21.6 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

Comissão de Justiça vota contra feriado da Consciência Negra – Notícias da ALES

A Comissão de Constituição e Justiça, em reunião conduzida pelo deputado Mazinho dos Anjos (PSDB),  realizada nesta terça-feira (6), no Plenário Dirceu Cardoso, examinou 14 projetos de lei (PL), sendo nove considerados constitucionais, dois inconstitucionais, um baixado de pauta, e dois pedidos de vistas.

Duas matérias suscitaram debates entre os deputados. O deputado Denninho Silva (União) relatou o PL 520/2022, de autoria da deputada Iriny Lopes (PT), que determina que o Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, seja declarado como feriado estadual. Embora o relator tenha ratificado o parecer da Procuradoria da Casa, que considerou constitucional a matéria, cinco deputados, com exceção do relator, votaram pela inconstitucionalidade da proposta. 

Fotos da reunião

O argumento dos deputados Capitão Assumção (PL), Lucas Polese (PL), Raquel Lessa (PP) e Lucas Scaramussa (Podemos) foi de que já há muitos feriados no estado e mais um prejudicaria ainda mais o comércio capixaba. Já o deputado Mazinho dos Anjos considerou que a legislação não permite esse tipo de feriado, de acordo com a Lei Federal 9.093 de 12 de setembro de 1995.

A outra matéria que gerou discussão foi o PL 308/2022, também de Iriny Lopes. O projeto foi questionado pelo deputado Capitão Assumção por incluir a proibição de homenagens a apoiadores e defensores do golpe militar de 1964. A autora decidiu retirar o projeto de pauta. Além desta proibição, a proposta inclui nas proibições escravocratas, nazistas e neonazistas. 

Além do presidente do colegiado, deputado Mazinho dos Anjos, participaram da reunião as deputadas Raquel Lessa (PP) e Janete de Sá (PSB); os deputados Denninho Silva (União), Lucas Scaramussa (Podemos), Capitão Assumção (PL) e Lucas Polese (PL).

Matérias analisadas 
 

Em reunião nesta terça (6) colegiado analisou quatorze projetos de autoria parlamentar

Comissão de Justiça vota contra feriado da Consciência Negra

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Comissão de Justiça vota contra feriado da Consciência Negra

Vitória
céu limpo
21.6 ° C
21.6 °
20.9 °
90 %
2.1kmh
0 %
dom
30 °
seg
27 °
ter
28 °
qua
29 °
qui
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também