21.6 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

Sarau Cultural cativa comunidade escolar e estudantes em Joana D’Arc – Notícias de Vitória-ES

Estimular nos estudantes o gosto pela música, imaginação, oralidade, leitura, escrita e criatividade, além de promover o contato com a cultura. Esses são os objetivos do projeto “Contando e recontando histórias”, desenvolvido com os estudantes do 1º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vercenílio da Silva Pascoal, que fica em Joana D’Arc.

Para simbolizar todo esse trabalho realizado com os estudantes dentro do projeto desde o início do ano letivo, foi realizado na manhã desta quarta-feira (18), um “Sarau Cultural”. Com aprendizado, momentos lúdicos e afetivos e a presença de familiares e responsáveis pelos estudantes, que foram convidados para conferir de perto as atividades.

Teve contação da história “Emília, a boneca de Pano”, feita por Joana Santos, que é mãe do Leonardo Santos e do Ivan Santos, matriculados no 1º e 5º ano da Emef, respectivamente. Sob os olhares atentos dos estudantes do 1º 2º e 3º ano da escola e dos familiares presentes, ela divertiu a todos com uma história envolvente e afetiva. 

A bibliotecária da unidade de ensino, Elane Uliana, deu continuidade aos trabalhos com a contação da história “Um pipi choveu aqui”, da autora Sylvia Orthof. Utilizando ritmo, humor, jogo de palavras e sonoridade, a história divertiu os estudantes e ainda falou sobre temas pertinentes ao universo infantil.

Por fim, os estudantes do 1º ano foram os responsáveis pelo grande momento do Sarau. Após mais de dois meses de ensaio e estudos musicais junto ao estagiário e estudante de Música Ruan Rodrigues e da professora Claudia Ferrari, eles comoveram a todos os presentes com uma bela apresentação da música “O leãozinho”, de Caetano Veloso.  

“Quando cantamos a música, senti muita tranquilidade e calma no coração. Foi bem legal”, disse Alice Fadini, do 1º ano. Já o Leonardo Santos, também do 1º ano, disse que foi um momento único e divertido com seus colegas. O estagiário Ruan Rodrigues foi o responsável por finalizar a programação do sarau cultural, com apresentação das músicas “Primeira vista”, de Chico César, “Eu só quero um xodó” de Dominguinhos e “La belle de Jour”, de Alceu Valença.

O projeto

Os trabalhos do projeto foram coordenados pela professora Claudia Ferrari, com apoio da diretora Maria Luiza Marques, da pedagoga Irani Soares, da professora da Educação Especial Rosilda Santana, e da assistente Rosicley Monteiro. Em sala de aula, a professora Claudia trabalhou com os estudantes diversos gêneros textuais, como cantigas e poemas, além de muita produção de texto e musicalização.

“Durante os ensaios com a música, bem como em todas as atividades do projeto, os estudantes demonstraram muito interesse e participaram ativamente demonstrando sensibilidade e gosto pela música. Foram mais de dois meses trabalhando sequências didáticas e ensaiando, para termos este momento tão especial com a presença das famílias”, disse a professora Cláudia Ferrari.

A pedagoga Irani Soares aproveitou a oportunidade para celebrar a presença das famílias e responsáveis na escola. “É com imensa alegria que podemos receber as famílias aqui hoje. Muito importante ter vocês dentro do espaço escolar, passamos por um período complicado, mas necessário para a segurança de todos. Nossa escola tem um compromisso com atividades diversificadas, e com a presença de vocês elas ficam ainda mais especiais”, disse.

Prefeitura de Vitória ES


Sarau Cultural cativa comunidade escolar e estudantes em Joana D’Arc

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

Vitória
céu limpo
21.6 ° C
21.6 °
20.9 °
90 %
2.1kmh
0 %
dom
30 °
seg
27 °
ter
28 °
qua
29 °
qui
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também