spot_img
27.7 C
Vitória
segunda-feira, maio 20, 2024
segunda-feira, 20 maio 2024

Vitória ganha prêmio nacional por experiência em saúde para idosos – Notícias de Vitória-ES

Nesta quinta (7), no Dia Mundial da Saúde, Vitória recebeu o Prêmio Atenção Primária em Saúde (APS) Forte no SUS pelo relato da experiência “Cuidado integral à saúde das pessoas idosas residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI): estratégias para a Atenção Primária”.

Na solenidade, que aconteceu em Brasília, a referência técnica em Saúde do Idoso de Vitória, Sandra Bissoli, representou a equipe, recebendo o certificado e o troféu como projeto vencedor na categoria 3 – Atenção Integral nos Ciclos de Vida.

“Foi uma alegria imensa receber esse premio dentre mais de mil trabalhos realizados em todo o Brasil. Essa premiação também é uma forma de reconhecimento da qualidade do trabalho realizado por toda a equipe da Secretaria de Saúde, uma vez que cada um tem um papel fundamental para garantir um tratamento digno e humanizado para a pessoa idosa institucionalizada”, declara Sandra.

O trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) monitora e apoia as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) existentes na capital.

A Semus auxilia as ILPIs a garantir o cuidado integral para os idosos residentes nessas instituições, com consultas, exames, medicamentos, vacinação, acompanhamento odontológico, materiais de curativo, dentre outros.

Além disso, a capital possui, ainda, uma Comissão formada por representantes das áreas de atenção a saúde, vigilância epidemiológica e vigilância sanitária que avalia e monitora o Plano de Atenção Integral em Saúde da Pessoa Idosa Institucionalizada, elaborado pelas ILPIs.

Premiação

O Prêmio APS Forte no SUS é promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde. Nesta edição, o concurso recebeu 1.151 relatos de servidores do SUS de todo o Brasil distribuídos em quatro categorias: Eixo 1 – Organização dos serviços de APS para o atendimento integral, Eixo 2 – Integralidade e Equidade, Eixo 3 – Atenção Integral nos Ciclos de Vida e Eixo 4 – Promoção da Saúde.

Uma comissão formada por representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), consultores da OPAS/OMS no Brasil e do Ministério da Saúde selecionou 166 projetos.

Depois, um comitê técnico, formado por pesquisadores e consultores da OPAS/OMS e Ministério da Saúde escolheu as 12 finalistas utilizando instrumentos avaliativos para pontuar as experiências. E, por fim, um Comitê Especial, formado por jornalistas especializados em saúde escolheu os quatro vencedores do Prêmio APS Forte no SUS desta edição.

A premiação aconteceu em Brasília, durante uma cerimônia que contou com diversas autoridades como o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e Socorro Gross, representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil.

As experiências premiadas vão compor uma edição especial da Revista APS, uma revista científica eletrônica editada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Além disso, os autores das quatro experiências vencedoras vão participar de uma viagem internacional para intercâmbio de conhecimento com profissionais de saúde da Europa que trabalham em sistema sanitário focado na APS como coordenadora do cuidado em saúde.

Prefeitura de Vitória ES


Vitória ganha prêmio nacional por experiência em saúde para idosos

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

publicidadespot_img
Vitória
céu limpo
22.7 ° C
22.7 °
19.9 °
89 %
1kmh
0 %
seg
28 °
ter
26 °
qua
27 °
qui
28 °
sex
30 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também