28.2 C
Vitória
segunda-feira, abril 29, 2024
segunda-feira, 29 abril 2024

12 estados vão elevar ICMS até abril para compensar arrecadação – Economia

FreePik

Em 2022, todos os estados foram obrigados a impor um teto no imposto de combustíveis

A partir desta quarta-feira (8), o Piauí já poderá elevar a alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Este será o primeiro de 12 estados a elevar o imposto estadual até abril, para compensar a  perda de arrecadação provocada pelo teto do ICMS
imposto pelo Legislativo em 2022. 

Na próxima semana, Paraná e Pará também elevam o imposto. Na seguinte, Sergipe e Bahia. Já na última semana do mês, Amazonas e Roraima aumentam o ICMS.

A partir de 1º de abril, mais cinco estados aumentam a alíquota: Acre, Alagoas, Maranhão, Rio Grande do Norte e Tocantins.

No ano passado, por pressão do presidente Jair Bolsonaro (PL), o Congresso aprovou um limite de 17% a 18% no imposto para bens considerados essenciais, como combustíveis, energia elétrica e telecomunicações. 

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram
e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG 

As novas alíquotas devem variar entre 19% e 22%, a depender do estado, segundo levantamento da empresa IOB. Em Sergipe haverá o mair salto, onde o imposto sobe de 18% para 22% na segunda-feira, 20 de março de 2023. Paraná e Bahia sobem o ICMS em apenas 1 p.p, de 18% para 19%.

Esse aumento foi aprovado ainda no final de 2022, após cumprida a noventena de sua aprovação, para compensar a perda de arrecadação com combustíveis, telecomunicações e energia. Os itens representavam 30% da arrecadação do tributo.

Em 2022, a arrecadação dos estados teve aumento de 1,6% em termos reais (descontada a inflação). A receita de ICMS ficou praticamente estável (+0,1%). Nos itens desonerados (combustíveis, telecomunicações e energia), houve queda de 8%, segundo dados do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária).

Medicamentos

O preço dos remédios será especialmente afetado, pois, além do ICMS maior, também terão reajuste anual autorizado pelo governo federal em 1º de abril para todo o país. O ICMS, portanto, será cobrado sobre o preço já elevado dos medicamentos. 

O Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos) pediu aos governadores que excluíssem medicamentos do aumento do ICMS, mas recebeu não como resposta.

SP

Em São Paulo, na última segunda-feira (17), o governador Tarcísio de Freitas anunciou redução no ICMS até 31 de dezembro de 2024 para diversos setores empresariais. 

As reduções vinham sendo negociadas pelo ex-governador Rodrigo Garcia, que daria continuidade à política de isenção do ex-governador João Doria. 

Notícias sobre Economia
#estados #vão #elevar #ICMS #até #abril #para #compensar #arrecadação
12 estados vão elevar ICMS até abril para compensar arrecadação

Fonte: Confira mais sobre Economia no IG

Para mais informações sobre 12 estados vão elevar ICMS até abril para compensar arrecadação siga nossas redes sociais e saiba tudo o que acontece no mundo da Economia Global!

Essa matéria foi publicada em 2023-03-06 08:20:51.

Vitória
céu limpo
28.2 ° C
29.9 °
27.9 °
76 %
1.5kmh
0 %
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
30 °
sex
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também