24.9 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

Vitória é a grande vencedora do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023 – Notícias de Vitória-ES

Mais uma vez a capital capixaba é destaque pela qualidade dos serviços prestados à população e a forma como acolhe e garante dignidade a todos. Em reconhecimento à excelência dos serviços prestados, Vitória foi premiada, na manhã desta quarta-feira (22), na etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023, realizado com base no ranking do IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), plataforma desenvolvida pelo Instituto Aquila, e tem o objetivo de incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão pública.

A capital capixaba protagonizou a premiação na categoria “cidades com mais de 100 mil habitantes”, sendo a vencedora nos pilares da Educação; Governança, Eficiência fiscal e Transparência; Saúde e Bem-estar; Infraestrutura e Mobilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, além de receber o prêmio de “Grande Vencedor Estadual”, que classifica o município para a etapa nacional da premiação.

Os prêmios foram recebidos pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, que esteve na solenidade acompanhado pelo secretariado municipal, dentre outras autoridades. O gestor ressaltou os esforços realizados pela administração municipal desde o início da gestão, otimizando recursos, investindo em eficiência e olhando para todas as regiões da capital, garantindo a presença do poder público para todos os cidadãos de Vitória.

“É uma grande emoção para nós estarmos presentes nesta manhã tão especial. Nós temos, de fato, conseguido avançar na melhoria das políticas públicas para a população. Conseguimos a gestão da cidade e imprimir um novo ritmo de trabalho, reduzindo o tamanho da máquina pública, mas aumentando a eficiência. Assumimos a gestão com um grande desafio. Nós tínhamos menos de R$ 6 milhões e meio para investir na capital em janeiro de 2021, ainda na pandemia. E fizemos todo o trabalho de reformulação da gestão, entendendo que o protagonista das políticas públicas deve ser o cidadão”, disse.

O chefe do executivo municipal frisou ainda a importância da atuação dos servidores públicos, que desde o início da gestão estão engajados e determinados a proporcionar aos cidadãos um serviço de excelência.

“Finalizo aqui agradecendo aos verdadeiros e reais vencedores desta manhã, que são todos os capixabas, mas especialmente a todos os servidores. Se todos os servidores da Prefeitura não tivessem se engajado, cerca de 11 mil servidores, nós não teríamos atingido esse nível, esse patamar tão considerável. Então, fica aqui o meu registro e a minha gratidão eterna a todos os servidores municipais, que se esforçam diuturnamente para que o nosso município de fato seja uma referência para o Brasil. Agradeço também a toda organização do evento e demais autoridades presentes, obrigado pela oportunidade”, completou.

Educação

Já no pilar Educação, são avaliados 14 indicadores. Dentre eles estão: expectativa de anos de estudo, gasto com educação por aluno, resultado do Ideb nos anos iniciais e nos anos finais do Ensino Fundamental, aplicação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), adequação da formação docente, dentre outros.

A secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, falou sobre a importância do reconhecimento e Da atuação da gestão municipal, que tem o investimento na rede pública, em todas as regiões da capital, como uma premissa básica. Além disso, reforçou a importância de todos os profissionais da educação que atuam nas 103 unidades de ensino e também na Secretaria de Educação (Seme).

“É com imensa alegria que recebemos este prestigioso prêmio, que reconhece a excelência na gestão municipal, especialmente no âmbito educacional. Este momento é um testemunho do esforço conjunto e do comprometimento de todos os envolvidos em construir uma educação de qualidade em nosso município. Este prêmio não é apenas uma conquista para a Secretaria de Educação, mas para cada estudante, professor, gestor escolar, funcionário administrativo e para toda a comunidade que acredita no poder transformador da educação. Estamos aqui hoje não apenas para celebrar uma vitória, mas para reafirmar que estamos no caminho certo, um caminho pautado pela dedicação, inovação e, acima de tudo, pelo respeito ao direito fundamental de cada criança e estudante à educação de qualidade”, pontuou.

Governança, Eficiência fiscal e Transparência

O ranking do IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), plataforma desenvolvida pelo Instituto Aquila, conta com 6 pilares. A ferramenta de inteligência artificial consolida 67 indicadores a partir de fontes públicas. Dessa forma, o município foi o vencedor no pilar Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, que avalia 16 indicadores como autonomia fiscal, capacidade de investir, investimento per capita, índice de transparência, dentre outros.

Desenvolvimento Socioeconômico

No pilar Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, onde a capital capixaba novamente venceu o prêmio, são avaliados dez indicadores, como PIB per capita, salário médio mensal, jovens que completaram o ensino médio e cidadãos que completaram o ensino superior, dentre outros.

“Dentre as premiações concedidas hoje ao município, destaca-se uma pela excelência em infraestrutura urbana e outra relacionada ao desenvolvimento socioeconômico e à ordem pública. No que diz respeito à infraestrutura urbana, é relevante ressaltar que a administração municipal tem dedicado esforços significativos para otimizar a implementação de projetos, visando acelerar a execução de iniciativas urbanísticas em áreas como a orla noroeste, praças, parques, mirantes e espaços de convivência, alinhando-os às políticas públicas de bem-estar e qualidade de vida. Além do impulso ao desenvolvimento econômico, busca-se assegurar a geração de emprego e renda, exemplificado pela Orla Noroeste e pela urbanização de Andorinhas. Adicionalmente, as políticas institucionais e de ordem pública do município têm como foco garantir aos cidadãos o direito de ir e vir, bem como a segurança da comunidade, sendo este um esforço colaborativo entre diferentes secretarias que compartilham temas e diretrizes comuns”, destaca Luciano Forrechi, Secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação.

Saúde e Bem-estar

Vitória foi mais uma vez reconhecida em uma premiação pela promoção da Saúde e Bem-estar. O pilar avalia oito indicadores, como cobertura da atenção primária, profissionais da saúde por mil habitantes, cobertura vacinal e expectativa de vida ao nascer, dentre outros indicadores.

“Estamos muito felizes com esse prêmio. É um reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado por todos os profissionais da Saúde. Estamos cuidando das pessoas mais vulneráveis , com transparência, equilíbrio financeiro e diálogo permanente com a comunidade. A nossa prioridade é cuidar das pessoas!”, destacou a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.

Infraestrutura e Mobilidade

No pilar Infraestrutura e Mobilidade, o município também venceu a premiação que avalia oito indicadores na categoria, dentre eles: condições habitacionais, infraestrutura urbana, acesso e tratamento da rede de esgoto, coleta de lixo domiciliar, dentre outros.

Prefeitura de Vitória ES


Vitória é a grande vencedora do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

Vitória
céu limpo
24.9 ° C
25.9 °
24.9 °
87 %
3.6kmh
0 %
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °
sex
24 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também