spot_img
29.4 C
Vitória
domingo, maio 19, 2024
domingo, 19 maio 2024

Trabalho realizado na Escola de Inovação é destaque em simpósio internacional – Notícias de Vitória-ES

As práticas pedagógicas com estudantes da rede municipal de Vitória realizadas na Escola de Inovação durante a pandemia da covid-19, em 2021, foram transformadas em artigo científico, apresentado no XX Simpósio da International Organization for Science and Technology Education (Ioste), realizado em Recife até amanhã (29).

O artigo apresentado no evento foi “School of Innovation: virtual 3D modeling and printing in pandemic times” (Escola de Inovação: modelagem e impressão 3D em tempos de pandemia), trabalho coletivo escrito por Frederico Pifano (professor do Ifes); Marco Braga (Cefet/RJ); Daniel Santos (PMV/ES); Janine Castro (PMV/ES); Adriana Sperandio (PMV/ES); e Patricia Andrade (PMV/ES).

“A nossa motivação para a escrita deste artigo foi a percepção do impacto positivo que as oficinas de modelagem e impressão 3D trouxeram durante o período de pandemia para os estudantes e professores da rede municipal de ensino, por meio do acesso a novas tecnologias de fabricação digital e novas abordagens metodológicas para o ensino de diferentes conteúdos através da modelagem e impressão 3D”, contou o professor Daniel Santos, um dos membros da apresentação do trabalho no evento.

O artigo

O objetivo do trabalho foi apresentar resultados de duas ações desenvolvidas pela Escola de Inovação durante a pandemia, no ano de 2021, a partir de uma caracterização geral de 15 oficinas virtuais de modelagem e impressão 3D com 187 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, realizadas entre abril e novembro.

Além disso, o artigo apresentou ainda os resultados iniciais de um estudo sobre o efeito do uso da ferramenta TinkerCAD na aprendizagem de modelagem 3D de um estudante do 4° ano do Ensino Fundamental. Foram realizadas oficinas online semanais com duração de uma hora e meia nas quais foi analisado o desempenho dele em tarefas de modelagem 3D no período entre 12 de maio e 20 de outubro de 2021.

O artigo selecionado para o Simpósio reúne as percepções de um professor e um mediador da Escola de Inovação, bem como da professora de Educação Especial do estudante. A partir dessas ações e primeiros resultados, foi possível perceber a importância das atividades com modelagem 3D para o desenvolvimento de habilidades do pensamento computacional.

“A educação se nutre da socialização de ideias, de debates, diferentes concepções de ensino-aprendizagem, filosofias de educação e práticas de ensino. Participar deste tipo de Simpósio contribui para o aperfeiçoamento dos nossos processos, fortalecendo a Escola de Inovação enquanto espaço de educação não-formal no município”, destacou o professor Daniel.

Escola de Inovação

A Escola de Inovação é um espaço dedicado à cultura maker, à robótica, com uma proposta pedagógica de desenvolvimento da criatividade e do raciocínio por meio da resolução de problemas do dia a dia, buscando soluções e novos caminhos usando como ferramenta a tecnologia.

“A própria natureza da nossa atividade nos impulsiona a realizar adaptações, como o fizemos durante a pandemia criando roteiros pedagógicos para atendimento remoto. Essa flexibilidade faz parte da educação 4.0 e a Escola de Inovação já nasce neste contexto de transformações rápidas. Acredito que estamos na vanguarda como primeiro espaço maker público do Estado que tem como principal público-alvo estudantes da educação básica, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Nosso papel é despertar nas crianças e nos jovens a curiosidade, a criatividade, o pensamento crítico e científico e o interesse pela resolução de problemas, por meio de equipamentos e insumos para a prototipação digital”, salientou o Educador.

XX IOSTE

O tema do XX Simpósio Internacional IOSTE é “Esperançar em tempos incertos: o papel da educação científica e tecnológica num mundo em mudança”. De acordo com a organização do evento, o tema pretende estimular a comunidade do IOSTE a pensar sobre possíveis futuros coletivos.

O objetivo é envolver professores da educação básica e superior e toda a comunidade de pesquisadores em educação científica e tecnológica em debates envolvendo pedagogias críticas e pós-críticas, movimentos sociais, perspectivas decoloniais, como fonte de esperança e resistência na educação científica.

Prefeitura de Vitória ES


Trabalho realizado na Escola de Inovação é destaque em simpósio internacional

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

publicidadespot_img
Vitória
céu pouco nublado
29.4 ° C
31.6 °
29.4 °
68 %
4.1kmh
20 %
dom
29 °
seg
27 °
ter
26 °
qua
26 °
qui
29 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também