29.9 C
Vitória
quinta-feira, maio 2, 2024
quinta-feira, 2 maio 2024

Semana de arte apresenta protagonismo e potencialidades de territórios – Notícias de Vitória-ES

A Semana de Artes Integradas dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCV) da Secretaria de Assistência Social (Semas), que teve início nesta terça (2), segue até a próxima quinta-feira (30) com um convite à viagem de imersão nas potencialidades que habitam nos territórios da capital. O evento ocorre no Museu Capixaba do Negro (Mucane), no Parque Moscoso, das 9 às 17 horas.

Uma exposição foi organizada para mostrar o resultado das ações desenvolvidas nos Centros de Convivência. A Semana de Artes Integradas apresenta o resultado do trabalho desenvolvido pelos grupos de convívio, destacando temáticas potencializadas pela arte, que são reveladas por meio de pinturas, esculturas, peças escritas e encenadas, danças, música, maquetes e mosaicos.

O trabalho foi construído pelas mãos das experientes,  dona Judite de Fátima Pereira, de 63 anos; Delcia Regina Azevedo, 74; e Maria de Fátima de Oliveira, que participam do Núcleo de Integração Social para Pessoas Idosa (Nispi) Jaburu, sob a orientação da oficineira de artes e artesanato, a indígena Sayma Puri.

O mosaico retrata toda a beleza e as tradições do bairro, com destaque para a vista do Convento da Penha, o tradicional Bar do Seu Osvaldo e as imponentes árvores de copas frondosas e densas, que contribuem para o conforto visual e ambiental de todo o bairro. “Todo o mosaico foi feito de peças de materiais reciclados trazidos pelo próprio grupo. A gente propõe e elas abraçam a ideia”, destacou a coordenadora do Nispi Joaquina Ribeiro de Freitas.

Dona Delcia Regina fez questão de dizer que fez parte do grupo responsável pelas árvores. “Gostei muito do resultado do mosaico e do processo. As árvores representam vida, o ar que respiramos e mostra que lá, no Jaburu, tem muitas vidas, muitas pessoas com talento e importantes vidas”, disse ela.

Judite disse que a produção do mosaico pode ser comparada ao trabalho das  formigas. “Todo mundo colaborou. Todo mundo se esforçou. Deu muito trabalho, mas não desistimos. A gente quase não enxergava as peças, mas uma ajudava a outra. Cada uma corria atrás de uma cor para completar o mosaico. Estou muito feliz de ver exposto aqui”, comentou a idosa.

Além do mosaico, as idosas fizeram questão de exibir suas saias rodadas confeccionadas com o reaproveitamento de tecidos de sombrinhas. As saias compõem o figurino das apresentações de dança afro e carimbó – dança de roda típica do nordeste do Pará, popular entre os nortistas e nordestinos.

Orgulhosos também estavam Abymel Nascimenyo, 11, Luiz Guilherme Duarte Soares, 12, Luiz Henrique Dias, 13, e Davi Alves Moreira, 13, como participam do Centro de Convivência do Jaburu para crianças e adolescentes, que fizeram parte da montagem da escultura que retrata a visão da Terceira Ponte vista da capital.

Quando chegou ao Mucane e viu o trabalho exposto, Davi disse: “Estou feliz. Tô me sentindo importante aqui, porque sei que ajudei na produção. Estou muito orgulhoso, porque tá muito bonito”, falou o menino.

Durante o evento são exibidos trabalhos produzidos pelos usuários das 21 Unidades do SCFV. Além de mostrar apresentações artísticas de dança, música, expressão corporal e teatro, tendo os usuários são os protagonistas, exaltando toda a potencialidade e riqueza dos territórios.

Para a gerente do SCFV, Cristina Silva, a Semana de Artes Integradas foi a forma de dar visibilidade à potência dos usuários e também das equipes que atuam nos SCFV, e concretizar os resultados das temáticas trabalhadas nos grupos de convivência em forma de arte, e enxergar toda a potencialidade existente nos territórios. “Os territórios têm uma diversidade de talentos e muita potencialidade. Este olhar é necessário e urgente para garantia de direitos a todos”, defende Cristina Silva.

A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, reforça a importância de dar oportunidade. “Um evento como esse pode ser um divisor de águas na descoberta de outras possibilidades e mudar positivamente a vida de muitos de nossos usuários”, apontou a secretária.

Cintya disse ainda que o Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários impacta todos os cilos de vida e é algo que trabalhamos pois sabemos de sua importância para o Suas e pra toda a sociedade. 

Prefeitura de Vitória ES


Semana de arte apresenta protagonismo e potencialidades de territórios

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

Vitória
céu limpo
29.9 ° C
29.9 °
29.9 °
70 %
6.2kmh
0 %
qui
28 °
sex
31 °
sáb
29 °
dom
27 °
seg
27 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também