spot_img
21 C
Vitória
terça-feira, maio 21, 2024
terça-feira, 21 maio 2024

Emoção marca homenagem à professora Priscilla, Educadora Nota 10 – Notícias de Vitória-ES

Educação baseada em amor e empatia. Assim pode ser definido o projeto “Mini-história: um olhar poético do cotidiano na Educação Infantil”, desenvolvido pela professora da educação especial Priscilla Castro dos Santos, que ganhou destaque nacional neste mês de outubro, colocando a educação da capital em evidência, ao conquistar o Prêmio Educador Nota 10, no eixo Direitos Humanos.

A educadora esteve em São Paulo na última semana para apresentar o projeto e receber o prêmio em mãos, numa cerimônia encantadora. Por isso, nesta segunda-feira (30), quando retornou ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cecília Meireles, onde leciona, a Prefeitura de Vitória, junto à Secretaria Municipal de Educação (Seme) e à comunidade escolar do Cmei, localizado em Monte Belo, realizaram uma recepção especial e calorosa, à altura da conquista da professora Priscilla.

Muito emocionada, a professora era só gratidão. “Esse Prêmio Educador Nota 10 é o reconhecimento e a valorização de boas práticas de professores e gestores de todo o Brasil. Eu me sinto muito feliz e honrada em representar Vitória nessa premiação junto ao Cmei Cecília Meireles. Como eu disse desde o início, não fiz nada sozinha, nada! Sou muito feliz por estar vivendo tudo isso, agradeço imensamente às crianças que tanto nos ensinam sobre elas, aos profissionais do Cecília, que buscam essa educação numa perspectiva inclusiva, às famílias pela parceria e aposta no nosso trabalho, à comunidade escolar por aceitar a descortinar o olhar para essas crianças com autismo. Elas merecem ser vistas, elas precisam ser tiradas do anonimato, elas precisam ser acolhidas, respeitadas nas suas diferenças e potencializadas nos seus processos. E é isso que o Cecília Meirelles faz e acredita e aposta todos os dias”, disse a educadora.

Priscilla foi recepcionada uma cerimônia onde estiveram presentes o prefeito Lorenzo Pazolini, o secretário de Governo, Aridelmo Teixeira; a secretária de Educação, Juliana Rohsner; o subsecretário de Relações Comunitárias e Sociais da PMV, Leandro Borges; a subsecretária de Gestão Pedagógica da Seme, Luana Lemos; a gerente de Ensino da Seme, Elisangela de Souza; a coordenadora da Educação Especial da Seme, Carla Gagno; além de outros profissionais da Secretaria Municipal de Educação.

Pazolini destacou a enorme felicidade ao finalizar o mês dos servidores recepcionando uma servidora premiada nacionalmente. O gestor agradeceu à professora Priscilla, e estendeu os votos de gratidão a todos os servidores de maneira coletiva. 

“Nós iniciamos a jornada em 2021 num momento muito difícil. As escolas fechadas, as crianças sofrendo, os pais angustiados. Recentemente nós pudemos receber uma premiação que muito nos honrou também, em que Vitória foi escolhida a melhor educação do Brasil, por um instituto independente, autônomo, que não tem nenhuma ligação governamental, não tem nenhuma participação de órgão público, que não tem financiamento público. E poder representar o capital para receber essa premiação mostra que nós estamos no caminho certo. Aqui prevalece a união, a união de pais, de professores, do serviço público, da zeladoria, das merendeiras, do porteiro. E por isso o Cecília tem essa força. E por isso você, Priscilla, foi reconhecida”, comentou o prefeito.

