spot_img
27.7 C
Vitória
domingo, maio 19, 2024
domingo, 19 maio 2024

Sessão destaca trabalho de assistentes sociais – Notícias da ALES

Foi no ritmo de congo que a Assembleia Legislativa (Ales) abriu os trabalhos de sessão solene realizada na tarde desta quarta-feira (31) para homenagear profissionais da assistência social que atuam em todo o estado. 

O público que lotou o Plenário Dirceu Cardoso acompanhou com palmas o ritmo das cantorias protagonizadas pela banda de congo Tindolelê, da Apae de Vitória – projeto que consiste no uso da expressão cultural como forma de desenvolver a inclusão social das pessoas com deficiência intelectual. 

Ao todo 30 profissionais e gestores em assistência social da Grande Vitória e de várias cidades do interior capixaba foram homenageados com a Comenda do Mérito Legislativo Rosemberg Soares Pereira. 

Fotos da sessão solene

Acolhimento de mulheres 

Maria Aparecida da Silva, que atua no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de São Gabriel da Palha, esteve entre as homenageadas. Ela explicou que no dia a dia atende diversas pessoas em situação de vulnerabilidade social, entre elas público em situação de rua e dependentes químicos.
 
Outro trabalho importante citado por Maria Aparecida é o atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica, que, conforme explicou, vivem um “drama”, pois muitas vezes não têm onde morar depois que denunciam os companheiros que as agridem. Nesse sentido ela fez um apelo ao governo do Estado e aos municípios para que haja em todas as cidades capixabas uma casa de acolhimento para receber mulheres nessas condições. 

A assistente social defendeu ainda ações do poder público no sentido de promover a autonomia financeira das vítimas de violência no lar com a criação de espaços onde possam se qualificar para o mercado de trabalho. 

Emancipação 

Na linha da autonomia financeira citada por Maria Aparecida, a secretária municipal de Assistência Social de Nova Venécia, Herileny Pratte, pontuou que um dos desafios da área é mudar a visão de que os que necessitam da ajuda do Estado devem continuar eternamente nessa condição. 

Também homenageada pela Ales, ela destacou que o poder público e a sociedade precisam unir forças num trabalho integrado visando à emancipação financeira dos atendidos pelos programas de assistência. 

Para isso ela entende que devem ser desenvolvidas ações em programas de transversalidade no sentido de estimular os assistidos, oferecendo-lhes variadas alternativas de emancipação financeira e social mediante qualificação profissional e oportunidade de estudos.

Legado de Rosemberg 

A proponente da solenidade, deputada Raquel Lessa (PP), destacou a importância dos profissionais homenageados pelo Parlamento estadual. Ela explicou que houve a preocupação de conceder a comenda a pessoas que atuam não apenas na Grande Vitória, mas em várias cidades do interior capixaba. 

“São profissionais que fazem a diferença no atendimento aos mais necessitados; o serviço de assistência social é indispensável em todos os municípios, sejam eles da região metropolitana ou do interior; de cidades grandes ou pequenas”, enfatizou. 

Sobre o legado de Rosemberg Soares Pereira, que dá nome à comenda, Lessa lembrou que ele foi um assistente social que, apesar de ter falecido ainda jovem, em acidente de carro, realizou trabalhos importantes no município de Linhares. “A ex-deputada Eliana Dadalto criou essa comenda com o nome de Rosemberg, e eu tenho a honra e o orgulho de continuar prestando essa homenagem na Casa aos profissionais da assistência social”, citou.

Lei orgânica

Raquel Lessa também destacou os 30 anos da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas). “Até os anos 80, enquanto ação do Estado, a assistência social era uma ação paliativa. A partir da Constituição de 1988 e da Loas, em 1993, tornou-se política de Estado e de combate à pobreza. A partir de 2005 o Suas – Sistema Único de Assistência Social – passou a ter concretude, com a adesão dos Estados e municípios”.

