spot_img
26.9 C
Vitória
domingo, maio 5, 2024
domingo, 5 maio 2024

Deputados condenam ataque a Israel – Notícias da ALES

Deputados repercutiram na sessão plenária desta segunda-feira (9) os bombardeios bélicos contra Israel iniciados no sábado (7) pelo grupo extremista islâmico Hamas. 

Capitão Assumção (PL) manifestou “total apoio” ao primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, que declarou que o país judaico se encontra em estado de guerra contra o Hamas e irá vingar o atentado sofrido. 

“Israel foi ofendido de maneira diabólica, atacado por terroristas. O Estado nacional de Israel está certo em dar a devida resposta”, avaliou o parlamentar. 

Fotos da sessão ordinária

Assumção afirmou que desde o início de sua formação, após a Segunda Guerra Mundial, quando tinha um exército pequeno, o Estado de Israel foi atacado, mas resistiu. “Imagina agora que se tornou uma das maiores potências bélicas do planeta”, comentou.  

O deputado Callegari (PL) declarou que o Hamas não é um Estado, mas um grupo terrorista “bárbaro e canalha”. Ele desqualificou os argumentos de quem critica a criação do Estado de Israel usando para isso a contestação de como se deu a sua origem após o fim da Segunda Guerra. 

Quatro guerras 

“Dizem que o território onde Israel está instalado foi tomado dos palestinos. Mas se formos olhar a origem dos Estados ninguém escapa. Todos tomaram o território de alguém. Os portugueses tomaram dos índios o que viria a se tornar o Brasil”, afirmou. 

Callegari acrescentou que um país, uma vez estabelecido, representa um povo e sua soberania deve ser respeitada. Ele citou que Israel, territorialmente, tem a metade do Espírito Santo, com uma população de 8 milhões de habitantes, que desenvolveu tecnologia para tornar o deserto produtivo, sendo hoje um dos maiores exportadores de alimentos do mundo. 

O deputado lembrou, ainda, que desde a oficialização de sua criação, em 1948, Israel enfrentou quatro grandes guerras, e venceu todas, sendo que a última, ocorrida entre 6 e 26 de outubro de 1973, foi a mais difícil de ser vencida, ocorrida justamente meio século antes do ataque iniciado sábado pelo Hamas. 

O conflito ficou conhecido como a Guerra do Yom Kippur, por ter sido planejado para o dia do feriado judaico e comandado pelo Egito e Síria, que quase tomam para si o atual território liderado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. 

Apelo à paz 

Os deputados Engenheiro José Esmeraldo (PDT), Delegado Danilo Bahiense (PL) e Theodorico Ferraço (PP) também manifestaram solidariedade aos israelenses. 

Ferraço lembrou também da outra guerra que preocupa o mundo, envolvendo o conflito entre Rússia e Ucrânia, que já dura mais de um ano. “Que Deus acompanhe não só o Brasil, mas também o Oriente Médio, a Ucrânia e a Rússia, para que o mundo tenha mais paz. Que os povos se entendam e se compreendam”, disse. 

O deputado pontuou que a guerra instalada agora no Oriente Médio já está repercutindo na economia mundial com potenciais reflexos na cotação do dólar e nos preços do petróleo. 

Ataque surpresa do grupo islâmico Hamas no último sábado (7) deixou centenas de mortos; em resposta, Israel declarou estado de guerra

Deputados condenam ataque a Israel

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Deputados condenam ataque a Israel

publicidadespot_img
Vitória
nuvens quebradas
26.9 ° C
26.9 °
26.9 °
83 %
2.1kmh
75 %
seg
27 °
ter
27 °
qua
28 °
qui
29 °
sex
24 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também