22.1 C
Vitória
terça-feira, abril 30, 2024
terça-feira, 30 abril 2024

Seme oferta capacitação sobre feiras de ciências para os professores da rede municipal em parceria com Ifes – Notícias de Nova Venécia

Professor de química do Ifes, Campus São Mateus, Thiago Maduro, ladeado pelos professores de ciências da rede, durante a formação no matutino

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme),  nesta terça-feira (13), recebeu o professor Thiago Rafalski Maduro, professor de química do Ifes – Campus São Mateus, coordenador Geral da Feira de Ciências Norte Capixaba (Fecinc), coordenador da Mostra Nacional de Feiras de Ciências, coordenador do Steam + Educação Midiática (fomento do Governo dos EUA), para conduzir mais uma formação com os professores de ciências da rede.

No auditório da Seme, acompanhado pela técnica pedagógica responsável pela Formação Continuada na Seme, Eglieni Trevezani, o professor Thiago desenvolveu a temática Feira de Ciências: uma estratégia interdisciplinar para o ensino de ciências com os professores das turmas de 6º ao 9º ano da rede.

O professor Thiago enalteceu o planejamento de formações da Seme. “Eu estou achando muito legal esse movimento de trazer os professores para conversar sobre temas importantes e diversos para educação”, o formador completou dizendo que a educação não funciona numa caixinha. “A  educação funciona com um conjunto de coisas que está relacionado às peculiaridades da cidade, mas a gente sempre pode implantar algo novo, é por isso que é tão relevante debater com pessoas diferentes. Estou muito feliz com o convite e gostando muito dessa opotunidade”, concluiu.

O trabalho com feiras de ciências promove a iniciação científica dos estudantes, como prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dentre as competências gerais da Base estão a de exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções – inclusive tecnológicas – com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

Durante a formação, os professores receberam orientações sobre como planejar uma feira na escola e receberam dicas de sites e materiais pedagógicos, que podem contribuir no desenvolvimento dessa atividade.

A professora de ciências da EMEF Dr Adalton Santos, Sonia Gabrecht Tassinari, disse que a formação trouxe um  olhar diferenciado para o aluno. “O trabalho com feiras de ciências coloca o estudante na posição de autor do próprio conhecimento e que, com seu protagonismo, pode desenvolver habilidades que não alcançaria se estivesse apenas na sala de aula”, afirmou a docente.

Um Programa de Apoio às Feiras de Ciências na Educação Básica foi criado pelo Ministério da Educação, além do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI que disponibilizam recursos por meio de editais. Este ano os interessados em apresentarem propostas na abrangência escolar serão contemplados com o valor de 20 mil reais, para realizar eventos e atividades de divulgação e popularização da ciência, durante a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2023, com o tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. A data limite para submissão das propostas é 10 de julho de 2023.


Formação de ciências no turno vespertino para os professores da rede

Professor Thiago Rafalski Maduro em conversa com professores durante a formação no vespertino

Compartilhamento de experiências entre professores sobre feiras de ciências

Ascom | PMNV

Fonte: Prefeitura Municipal de Nova Venécia.

Seme oferta capacitação sobre feiras de ciências para os professores da rede municipal em parceria com Ifes

Vitória
céu pouco nublado
22.1 ° C
22.1 °
20.9 °
97 %
0.9kmh
20 %
ter
28 °
qua
28 °
qui
30 °
sex
31 °
sáb
28 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também