Corpo de Bombeiros vai abrir inscrições para curso de Guarda-Vidas

Curso de Formação de Guarda-Vidas – CFGV

O Curso de Formação de Guarda-vidas (CFGV) tem o objetivo de habilitar profissionais para atuarem como guarda-vidas, realizando o serviço de prevenção e salvamento aquático em diversos ambientes (praias, piscinas, cachoeiras, lagos, lagoas, etc).

O cronograma do curso sempre será divulgado no início de cada ano no site do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES).  O CFGV será disponibilizado nas unidades localizadas nos municípios de Vitória, Serra, Linhares, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Anchieta, São Mateus, Aracruz, podendo ser estendido aos demais Municípios caso haja demanda para isso.

O CFGV é padronizado em todas as unidades em que ele é disponibilizado, sendo assim, independente da unidade em que for realizado o curso, as instruções e as provas serão as mesmas. Para inscrever-se, é necessário ler atentamente as informações que serão disponibilizadas em edital.

O Curso é disponibilizado em 08 de suas unidades, nos meses de outubro de cada ano. Durante 4 semanas os alunos terão atividades teóricas e práticas, no período de 7h às 12h (5h diárias), totalizando 100 horas de instrução, podendo ser adaptado esse cronograma conforme conveniência. Ao final de cada semana (sexta-feira), será aplicada a prova avaliativa referente aos conteúdos ministrados naquela semana.

Ao final do curso os formandos que atingirem o índice mínimo exigido serão considerados APTOS e receberão um certificado digital com validade de um ano, prorrogável por mais dois anos desde que seja realizado a revalidação. O certificado permitirá ao guarda-vidas atuar em todo o Estado do Espírito Santo. A relação dos guarda vidas habilitados constará em um banco de dados que estará disponível no site do CBMES para acesso e consulta dos interessados.

“A intenção do curso é a padronização do CFGV, bem como das técnicas a serem utilizadas em ocorrências de salvamento aquático”, relatou a Capitã Gabriela, coordenadora do CFGV no Comitê de Desenvolvimento de Atividades Aquáticas (CDAA) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo.

 

Inscrição CFGV: Deverá ser realizada pelos candidatos pelo site do CBMES no link http://sisaqua.cb.es.gov.br/ entre os dias 12 e 26 de agosto de 2019. Além de se inscrever no Sisaqua, todos os Guarda-vidas devem ser cadastrados no SIAT. Aqueles que não possuem cadastro podem criar o seu login seguindo este passo-a-passo. (O pagamento do DUA passa a ser feito somente após a aplicação do TAF; O candidato vai emitir o DUA no ato de inscrição, mas pagará somente após aprovação no TAF).

Orientações para imprimir a TAXA: Baixar OrientaçõesSite do SEFAZ.

Convocação para o TAF: Os locais, datas e horários de aplicação do TAF serão divulgados até o dia 6 de setembro de 2019 no site do CBMES.

TAF do CFGV: 09 a 13 de setembro de 2019. Os candidatos deverão comparecer nos locais indicados prontos e em condições para elaboração dos TAF. Os itens cobrados no TAF podem ser vistos no edital.

Entrega de documentos na OBM: Nos dias 16 e 17 de setembro, de 13 a 17h, os candidatos deverão entregar os seguintes documentos para serem conferidos e arquivados na OBM: ficha de inscrição preenchida e assinada; cópia do documento com foto (RG ou CNH); termo de aceite assinado (será disponibilizado pelo CEIB no site), comprovante do pagamento de DUA (O candidato deverá efetuar o pagamento apenas após ter sido aprovado no TAF);

Resultado do TAF e matrícula dos candidatos: até 27 de setembro será divulgado no site do CBMES juntamente com a data, horário, local de apresentação dos candidatos aprovados para o 1º dia de curso. Os candidatos reprovados não poderão realizar o CFGV.

CFGV: 30 de setembro a 25 de outubro de 2019.

Avaliação CFGV: Os itens cobrados nas avaliações do CFGV estão disponíveis neste link Provas CFGV

Emissão de certificado: O CEIB libera os certificados digitais, para as unidades que solicitarem dentro do prazo previsto no item anterior, a partir de 15 de novembro de 2019 no site. Para imprimir seu certificado basta seguir este passo-a-passo.

 

A revalidação é destinada àqueles guarda-vidas que já realizaram o Curso de Formação de Guarda-Vidas (CFGV) nos moldes da NT 07/2018 e estão dentro dos 3 anos de validade. A revalidação consistirá na aplicação de 4 provas referentes aos conteúdos ministrados no CFGV, onde o GV deverá atingir o mínimo estipulado nas provas anexos para ser considerado APTO.

Para realizar as provas de revalidação não haverá Teste de Aptidão Física e nem o pagamento de taxa, no entanto o candidato deve apresentar laudo médico afirmando que está APTO a ser submetido a exercícios físicos intensos.

As provas de revalidação serão aplicadas anualmente pelo CBMES no mês de agosto.

Inscrição da Revalidação: Deve ser feita no site do CBMES entre 15 e 26 de julho de 2019.

Local de inscrição: A inscrição será realizada no site do CBMES no link http://sisaqua.cb.es.gov.br/.Além de se inscrever no Sisaqua, todos os Guarda-vidas devem ser cadastrados no SIAT. Aqueles que não possuem cadastro podem criar o seu login seguindo este passo-a-passo.

Divulgação de inscritos: 9 de agosto de 2019. A divulgação será feita no site do CBMES com data, horário e local de provas por OBM.

Revalidação: 12 a 15 de agosto de 2019.

Resultado revalidação: disponibilizado no site até 23 de agosto de 2019.

Emissão de certificado: A partir deste ano a emissão do certificado de GV será online. O certificado estará disponível no site para impressão a partir do dia 30 de novembro. Para imprimir seu certificado basta seguir este passo-a-passo.

Em caso de reprovação, o candidato deverá se inscrever no CFGV e realizar o curso integral.

**Em caso de reprovação na avaliação prática de revalidação o guarda-vidas deverá se inscrever para o CFGV, concluir o curso e ser aprovado, para exercer a atividade.

Informações: Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo