spot_img
27.7 C
Vitória
sábado, maio 18, 2024
sábado, 18 maio 2024

Sonho antigo da comunidade de Nova Palestina começa a tomar forma – Notícias de Vitória-ES

Um sonho antigo, aguardado há mais de quinze anos, começa a tomar forma em Nova Palestina. A comunidade já pode ver o novo prédio do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Geisla da Cruz Militão sendo estruturado. A nova sede, cuja obra foi contratada por R$ 12.302.000,00, tem prazo de conclusão de 720 dias e está sendo construída na Rua São Pedro, 321, Bairro Nova Palestina, ao lado da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Neusa Nunes Gonçalves.

As obras estão na primeira fase, que é a construção das fundações. Estacas estão sendo concretadas no solo e os blocos construídos no topo das estacas ao nível do solo. Sobre essa estrutura serão erguidas as paredes.

“Ninguém acreditava que teríamos um Cmei em Nova Palestina. Acompanhar o início dessa obra é uma emoção muito grande. Sofremos muito nas outras gestões com promessas não cumpridas. Nessa gestão estamos vendo acontecer”, testemunhou Rosângela de Oliveira, há 43 anos moradora de Nova Palestina.

Quem acompanhou a visita técnica desta quarta-feira (20) foi o prefeito Lorenzo Pazolini. Durante sua estada no espaço, ele falou do compromisso em levar educação de qualidade e dignidade para os estudantes de Vitória. “Com este novo prédio vamos retirar as crianças de Nova Palestina da última escola construída em madeira que herdamos. Será uma escola com espaço adequado para nossas crianças. É uma das oito escolas que estamos construindo. Já entregamos duas. Outras estão em reforma”, explicou o prefeito Lorenzo Pazolini, que acompanhou a comunidade na visita técnica às obras.

A diretora do Cmei, Ninia Miranda, pontuou que o novo espaço vai influenciar positivamente no aprendizado das crianças e propiciar dignidade para os trabalhadores da educação. “São quinze anos de espera e agora vemos a concretização de um sonho de nossas crianças. Estudar em uma escola com instalações adequadas”, disse.

Como será o novo prédio?

A construção será em 2 pavimentos, totalizando uma área construída de 2.998,50m². Atualmente, a unidade de ensino tem 270 crianças matriculadas. Com a nova sede, a intenção é ofertar 540 vagas à comunidade em dois turnos: matutino e vespertino.

O projeto abrange a construção de duas salas para grupos 1, 2 e 3, com banheiro próprio; refeitório, pátio coberto, solário para os bebês; salas de Artes, recursos multifuncionais, leitura e três salas-ambiente; recepção de pais, secretaria, área administrativa e pedagógica, e duas salas de maternal.

Também contempla seis salas de aula infantis, para os grupos 4, 5 e 6; pátio coberto e refeitório infantil, pátios descobertos com caixas de areia, bancos, jardins e brinquedos, auditório para 72 pessoas, rampa interna adaptada para pessoas com deficiência, cozinha, vagas de estacionamento para carros, motos e bicicletário e captação e reaproveitamento de água de chuva e sistema de energia solar.

A construção da nova sede contempla, ainda, itens de sustentabilidade como uso de lâmpadas de LED, sistema de energia solar para aquecimento de água e captação e reuso de água de chuva.

O acesso principal ao Cmei se dará pela Rua São Pedro, a mesma rua de acesso à Emef. No limite oposto do terreno encontra-se o calçadão e o mangue. A Rua Pedro Bandeira termina pouco antes do início do terreno. Ali, se dará a entrada de serviço e saída de emergência.

O setor administrativo, localizado logo após o acesso ao Cmei, é composto de espera para pais coberta, secretaria, arquivo, direção, banheiros adultos, depósito de material didático. O auditório com capacidade para 72 pessoas possui palco e rampa de acesso ao palco, além de banheiros acessíveis.

Conforme programa de usos, as salas de aula são unidas por um banheiro que atende duas salas por vez, ficando assim, cada grupo etário com banheiro individualizado. As salas dos grupos 01 e 02 apresentam solário para as crianças. Além disso, este bloco conta com um apoio, sala de pedagogo e pátio coberto.

O refeitório terá 100 lugares. O setor de serviços, que possui acesso independente é composto de: lavanderia, vestiários de funcionários, sala de funcionários, área de serviço, depósito de material de limpeza, recebimento de materiais, depósito de merenda e cozinha industrial com passa-pratos para o refeitório infantil.

O pátio coberto do pavimento térreo atende os grupos 01, 02 e 03, enquanto o pátio coberto do pavimento superior atende os grupos 04, 05 e 06 proporcionando recreação separada para as diferentes faixas etárias.

O pátio descoberto possui parquinho infantil com piso de bloco de borracha e conta com uma casa na árvore, quintal de terra batida, campinho de futebol com grama sintética, caixa de areia, arquibancada, bancos e chuveiros.

Segundo pavimento

O segundo pavimento apresenta salas de aula para os grupos 04, 05 e 06, sala de Recursos Multifuncionais, Sala de Leitura, duas salas multiuso, pátio coberto, sala de pedagogo, sala dos professores, duas salas de planejamento e banheiros.

O estacionamento a ser implantado será compartilhado entre Cmei e Emef e contará com 29 vagas de veículos e 05 vagas para motos.

Será instalado sistema de aquecimento de água constituído por boiler e placas solares. O boiler (reservatório térmico) terá capacidade de armazenamento de 4 mil litros de água potável interligado as placas solares localizadas sobre a cobertura.

Haverá, ainda, na edificação, sistema de aproveitamento de água de chuva que será utilizada para descarga de vasos sanitários e mictórios, além de torneiras de jardim para rega de plantas e lavagem de pátios.

O sistema de geração de energia fotovoltaica será ON-GRID, sendo o mesmo conectado à rede de distribuição da concessionária. O sistema será dividido em dois inversores com 108 painéis solares totalizando 71,28kWp de geração diária, com produção mensal estimada de 9.105kWh/mês.

Novas sedes

O compromisso com a educação é manifesto em dados: pelo menos 20% do investimento previsto no Plano Vitória será destinado à pasta, ou seja, pelo menos R$ 200 milhões. São oito novas sedes de escolas sendo construídas no momento:

Cmei Rubens José Vervloet Gomes, em Jardim Camburi
Emef Paulo Roberto Vieira Gomes, em São Benedito
Emef São Vicente de Paulo, no bairro Moscoso
Emef Irmã Jacinta Soares de Souza Lima, no bairro Romão
Cmei Jacy Alves Fraga, em Tabuazeiro
Cmei Geisla da Cruz Militão, em São José
Emef Ronaldo Soares, em Resistência
Cmei Sebastião Perovano, em Jabour

Além disso, a nova Emef Paulo Reglus Neves Freire, obra emblemática em Inhanguetá, foi entregue no início deste ano. E há ainda o novo Cmei Sebastião Perovano, no bairro Jabour, em fase de construção, que amplia a rede de Educação Infantil da capital.

Prefeitura de Vitória ES


Sonho antigo da comunidade de Nova Palestina começa a tomar forma

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

publicidadespot_img
Vitória
céu limpo
27.7 ° C
28.9 °
27.7 °
78 %
7.2kmh
0 %
sáb
28 °
dom
29 °
seg
27 °
ter
26 °
qua
26 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também