21.6 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

Comissão debate gargalos da psiquiatria no SUS – Notícias da ALES

Falta de profissionais na área e déficit em estrutura são algumas das dificuldades do atendimento público em psiquiatria no Estado. O tema foi discutido em reunião da Comissão de Saúde. O colegiado recebeu a psiquiatra Letícia Mameri no encontro desta terça-feira (4). A falta de profissionais na área é um gargalo importante. Segundo a médica, a fila de espera para atendimento soma cerca de 12 mil pacientes adultos e há 8 mil crianças aguardando consulta no Espírito Santo.

“Nós não temos profissionais disponíveis para atender nas condições que estão postas em termos de estrutura e de retorno financeiro”, explicou. No caso de crianças, ela acrescentou que, para o atendimento de pacientes neurodivergentes, como por exemplo quem tem autismo, não há rede adequada para testes, o que atrapalha o diagnóstico correto e ágil e o encaminhamento a terapias especializadas.

A médica disse que, no caso dos adultos, calcula-se uma perda de pelo menos 3,5% do PIB por adoecimento mental, que gera grande número de afastamento dos postos de trabalho. A reunião foi presidida pelo deputado Dr. Bruno Resende (União) e contou com as presenças dos deputados Pablo Muribeca (Patri) e Callegari (PL).

Álbum de fotos da reunião da Comissão de Saúde

Projetos

Letícia Mameri apresentou dois projetos para potencializar a formação de profissionais em psiquiatria. Um deles abrange o Hospital da Polícia Militar (HPM) e visa incentivar a formação de médicos para o atendimento de pacientes adultos. “É um serviço inclusive estratégico para essa unidade hospitalar visto a necessidade de cuidar da saúde mental dos policiais capixabas”, explicou.  

O outro projeto é voltado ao Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Hibama) e objetiva a formação de profissionais da área para atender crianças. “Vamos estudar esses projetos e correr atrás de capital político para colocar em prática”, disse o presidente do colegiado. Dr. Bruno também disse que vai buscar informações junto ao governo sobre denúncia de falta de medicamentos para pacientes psiquiátricos no SUS.

Com 12 mil pacientes adultos na fila para atendimento, rede pública carece de profissionais e de estrutura, afirma a psiquiatra Letícia Mameri à Comissão de Saúde

Comissão debate gargalos da psiquiatria no SUS

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Comissão debate gargalos da psiquiatria no SUS

Vitória
céu limpo
21.6 ° C
21.6 °
20.9 °
90 %
2.1kmh
0 %
dom
30 °
seg
27 °
ter
28 °
qua
29 °
qui
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também