26.6 C
Vitória
sábado, abril 27, 2024
sábado, 27 abril 2024

Artigo: Pix fecha 2023 com record em utilização

Mais de 16 trilhões foram movimentados em 2023

Aos poucos estamos deixando de lado nossas carteiras e cartões de crédito, nos habituando a ler QR Codes na tela dos terminais, das plaquinhas nos balcões ou a perguntar: “qual é o seu PIX”?.

No acumulado do ano 2023, as movimentações com o PIX chegaram a impressionantes 16 trilhões de reais, um crescimento de 56% no volume total de movimentação.

No total, mais de 145 milhões de pessoas físicas cadastraram-se no PIX até o final de 2023, um total de dois terços (67%) da população brasileira.

Conforme informações do Site do Banco Central o Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.

A maioria dos Bancos não cobram das Pessoas Físicas por ter ou utilizar o PIX através de sua conta corrente. As principais características que fizeram o PIX cair no gosto dos Brasileiros, estão a velocidade com que os recursos ficam disponíveis para a outra parte, ou seja é rápido porque a transação é concluída em tempo real. O PIX está disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana, inclusive aos feriados. É super fácil, você abrindo o aplicativo do seu banco, certamente vai ver algum ícone logo na tela inicial onde você pode cadastrar sua chave e logo depois começar a utilizar.

Algumas pessoas me perguntam, é seguro? Podemos afirmar com toda certeza, que sim é seguro. Conta com a estrutura do Banco Central do Brasil e de um ecossistema eletrônico que envolve instituições financeiras, o próprio Bacen, fintechs e bigtechs.

Por fim, no ano de 2023 houve uma importante evolução do produto PIX que foi a possibilidade de fazer agendamentos. Agora em 2024 a grande estrela será o PIX AUTOMÁTICO, que vai significar uma importante revolução do setor financeiro, mas abordaremos o assunto em um artigo próprio em breve.

JOÃO PAULO BARRETO é MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FUCAPE e Gerente de Negócios na Sicredi União RS/ES.

Vitória
nuvens dispersas
26.6 ° C
27.9 °
26.6 °
77 %
3.1kmh
40 %
sáb
26 °
dom
29 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
29 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também