29.4 C
Vitória
segunda-feira, abril 29, 2024
segunda-feira, 29 abril 2024

Ales decreta luto pela morte de dom Geraldo – Notícias da ALES

A Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales) decretou luto oficial de três dias pela morte de dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo emérito da Arquidiocese de Mariana (MG). 

Dom Geraldo faleceu na madrugada desta quarta-feira (26), aos 81 anos, na Diocese de Xingu, em Altamira, no Pará, onde se encontrava para pregar em um retiro aos padres. O corpo será transladado para Vitória (ES) e, em seguida, seguirá para Mariana (MG).

Ao longo de sua vida dedicada ao sacerdócio, dom Geraldo exerceu diversas funções de liderança, desde bispo auxiliar na Arquidiocese de Vitória até o cargo de presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Também teve passagens como 1° Bispo de Colatina e como Arcebispo de Vitória da Conquista.

Atualmente, dom Geraldo residia em Vitória (ES), onde seu corpo será velado a partir das 6 horas da manhã desta quinta-feira (27), com celebração de missas a cada duas horas. Em seguida, o corpo será transladado para a diocese de Colatina, onde será velado até 12 horas de sexta-feira (28). De lá, segue para Mariana (MG), conforme desejo expresso por dom Geraldo.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos (Podemos), emitiu nota oficial na qual manifesta profundo pesar pelo falecimento de dom Geraldo Lyrio Rocha. No documento, o parlamentar afirma que o arcebispo é uma figura notável e de extrema relevância para a Igreja do Brasil e para toda a América Latina:

“Sua trajetória eclesiástica foi marcada por inúmeras contribuições, demonstrando um compromisso inabalável com sua fé e com os princípios que regem a Igreja Católica. Neste momento de luto, nos solidarizamos com a Arquidiocese de Mariana, com a comunidade católica e com todos os fiéis que foram tocados pela sabedoria, generosidade e amor ao próximo de dom Geraldo. Que sua memória seja sempre lembrada com carinho e que seu legado perdure para inspirar as futuras gerações”, destaca a nota.

Biografia

Dom Geraldo Lyrio Rocha é capixaba. Nasceu em Fundão (ES), no dia 14 de março de 1942. Iniciou seus estudos no Grupo Escolar Ernesto Nascimento, em sua cidade natal.  Já na capital capixaba, cursou ensino médio no Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória e no Seminário Nossa Senhora da Penha. Estudou Filosofia no Seminário Coração Eucarístico de Jesus, em Belo Horizonte.

Em Roma, capital italiana, intensificou seus estudos. Cursou Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, fez mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino e especializou-se em Liturgia pelo Pontifício Instituto Santo Anselmo.
Ordenou-se padre no dia 15 de agosto de 1967, em sua cidade natal.

Trajetória antes de tornar-se bispo:

Arcebispo emérito de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha foi arcebispo de Vitória e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

Ales decreta luto pela morte de dom Geraldo

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Ales decreta luto pela morte de dom Geraldo

Vitória
céu limpo
29.4 ° C
30.9 °
29.4 °
71 %
4.6kmh
0 %
seg
29 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
30 °
sex
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também