientizadora.

As visitas domiciliares são realizadas durante todo o ano, além de monitoramento de locais de risco e, se necessário, é executado o tratamento de locais que possam vir a ser foco de larvas e vetores. Durante as visitas, ainda são ofertadas ações educativas e de sensibilização da comunidade para a causa.

Nas últimas semanas, foi feito um aumento nas atividades de proteção, a exemplo, busca e intervenção em imóveis fechados, o que estabelece mais eficácia na identificação e tratamento precoce de locais com potencial para se tornarem focos de vetores.

Inseticida

O município também adotou medidas como a aplicação espacial de inseticida, uma forma rápida e eficaz de interrupção de transmissão de arboviroses. Vitória conta com dois veículos apropriados e equipados com termonebulizadores, além de 7 bombas costais, que fazem o controle do vetor em becos e escadarias.

Uma novidade nas medidas de prevenção é o uso da tecnologia de drones como reforço ao combate do mosquito Aedes aegypti. Desde março, esta técnica vem sendo utilizada para mapear imóveis em que há dificuldade do ingresso dos Agentes e, também, para identificar os possíveis focos do mosquito nestes locais. No entanto, os drones são apenas ferramentas complementares ao imprescindível trabalho de vistoria do Agente de Combate às Endemias.

Os principais focos encontrados são: vaso de plantas, ralo, calhas e lajes, caixa d’água aberta, restos de construção civil, residências fechadas ou abandonadas, prédios e terrenos baldios, canteiros de obras.

Como reforço às ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus), por meio do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), vem utilizando os carros pulverizadores de inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV), o popular fumacê. Veja a programação de novembro: https://vitoria.es.gov.br/noticia/vitoria-divulga-programacao-do-carro-fumace-para-novembro-49102

Prefeitura de Vitória ES


As ações de Combate a Endemias foram intensificadas na capital

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

Vitória
nuvens dispersas
22.1 ° C
22.1 °
20.9 °
97 %
1kmh
40 %
sáb
26 °
dom
29 °
seg
29 °
ter
28 °
qua
29 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também