24.9 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

Ales incentiva arranjos produtivos na agricultura – Notícias da ALES

Ocorreu nesta terça-feira (12) o 1º Encontro do Conselho de Governança dos Arranjos Produtivos, com o tema “Semeando Desenvolvimento com Sustentabilidade”. A ação é desenvolvida pela Casa dos Municípios da Assembleia Legislativa (Ales) com o objetivo de estimular comunidades de municípios do interior e da Grande Vitória a adotarem o modelo de arranjo produtivo local. 

A iniciativa da Ales conta com os seguintes parceiros: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O financiamento é do governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

Nesse primeiro encontro, foi realizada uma reunião com os conselhos de governança dos 23 municípios inseridos inicialmente, com o objetivo de dar andamento no trabalho de implantação dos arranjos produtivos, conforme explicou a diretora da Casa dos Municípios, Joelma Costalonga. 

“O projeto conta com três etapas iniciais. A primeira é fazer o diagnóstico local nos municípios e a formação. Depois que a gente faz a formação com eles, aí sim a gente entra com a assistência técnica em campo. Por fim, a aquisição de mudas e dos equipamentos que se fizerem necessários”, explicou.

Protagonismo

O presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (Podemos), falou sobre a iniciativa: “Na verdade a Assembleia está sendo protagonista no desenvolvimento dos arranjos produtivos de forma sustentável. Hoje nós estamos inaugurando o projeto com a presença dos conselhos das 23 cidades, que foram escolhidas, inicialmente, para que esses arranjos pudessem ser disseminados nessas cidades, com a participação efetiva de quem mais precisa”, pontuou.

Êxodo rural

Marcelo destacou a importância da qualificação no combate ao êxodo rural. “Porque o nosso papel é qualificar para que vocês permaneçam no campo, gerando oportunidade, levando mais investimentos, garantindo que tenhamos o acesso facilitado para que vocês possam escoar a produção de vocês”, comentou o parlamentar, dirigindo-se aos agricultores presentes.

Cooperação 

O presidente da Comissão de Agricultura, deputado Lucas Scaramussa (Podemos), falou sobre cooperação entre os municípios. “Às vezes a gente vê um município tratando o outro como adversário, quando na verdade todos devem desfrutar de um banquete. Eu costumo dizer que eu dificilmente vou em um arranjo da agricultura familiar que eu não veja, ainda que num momento de lazer, a confraternização em conjunto de toda aquela comunidade”, ressaltou. 

“Então se um município vive um banquete na agricultura, de infraestrutura, de atenção, com uma secretaria pujante, por que o vizinho vai sempre ter que ficar com os restos daquele banquete?”, questionou.

Gestão de recursos

Um dos palestrantes do encontro foi o ex-deputado estadual Padre Honório, que destacou a importância do ordenamento e gestão dos recursos públicos. “Muitas vezes o dinheiro público é colocado nos diversos organismos, principalmente os recursos de emenda parlamentar, sem obedecer a um projeto mais estruturado, uma coisa mais pensada”, opinou. 

Para Padre Honório, não basta empenhar o recurso para o município; é preciso pensar como ele será aproveitado. “Os municípios ganham, com esses arranjos produtivos, todo um sistema de formação, de desenvolvimento e depois a renda, que vai aparecer. Você não simplesmente oferece alguma coisa para o município ou para a associação, para o agricultor, você apresenta um projeto que passa pela formação permanente”, disse. 

“Porque se você vai cuidar da cultura do café, você tem que conhecer o solo, você tem que saber como será feita a escolha genética das plantas que vai ser mais propícia para a sua propriedade, tudo aquilo que pode acontecer com essas plantas, como pragas e doenças, depois a colheita, a pós-colheita, o processamento desse produto, até a comercialização”, exemplificou.

Em julho foi realizada uma reunião sobre o projeto, abordando ações voltadas para a agricultura familiar, que contou com a participação de associações da área, além de chefes de Executivos municipais e outros representantes de prefeituras.

Lista dos municípios participantes

Casa dos Municípios tem ação para estimular comunidades do interior e da Grande Vitória a adotarem modelo de arranjo produtivo local

Ales incentiva arranjos produtivos na agricultura

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Ales incentiva arranjos produtivos na agricultura

Vitória
céu limpo
24.9 ° C
25.9 °
24.9 °
87 %
3.6kmh
0 %
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °
sex
24 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também