24.9 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

Aprovado incentivo a políticas públicas para idosos – Notícias da ALES

Os deputados aprovaram, na sessão ordinária híbrida desta quarta-feira (4), matéria que estimula municípios a elaborarem políticas públicas para o bem-estar do idoso. O Projeto de Lei (PL) 398/2023, assinado por João Coser (PT), foi acatado após receber aval das comissões reunidas de Justiça, Direitos Humanos, Saúde e Finanças. 

O relator da proposta, Tyago Hoffmann (PSB), não viu impedimentos à iniciativa e avaliou que ela não apresenta “custo efetivo de alto impacto para as finanças” do Estado. Além dele, o próprio autor e os parlamentares Engenheiro José Esmeraldo (PDT), Delegado Danilo Bahiense (PL), Bispo Alves (Republicanos) e Janete de Sá (PSB) se manifestaram a favor. 

“O projeto Cidade Amiga do Idoso tem como objetivo incentivar a formulação de políticas públicas”, frisou Coser. O petista cobrou políticas “mais arrojadas” para o público-alvo e revelou que tentará convencer o governo a firmar parcerias com prefeituras, diante da boa condição econômica do Estado. Janete pediu atendimento mais humanizado aos idosos, sobretudo nos órgãos públicos. 

Projetos tramitando

No expediente, foi autorizada a tramitação do PL 821/2023, protocolado pelo deputado Allan Ferreira (Pode). A medida proíbe que planos de saúde cancelem sem justificativa e aviso prévio o fornecimento de seus serviços a consumidores com autismo. 

Também tiveram tramitação assentida outras quatro proposições. De autoria de Iriny Lopes (PT), o PL 823/2023 cria a Política Estadual de Proteção e Combate ao HPV – papilomavírus humano. A petista também assina o PL 822/2023, que estabelece 4 de outubro como Dia Estadual do Pet.

Por meio do PL 826/2023, Coronel Weliton (PTB) visa declarar como patrimônio cultural imaterial do Estado a Banda de Música da Polícia Militar (PM). Já o PL 824/2023, de Dary Pagung (PSB), determina como de utilidade pública a Academia de Letras e Artes de Santa Teresa (Aleast).

Foi indeferida a tramitação do PL 825/2023. De autoria do deputado Sergio Meneguelli (Republicanos), a iniciativa obriga a compra de livros escritos por capixabas em todas as compras de obras literárias realizadas pelo Estado. 

Matéria do deputado João Coser tem objetivo de estimular municípios a desenvolverem ações de bem-estar para esse grupo

Aprovado incentivo a políticas públicas para idosos

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Aprovado incentivo a políticas públicas para idosos

Vitória
céu limpo
24.9 ° C
25.9 °
24.9 °
87 %
3.6kmh
0 %
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °
sex
24 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também