spot_img
25.9 C
Vitória
terça-feira, maio 14, 2024
terça-feira, 14 maio 2024

Cecília, as crianças e a natureza: projeto criativo ensina e encanta crianças – Notícias de Vitória-ES

As crianças do Grupo 6B do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cecília Meireles, em Monte Belo, jamais esquecerão os meses de setembro e outubro de 2023. Nesse período elas foram imersas em um projeto fascinante que combina natureza, poesia e experimentação. O projeto “Cecília, as crianças e a natureza: poesias e investigações no cotidiano do Grupo 6B” é uma jornada de descobertas e criatividade sob a orientação da professora Karla Christina Cabral Muruce, com o apoio da pedagoga Giovana Jeronimo e da diretora Mônica Mascarenhas.

O projeto foi cuidadosamente concebido para envolver as crianças que têm média de 5 anos de idade em um mundo de encantamento, inspirado pela natureza e pela poesia de Cecília Meireles, renomada escritora brasileira homenageada pela escola. O objetivo é plantar a curiosidade, observar a germinação do conhecimento e fazer com que a sala de aula floresça em um “Jardim Neon” de maravilhas.

A sala de informática da escola foi transformada em um espaço mágico. Com a ajuda de luz negra e tecidos escuros, as crianças e a professora conseguiram criar um ambiente onde o que “brilha” é a imaginação. A luz negra realçou as cores fosforescentes e brancas, causando um efeito deslumbrante que estimulou a criatividade e interação das crianças.

No Jardim Neon, as crianças assumiram o papel de verdadeiros artistas, escolhendo objetos de cores neon, desenhando com tintas e canetas fluorescentes e explorando a luz acesa ou apagada. O resultado? Espantos e alegria, à medida que se divertiam em um mundo luminoso que raramente se encontra no cotidiano das crianças.

As paredes da sala ficaram adornadas com as criações dos pequenos artistas, tornando o espaço ainda mais atraente e repleto de pertencimento. À medida que as crianças entravam no Jardim Neon, eram recebidas por músicas suaves de natureza e um suave aroma de flores, fazendo com que se sentissem em outra dimensão, assim como os adultos que por ali passavam.

Envolvendo as famílias

As famílias das crianças não ficaram de fora dessa aventura. Durante uma semana inteira, foram convidadas a participar do Jardim Neon, envolvendo-se em oficinas de pintura, desenho, colagem e até dança, com seus corpos iluminados por elementos neon. O resultado? Uma experiência enriquecedora que provocou reações incríveis, tanto nas crianças quanto nos adultos.

Rose Santiago, mãe de Arthur, falou sobre os momentos únicos que experimentou com seu filho na imersão das famílias no Jardim Neon. “Eu achei incrível essa proposta da professora Karla. Meu filho amou! Inclusive, já me pediu para comprar uma luz dessa e fazer esse jardim em casa. Essa interação dos pais com as crianças no ambiente escolar faz toda a diferença na vida deles. No momento da vivência, Arthur me pintou com tinta, fizemos a atividade juntos e ele me abraçava o tempo todo, como quem dizia: ‘é bom ter você aqui, mãe’. Tenho certeza de que ele jamais esquecerá essa fase. Agradeço muito”,

Da mesma forma, Sheila Nascimento Ferreira, mãe do Noah, disse que a atividade foi muito importante para criar memórias afetivas e também ajudar no desenvolvimento cognitivo de seu filho: “Essa atividade foi muito importante para o desenvolvimento dele. Percebo que ele tende a aprender mais quando os sentidos são estimulados. Notamos que foram criadas possibilidades para que ele conhecesse o mundo por meio das texturas, sons e cores. Seus sentidos, criatividade e curiosidade foram estimulados.

Além disso, vi que ele se sentiu importante com a nossa presença”.
Por sua vez, Thuanny Reisen Pio, mãe de Júlia, descreveu o Jardim Neon como um ambiente encantador, que possibilitou um brilho a mais de alegria na sala, percebido nos olhos das crianças: “O que falar do Jardim Neon? Foi simplesmente encantador. Vimos no olhar das crianças um brilho nunca antes visto. Pude perceber para a Júlia a importância da interação, de desenhar livremente, de ver a magia acontecer e poder compartilhar isso com os pais, o que criou uma expectativa muito grande e uma sensação de gratidão enorme. Agradeço a equipe do Cmei por toda dedicação em proporcionar esse momento para todos nós”.

Enquanto o projeto está sendo liderado pelo Grupo 6B, todas as crianças da escola foram convidadas a explorar o espaço do Jardim Neon junto com suas turmas. Foram disponibilizados materiais que brilham sob a luz negra, permitindo que as professoras conduzissem atividades de exploração com seus alunos.

A importância desse tipo de ação transcende a educação formal. Ela estimula a imaginação, a inventividade e a criatividade, promovendo o encontro com processos investigativos por meio da luminescência. E o feedback é emocionante, com crianças como Nina Morandi dizendo: “No Jardim Neon, as flores bailam como estrelas no céu!”

Potencializando a aprendizagem

Os benefícios para as crianças que participam de projetos como esse são inestimáveis. Elas desenvolvem habilidades de interação, pesquisa e exploração, ao mesmo tempo que são encorajadas a serem curiosas, criativas e a aproveitar ao máximo sua infância, como explica a professora Karla. “Participar dessa atividade de criação de cenários inventivos ampliam as possibilidades de interação entre os pares, exploração e pesquisa, bem como estimulam a ludicidade e imaginação. Garantindo seus direitos de explorar, brincar, participar, a partir das investigações e brincadeiras produzidas no trabalho com diversas linguagens, utilizando materiais diversos, se relacionando com outras crianças”, disse.

Para a pedagoga responsável pela turma, Giovanna Jerônimo, a criação do cenário do Jardim de Neon potencializou a aprendizagem dos pequenos: “A produção desse cenário se mostrou como uma possibilidade potente de aprendizagem para todas as crianças. A começar pelas crianças da turma que produziram a instalação junto com a professora, na confecção das produções, desenhos e toda a montagem. E para as demais turmas, que tiveram a oportunidade de visitar o espaço, e também puderam produzir e criar suas produções a partir da vivência imersiva”, destacou.

Já a diretora Mônica Mascarenhas avaliou a proposta pedagógica como uma importante maneira de se colocar em prática um dos princípios da educação infantil: “Considerando o protagonismo infantil como um dos princípios da educação infantil, essa proposta evidencia a criação da criança, nas diversas sensações sensoriais com as luzes e cores neon, a musicalidade do ambiente, trazendo leveza e sensações indescritíveis em quem vivencia. Nessa proposta as diversas linguagem dialogam; movimento, textos e texturas se comunicam em conhecimento, e o resultado são memórias de felicidade que foram registradas com as crianças e famílias”.

Nesse sentido, a pedagoga Juliana Paoliello Sanches reforça a importância de utilizar criatividade e invenções dentro do currículo da educação infantil: O Jardim de Neon é a concretude dos movimentos inventivos nas processualidades curriculares. Um convite que nos afetou de tal maneira que mobilizou toda a equipe do Cmei nesse movimento. Aprendemos que para afetar as crianças é necessário que também estejamos presentes. É nessa relação dos encontros que produzimos os afetos de encantamento”.

Prefeitura de Vitória ES


Cecília, as crianças e a natureza: projeto criativo ensina e encanta crianças

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

publicidadespot_img
Vitória
nuvens dispersas
25.9 ° C
25.9 °
25.9 °
83 %
3.6kmh
40 %
qua
27 °
qui
26 °
sex
30 °
sáb
30 °
dom
24 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também