spot_img
22.9 C
Vitória
terça-feira, maio 7, 2024
terça-feira, 7 maio 2024

Ales participa de evento sobre transparência – Notícias da ALES

Evento realizado no Palácio Anchieta nesta terça-feira (15) reuniu gestores públicos, movimentos organizados e entidades de controle para debater e estimular a ampliação do governo digital e a transparência nos municípios capixabas. Os participantes apresentaram as vantagens dessas ações na vida do cidadão.

Acompanhado por Denninho Silva (União), Mazinho dos Anjos (PSDB) e os correligionários Allan Ferreira e Lucas Scaramussa, o presidente Marcelo Santos (Podemos) destacou que o ambiente de equilíbrio institucional alcançado no estado contribui para iniciativas na área e cobrou postura mais atualizada dos gestores públicos na oferta dos serviços. Ele lembrou o desempenho exitoso da Assembleia Legislativa (Ales), que alcançou bons índices de transparência.

“O ambiente que foi criado aqui no Espírito Santo nos dá uma condição (…) para que nós possamos ter os municípios de forma digital e transparentes com ferramentas tecnológicas que o Estado (…) propicia”, avaliou o deputado, que também deu crédito ao efeito catalisador gerado pela da pandemia no desenvolvimento tecnológico.

Ao revelar o objetivo de transformar a Assembleia Legislativa (Ales) na mais transparente do país, Marcelo Santos destacou que os gestores precisam estar antenados às mudanças. “Foi a primeira Assembleia digital do país”, frisou. “É inadmissível no tempo de hoje você ver filas enormes em unidades de saúde por que a pessoa tem que ir lá (…) 4 horas da manhã marcar uma consulta”.

Ales: transparente, cidadã, digital e econômica

O governador Renato Casagrande (PSB) deu ênfase nos bons resultados do Estado na área de transparência e considerou os obstáculos para que os municípios tenham o mesmo desempenho. “Tratar de governo digital e transparência nos municípios é um passo mais difícil porque tem município que tem estrutura, tem município que não tem estrutura e a gente tem que estar junto”, destacou.

O governador ressaltou a importância também da parceria com as entidades fiscalizadoras, como a Transparência Capixaba, e o movimento do empresariado capixaba, ES em Ação. Casagrande pontuou as vantagens de adotar medidas de transparência, como economia de recursos e combate à corrupção, além de permitir a prestação de contas à sociedade.

Diretor de Gestão Pública do ES em Ação, Fernando Saliba fez uma análise de como a transformação digital mudou a vida das pessoas, que antigamente se informavam por meio de periódicos e hoje têm acesso a notícias em tempo real pelo celular. “A sociedade nos cobra diariamente que a gente esteja passos à frente”, disse ele ao asseverar como a transparência e digitalização contribuem na gestão pública.  Segundo revelou, essas ferramentas já estão à disposição.

O evento foi promovido com apoio da Secretaria de Controle e Transparência (Secont). Segundo o titular da pasta, Edmar Camata, o evento nasce de uma reflexão feita junto com os parceiros no sentido de promover capacitação e apresentar ferramentas para a transformação digital, encarada inclusive como um perfil exigido para a sobrevivência política. “A população não pede que sejamos digitais, ela exige”, defendeu.

Estímulo à transformação digital para municípios capixabas foi assunto abordado no sentido de facilitar a vida do cidadão

Ales participa de evento sobre transparência

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Ales participa de evento sobre transparência

publicidadespot_img
Vitória
nuvens dispersas
22.9 ° C
22.9 °
22.9 °
94 %
2.1kmh
40 %
ter
27 °
qua
28 °
qui
28 °
sex
28 °
sáb
25 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também