23.3 C
Vitória
sábado, abril 27, 2024
sábado, 27 abril 2024

Simplifica ES: Espírito Santo reduz prazos para abertura de empresas

Junta Comercial do Espírito Santo firma parceria com a Vox Tecnologia para agilizar processos de abertura de empresas

A Junta Comercial do Estado do Espírito Santo anunciou nesta quinta-feira (28) um novo contrato com a Vox Tecnologia, empresa já responsável pelo suporte do sistema integrador Simplifica ES, que passa a oferecer novos serviços. Um desses serviços é a automatização da consulta prévia de viabilidade nos municípios, que atualmente pode demorar até 40 horas para ser concluída.

O documento de consulta prévia de viabilidade indica a possibilidade de desenvolvimento de uma atividade econômica em determinado município. Atualmente, essa consulta é feita de forma manual, demandando intervenção humana para análise e resposta aos empreendimentos que desejam se instalar na região.

Segundo James Matos, diretor presidente da Vox Tecnologia, a automatização desse processo irá agilizar significativamente o tempo de resposta ao empresário. Com a importação de um mapa georreferenciado do município para o sistema, a definição das zonas de proteção ambiental, comercial, industrial e residencial será realizada, definindo o que pode ou não se instalar na região.

Com essa tecnologia, o tempo de resposta ao empresário, que atualmente pode chegar a até dois dias, será instantâneo. Isso terá um impacto significativo no tempo de abertura de empresas, que é, em média, de 13 horas no Espírito Santo, sendo grande parte deste tempo influenciado pela consulta prévia nos municípios e operações em cartórios.

Além disso, outros serviços como consultoria, apoio e treinamento com órgãos de licenciamento estadual para integração com a Redesim também estão incluídos no contrato. A melhoria dos processos das prefeituras, o saneamento da base de dados e a agilidade na emissão de licenças e alvarás também são objetivos da parceria.

Paulo Alfonso Menegueli, presidente da Jucees, ressalta que o objetivo é sempre melhorar o ambiente de negócios no Estado, que já é referência organizacional no país, e tornar a abertura de empresas cada vez mais eficiente.

Para mais informações, acesse a página da assessoria de comunicação da JUCEES ou entre em contato com Letícia Nóbrega pelo telefone (27) 99844 2962 ou pelo e-mail [email protected].

Fonte: Governo ES

Vitória
nuvens quebradas
23.3 ° C
23.3 °
22.9 °
92 %
1kmh
75 %
sáb
26 °
dom
29 °
seg
29 °
ter
28 °
qua
26 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também