26.6 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

Ales celebra Dia Mundial da Agricultura Familiar – Notícias da ALES

Produtores rurais de diversas partes do Espírito Santo receberam placas em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa (Ales) para celebrar o Dia Mundial da Agricultura Familiar. O evento, ocorrido na noite desta terça-feira (1º), foi uma iniciativa do deputado e presidente da Comissão de Agricultura da Ales, Lucas Scaramussa. 

O parlamentar destacou a participação dos pequenos agricultores no abastecimento alimentar e na economia capixaba, com destaque para a geração de emprego e renda no campo. No Espírito Santo, segundo o Censo Agropecuário 2017, quase 75% dos estabelecimentos do segmento foram classificados como de agricultura familiar, empregando mais de 213 mil pessoas, o que representa aproximadamente 60% da mão de obra no campo. 

Segundo Lucas Scaramussa, nas localidades onde a agricultura familiar está presente, verifica-se uma comunidade com vínculos fortes de cooperação.

Álbum de fotos da sessão solene

Pronunciamentos

Além de Scaramussa, também discursaram as deputadas Janete de Sá (PMN) e Raquel Lessa (PP), e os deputados João Coser (PT) e Dr. Bruno Resende (União). O secretário de Estado da Agricultura, Ênio Bergoli da Costa, falou sobre a participação da agricultura familiar nas produções de pimenta-do-reino, gengibre e pimenta-rosa no estado, que se destaca nas exportações desses produtos. 

O evento contou com a presença de gestores públicos e representantes do setor agrícola, entre eles, o diretor-presidente do Incaper, Franco Fiorot; o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Espírito Santo (Fetaes), Júlio Cézar Mendel; o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea-ES), Jorge Luiz e Silva; e o vice-presidente da Associação Nacional dos Produtores de Cacau e diretor da Associação dos Cacauicultores do Espírito Santo, Mauro Rossoni Júnior. 

Em nome dos homenageados falou Douglas Peruchi Deoclécio, presidente da Associação de Produtores e Moradores de Baixo Quartel, em Linhares. 

Indicações

Foram homenageados, no evento, pequenos agricultores e dirigentes de entidades do setor indicados por Scaramussa e por outros parlamentares estaduais. 

Homenageados por indicação do deputado Lucas Scaramussa

Produtores rurais receberam placas em sessão solene promovida pelo presidente da Comissão de Agricultura da Ales, Lucas Scaramussa

Ales celebra Dia Mundial da Agricultura Familiar

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Ales celebra Dia Mundial da Agricultura Familiar

Vitória
céu limpo
26 ° C
26 °
25.9 °
86 %
2.6kmh
0 %
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °
sex
24 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também