spot_img
23.3 C
Vitória
sexta-feira, maio 17, 2024
sexta-feira, 17 maio 2024

Urgências seguem em pauta para análise dos deputados – Notícias da ALES

Quatro projetos que tramitam em regime de urgência seguem na pauta de votações para análise dos deputados. As matérias não puderam ser apreciadas na sessão desta terça-feira (15) devido à manutenção do pedido de prazo regimental, feito pelo relator Mazinho dos Anjos (PSDB), para análise do primeiro item da Ordem do Dia, o veto governamental ao Projeto de Lei (PL) 399/2019.

A proposta vetada prevê a instalação de câmeras de monitoramento em creches e escolas públicas e privadas. A matéria, proposta pelo deputado Capitão Assumção (PL), foi aprovada em abril deste ano pelo Plenário da Assembleia Legislativa (Ales). Conforme o parecer da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), a proposição invade competências do Executivo estadual e da União, o que a torna inconstitucional.

Fotos da sessão ordinária

Urgências

Aguarda parecer das comissões de Cultura, Turismo e Finanças o PL 184/2022, da deputada Iriny Lopes (PT), que declara o Morro da Fonte Grande, em Vitória, patrimônio material, cultural e histórico do Estado. 

Outras três propostas que tramitam em regime de urgência foram enviadas pelo governo do Estado. Uma delas é o Projeto de Lei Complementar (PLC) 41/2023, que institui o Programa de Incentivo à Formação Contínua dos Profissionais do Quadro do Magistério Público Estadual e à Melhoria da Qualidade do Ensino e dos Resultados de Aprendizagem. O texto será analisado pelas comissões de Justiça, Educação e Finanças.

Outra proposta que aguarda votação é o PL 653/2023, que pretende aprimorar a fiscalização estadual das explorações de petróleo no Espírito Santo. A proposição altera a Lei 8.501/2007, que versa sobre o acompanhamento pelo Estado das compensações e participações financeiras oriundas das concessões, cessões e outras modalidades administrativas para a exploração de recursos hídricos e minerais, inclusive, petróleo e gás natural. A matéria será analisada pelas comissões de Justiça, Minas e Energia e Finanças.

Já o PL 391/2023, que autoriza o Poder Executivo a doar imóvel ao município de Alegre, receberá parecer das comissões de Justiça e Finanças. O imóvel mede aproximadamente 82.438 metros quadrados e fica no bairro Vila do Sul.

Para que os projetos em regime de urgência possam ser apreciados, é necessário que os deputados avaliem primeiro o veto que encabeça a pauta. Sem a votação do veto, a pauta de votações fica trancada. 

Novas proposições 

Duas novas proposições foram lidas no Expediente para simples despacho e começaram a tramitar na Casa nesta terça-feira. Destaque para o PL 676/2023, do Coronel Weliton (PTB), que declara patrimônio cultural imaterial do Estado as Paneleiras de Goiabeiras. A matéria foi encaminhada para as comissões de Justiça, Cultura, Turismo e Finanças.

Também deu entrada um veto total do Executivo ao PL 594/2023, do Delegado Danilo Bahiense (PL), que isenta do pagamento de taxa de licenciamento anual os veículos automotores da Polícia Rodoviária Federal (PRF) emplacados no Espírito Santo.

Quatro propostas aguardam parecer das comissões e ainda não foram analisadas porque veto segue em prazo regimental

Urgências seguem em pauta para análise dos deputados

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Urgências seguem em pauta para análise dos deputados

publicidadespot_img
Vitória
céu limpo
23.3 ° C
23.3 °
22.9 °
96 %
1kmh
0 %
sex
29 °
sáb
30 °
dom
29 °
seg
28 °
ter
25 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também