spot_img
23.3 C
Vitória
sexta-feira, maio 17, 2024
sexta-feira, 17 maio 2024

Saúde e Assistência Social mais perto de casa para 13 mil moradores – Notícias de Vitória-ES

As estacas das fundações dos prédios da nova Unidade de Saúde (US) e do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Grande Vitória já começaram a ser implantadas no terreno. Os dois prédios, de três pavimentos cada, somam 2.100 m² de área construída em um mesmo terreno, na rodovia Serafim Derenzi, em Estrelinha. As unidades atenderão a 13 mil moradores dos bairros Estrelinha, Grande Vitória, Inhanguetá e Universitário.

O investimento, viabilizado por convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foi contratado por R$ 13,5 milhões com prazo de conclusão de 720 dias a contar da assinatura da ordem de serviço, assinada em janeiro de 2023.

A nova Unidade de Saúde Grande Vitória terá uma área de 1.550 m², três pavimentos, quatro cadeiras odontológicas, 14 consultórios, sala de imunização, sala de curativos, sala de medicação, sala de nebulização e auditório com 70 lugares. O prédio do Cras terá 560 m², também em três pavimentos.

O prefeito Lorenzo Pazolini visitou as obras na manhã desta quarta-feira. “Estamos finalizando as fundações. Essa obra será uma importante entrega par a cidade. Teremos um novo Cras e uma nova unidade de saúde em 18 meses”, disse o prefeito.

Economia

A secretária de assistência social de Vitória, Cintia Schulz, lembrou que a nova sede permitirá que a administração municipal deixe de pagar aluguel, economizando recursos públicos.

A secretária de saúde da capital, Magda Lamborghini, explicou que o novo prédio da unidade de saúde proporcionará melhor qualidade no atendimento à população e melhores condições de trabalho para os profissionais da saúde.

O líder comunitário do bairro Grande Vitória agradeceu a construção das duas novas sedes. Falando em nome dos líderes comunitários dos bairros Estrelinha, Inhanguetá e Universitário, ele destacou que o terreno escolhido para a construção, na rodovia Serafim Derenzi, permitirá o fácil acesso dos moradores destes quatro bairros.

Estrutura

Os dois prédios terão banheiros acessíveis em todos os pavimentos, bebedouros acessíveis, localização de piso tátil nos desníveis, elevadores, lâmpadas de LED, sistema de energia solar, utilização de torneiras de pressão com arejadores, bem como redutores de vazão para economia de água e captação e reuso de água de chuva.

O estacionamento contará com 11 vagas de veículos internas (sendo 01 reservada para pessoas com mobilidade reduzida, 01 para idoso), 05 vagas para motos, 01 vaga para carga e descarga (utilitário), 01 vaga descarga de ambulância, 01 vaga de ambulância e 8 vagas para bicicletas. Conta ainda com 09 vagas externas.

A Unidade de Saúde Grande Vitória, integrante da região de saúde de Santo Antônio, atua desde 1999 com a Estratégia da Saúde de Família. O Cras funciona atualmente em um prédio alugado e sem acessibilidade.

Considerando a ampliação da população cadastrada nestas unidades, o número saltou de 7 mil para 13 mil moradores, e se faz necessária a construção das novas sedes, com a finalidade de ampliação de acesso à população.

Prefeitura de Vitória ES


Saúde e Assistência Social mais perto de casa para 13 mil moradores

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

publicidadespot_img
Vitória
céu limpo
23.3 ° C
23.3 °
22.9 °
96 %
1kmh
0 %
sex
29 °
sáb
30 °
dom
29 °
seg
28 °
ter
25 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também