spot_img
27.9 C
Vitória
sexta-feira, maio 10, 2024
sexta-feira, 10 maio 2024

​Seminário debate práticas pedagógicas e desafios para Educação Especial – Notícias de Vila Velha


Nesta quinta (30) e sexta-feira (1º), mais de 750 professores participam do I Seminário de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, no auditório do Titanic. O evento tem como objetivo compartilhar experiências e discutir ações e ferramentas pedagógicas, bem como temáticas relacionadas à Educação Especial, visando promover e ampliar cada vez mais a participação e aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas do município. 
 
Após credenciamento e solenidade de abertura, a programação técnica do primeiro dia do seminário tem início às 9h30, com a conferência “O Atendimento Educacional Especializado no contexto da Educação brasileira”, a ser ministrada pelo professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Alexandro Braga Vieira, pós-doutor em Educação e coordenador do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE), com vasta atuação na área da inclusão escolar. 
 
Ainda na quinta (30), às 14h, a segunda mesa debaterá o tema “Processos de Alfabetização na Educação Especial”, sob condução das professoras Alice Pilon do Nascimento e Patrícia Santos Conde de Christo, ambas doutoras em Educação com ênfase em deficiências intelectuais e múltiplas/inclusão e docentes da rede municipal de Vila Velha. 
 
A partir das 16h, haverá relatos de experiências com as professoras de Educação Especial da rede municipal de Vila Velha, a especialista Thialy Deprá Ferreira Vitor e a prof. dra. Amanda Costa Camizão Savergnini. 
 
No dia 1º de dezembro, logo após o credenciamento, quem abre a programação técnica, às 9h, será a pós-doutora em Educação Denise Meyrelles de Jesus, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Ufes e com experiência em formação de profissionais em Educação Especial, abordando “Práticas educacionais”.  
 
À tarde, às 14h, é a vez de discutir “Avaliação mediada no contexto das salas de aula e práticas pedagógicas inclusivas”, com palestra da professora Marta Alves da Cruz, doutora e pesquisadora do tema. Em seguida, às 16 e 16h30, respectivamente, as professoras especialistas da rede municipal Daniele Pereira de Almeida e Deyse Marta Saneio Ferrari compartilham seus relatos de experiências.
 
Para a coordenadora do Núcleo de Educação Especial, Alessandra de Aguiar Monteiro, apesar de ainda serem muitos os desafios na área, o município já avançou bastante. “Este primeiro seminário é uma pequena mostra dos esforços que Vila Velha vem empreendendo para uma Educação cada vez mais inclusiva, promovendo a capacitação contínua e o diálogo com os profissionais de Educação Especial”, salientou.

Fonte: Prefeitura Municipal de Vila Velha.
Para mais informações Prefeitura de Vila Velha acesse o site da PMVV


​Seminário debate práticas pedagógicas e desafios para Educação Especial

publicidadespot_img
Vitória
nuvens dispersas
27.9 ° C
27.9 °
27.9 °
74 %
3.6kmh
40 %
sex
27 °
sáb
29 °
dom
30 °
seg
32 °
ter
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também