A presidente da Comissão de Assistência Social ainda mencionou a presença do Suas em todos os 78 municípios capixabas. “São 153 unidades do Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e 78 do Creas e cerca de 2.546 profissionais de assistência social com vínculo formal. Somente em janeiro foram 40 mil atendimentos e acompanhamentos no estado”, enumerou Lessa.

Desafios 

A deputada Camila Valadão (Psol) também foi homenageada com a comenda Rosemberg. Graduada em Serviço Social e mestre e doutora em Política Social, ela usou a tribuna para enaltecer a relevância dos serviços prestados pelos profissionais da área e citou desafios a serem vencidos para a expansão e o aperfeiçoamento do setor no estado e no país. 

De acordo com Camila, houve nos últimos anos um “desmonte” das políticas de assistência, que agora precisam ser resgatadas pelo atual governo federal. 

Também fizeram uso da palavra Sabrina Lúcia Pinto da Silva e Rosemberg Moraes Caitano – presidentes respectivos do Conselho Regional de Serviço Social (Cress) e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea). 

Na mesma linha de Camila Valadão, eles falaram sobre desafios para reparar retrocessos que, conforme entendem, aconteceram nas políticas do setor. 

Homenageados 

Criada pela Resolução 4.260/2016, de autoria da ex-deputada Eliana Dadalto, a Comenda do Mérito Legislativo Assistente Social Rosemberg Soares Pereira homenageia os profissionais que exercem regularmente atividades de assistente social no estado. Ao todo foram selecionadas 30 mulheres que atuam no setor no Espírito Santo:

1 – Algna Renata Azzari Loriato (Vila Valério).
2 – Ana Paula da Silva de Sousa Fanti (atua na Apae). 
3 – Ariadne Peixoto de Lima (Pancas)
4 – Camila Costa Valadão (deputada estadual) 
5 – Clemilda Almeida de Paiva (Pancas) 
6 – Clenilda Ricarte Rodrigues (Alto Rio Novo)
7 – Cleuzenir Ribeiro Vieira (Ecoporanga)
8 – Dandara Pelissari Bozzetti (São Gabriel da Palha) 
9 – Darlen Alves (Polícia Civil) 
10 – Deliane Maria de Oliveira Freitas (Pedro Canário)
11 – Dulcineia Fregonassi Bitti (Montanha)
12 – Eliane Cristina Alves Bastianello (São Gabriel da Palha)
13 – Gerciani Aparecida de Medeiros Giuberti (Marilândia)
14 – Gesiane Kumm (organiza eventos de assistência social)
15 – Herileny Teresa Pratte Nascimento Borges (Nova Venécia) 
16 – Jaqueline do Nascimento Fornaciari (Governador Lindenberg)
17 – Jeane Andreia Ferraz Silva (Ufes)
18 – Joseane Ribeiro de Oliveira (Boa Esperança)
19 – Luciana Ellen Passos de Almeida (Pinheiros) 
20 – Luciana Fonte Boa Lúcio Jannotti (Itaperuna e Alegre) 
21 – Margarete Rigo Barros (Brejetuba)
22 – Maria Aparecida da Silva (São Gabriel da Palha)
23 – Marluce Ribeiro Campos (Guarapari)
24 – Maura Francisca da Silva (Guarapari)
25 – Patrícia Olmo de Andrade Chagas (São Domingos do Norte) 
26 – Polyanna Barcelos dos Santos Bragato (Vila Velha e São Gabriel da Palha)
27 – Rauliani de Souza (Água Branca)
28 – Samilla Coelho Figueira (Instituto Capixaba de Ensino). 
29 – Sueli Gomes de Souza Dos Santos (São Mateus)
30 – Zulene Passos Avancini (Colatina)

Importância da atuação dos profissionais em diferentes setores foi destacada em sessão solene realizada nesta quarta-feira pelo Legislativo

Sessão destaca trabalho de assistentes sociais

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Sessão destaca trabalho de assistentes sociais

publicidadespot_img
Vitória
céu limpo
27.7 ° C
31 °
27.7 °
72 %
3.6kmh
0 %
dom
29 °
seg
27 °
ter
26 °
qua
26 °
qui
29 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também