23.8 C
Vitória
segunda-feira, abril 29, 2024
segunda-feira, 29 abril 2024

Justiça aprova PL de apoio psicológico a servidor – Notícias da ALES

Sete proposições tiveram a constitucionalidade aprovada em reunião ordinária da Comissão de Justiça realizada nesta terça-feira (17) no Plenário Dirceu Cardoso. Destaque para o Projeto de Lei (PL) 59/2023, de Denninho Silva (União), acatado com emenda, que institui o Programa de Suporte Psicológico e Emocional para Servidores da Saúde, Educação e Segurança Pública (Propsi). Em anexo tramita o PL 225/2023, de Callegari (PL).

“Lutamos para que os profissionais dessas áreas tenham dignidade e uma atenção especial. Muitos quando precisam de tratamento psicológico vão para o SUS e sabe Deus quando vão ser atendidos. Muitas unidades de saúde não têm psicólogo. Estamos trabalhando para o governo dar esse tipo de tratamento para quem está na ponta trabalhando”, explicou Denninho. 

Fotos da reunião

O deputado Lucas Polese (PL), que relatou a proposta e apresentou uma emenda, disse que a maior parte dos policiais da ativa possui algum tipo de transtorno psicológico. “Precisamos de uma iniciativa em relação a isso para o Estado não deixar esses homens abandonados”, ressaltou.

Denninho teve mais duas matérias acolhidas: o PL 74/2023, que cria a premiação “Aluno Nota Dez” e “Escola Nota Dez” para os alunos da rede estadual de educação pública; e o PL 100/2023, que dá prioridade de matrícula para alunos cujos pais ou responsáveis sejam idosos ou pessoas com deficiência em escolas públicas próximas da residência deles.

Processos

Também foi aprovado o PL 673/2023, de Mazinho dos Anjos (PSDB), que garante acesso público aos processos administrativos eletrônicos de todos os órgãos públicos da esfera estadual. A iniciativa exclui apenas aqueles processos que tramitam de forma sigilosa.

“Hoje no sistema você não consegue ver o conteúdo, só o andamento, e olhe lá. O processo é público, qualquer cidadão tem que ter acesso porque não é sigiloso. Hoje no Estado é como se todos fossem sigilosos. O advogado às vezes fica dias para conseguir acesso aos autos junto a uma secretaria”, esclareceu o tucano. “Esse projeto vai trazer mais transparência no âmbito judicial”, completou Polese.

Demais proposições

As outras propostas acatadas foram o PL 16/2023, de Vandinho Leite (PSDB), que prevê instalação de equipamento eliminador de ar na tubulação do sistema de abastecimento de água; o PL 120/2023, de João Coser (PT), que dispõe sobre a transparência na divulgação do quantitativo de pessoas que aguardam consultas, exames e cirurgias especializados na rede estadual de saúde; e o PL 147/2023, de Janete de Sá (PSB), que versa sobre o ingresso de animais domésticos e de estimação em estabelecimentos de saúde públicos e privados.

Vistoria

No início do encontro foi aprovada a realização de uma reunião extraordinária do colegiado na próxima terça (24), às 13 horas, antes da ordinária. Representantes de empresas de vistoria veicular serão convidados para debater a respeito de uma instrução normativa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) que estaria prejudicando as atividades das mesmas.

Além dos citados, participaram do evento os deputados Lucas Scaramussa (Podemos), Capitão Assumção (PL), Janete de Sá (PSB) e Raquel Lessa (PP).

Confira como ficou a Ordem do Dia:

Comissão deu parecer favorável ao projeto que cria programa de suporte à saúde mental de servidores públicos das áreas da saúde, educação e segurança

Justiça aprova PL de apoio psicológico a servidor

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Justiça aprova PL de apoio psicológico a servidor

Vitória
céu limpo
24.4 ° C
24.4 °
23.9 °
90 %
2.1kmh
0 %
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °
sex
27 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também