O prefeito fez questão de lembrar que Priscilla é um orgulho não só para a rede de ensino. “Você é motivo de orgulho do município, do Espírito Santo e seu trabalho vai inspirar outros educadores, isso é o mais importante. Quando a gente segue no rumo do bem, fazendo o que é certo, nós temos oportunidade de inspirar outras pessoas para que esse legado permaneça. Ele não vai acabar em você. Vai continuar aqui no Cecília e nas outras nossas 102 unidades de ensino porque eu tenho certeza de que o DNA de cada um aqui, dos pais, dos profissionais da educação, de todos, é cuidar e cuidar das crianças é o que nos motiva e o que nos faz ser um ser humano melhor a cada dia. Parabéns a você. Parabéns Cecília. Obrigado a vocês pela confiança no nosso trabalho e pode ter certeza que nós vamos seguir incansavelmente para mantermos o posto de melhor educação do Brasil”, disse Pazolini.

A secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, lembrou que o Educador Nota 10 é uma premiação muito importante, considerada o Oscar da educação, um reconhecimento nacional e um prêmio que envolve tanto a escola pública quanto a privada, da educação infantil até o ensino superior.

“Nós tivemos como vencedora a Priscilla, como a primeira brasileira de um prêmio sobre a Educação Especial. Isso, pra gente, é muito importante. Porque geralmente o prêmio valoriza as práticas inclusivas, mas é uma prática pedagógica, é um projeto que também envolve a Educação Especial. E, no caso da Priscila, não. Foi o primeiro prêmio reconhecido por ser sobre a Educação Especial e que, a partir disso, fez um movimento de inclusão com todos na escola. Por isso é reconhecimento muito importante. Nós sabemos que a capital tem uma educação de qualidade, que é promovida pelo trabalho de vocês. Então, saudando a Priscila, já cumprimento cada um de vocês. Estamos todos aqui hoje, Priscilla, para dizer que não só a Seme e o Cecília estão muito felizes com todo esse reconhecimento, mas a cidade de Vitória está muito orgulhosa pelo seu trabalho. Parabéns!”, disse a secretária.

Quem também não conseguiu segurar a alegria e o orgulho do trabalho da professora Priscilla foi a diretora do Cmei Cecília Meireles, Monica Oliveira. “Hoje é dia de festa! O que eu acho mais lindo nisso tudo é que o trabalho da Priscilla não é uma prática que vai acabar por aqui, é uma prática que já se estende desde o ano de 2022, ou seja, que está efetiva, ela é real, é o dia a dia. Para mim, Priscilla, é muita honra, enquanto gestora, enquanto equipe, ter gente que nem você, que faz educação, que olha a criança e que consegue afetar o outro, não só você fazer educação como você faz, mas no sentido de que todos têm você como referência. Hoje a gente percebe que esse fazer está muito melhor, porque você tem estado com a gente, tem inspirado. Então, muito obrigada pelo seu trabalho”, agradeceu a gestora da unidade de ensino.

Mini-história

Registrar de forma lúdica e efetiva o cotidiano e as aprendizagens das crianças da educação especial. Essa é a proposta do projeto “Mini-história: um olhar poético do cotidiano na Educação Infantil”, desenvolvido com crianças dos grupos 2, 3 e 6 do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cecília Meireles, em Monte Belo.

“Busco uma pedagogia que tenha um olhar mais generoso e respeitoso com as crianças e suas infâncias, valorizando o cotidiano como currículo na educação infantil”, explica a professora Priscilla Santos, responsável pela criação das “mini-histórias”.

A educadora explica que a prática das mini-histórias é uma estratégia para que o professor faça uma pausa, diferente do automatismo do cotidiano, para observar e aprender sobre e com as crianças da educação especial.

Segundo Priscilla, as mini-histórias evidenciam, por exemplo, como as crianças com autismo pensam, constroem conhecimento, se relacionam e se comunicam através das múltiplas linguagens, dando sentido ao mundo ao seu redor. Esses momentos são evidenciados através dos registros, documentados e transformados em mini-histórias.

Homenagem a Professora Priscila Castro, Educadora Nota 10.

Prefeitura de Vitória ES


Emoção marca homenagem à professora Priscilla, Educadora Nota 10

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

publicidadespot_img
Vitória
céu limpo
21 ° C
21 °
18.9 °
90 %
1kmh
0 %
ter
26 °
qua
26 °
qui
27 °
sex
30 °
sáb
27 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também