spot_img
21.9 C
Vitória
quarta-feira, maio 15, 2024
quarta-feira, 15 maio 2024

Escola do bairro Ilha de Santa Maria realiza evento em prol da cidadania – Notícias de Vitória-ES

Envolver a comunidade escolar em ações de sensibilização, conscientização e exercício da cidadania, fortalecendo vínculos e promovendo a importância da frequência escolar. Essa é a proposta do “Dia da cidadania”, realizado nesta sexta-feira (21), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Padre Anchieta, que fica no bairro Ilha de Santa Maria.

Emissão de carteira de identidade pelo projeto Identidade Solidária, da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES); palestra da Polícia Rodoviária Federal (PRF) sobre educação no trânsito; círculos de construção de paz; palestra sobre saúde emocional e violência contra a mulher com a Dra. Clarissa Leal; roda de conversa com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd); oficina de fotografia e oficina de Slam (tipo de competição de poesia falada), foram as atividades do dia.

“Temos a intenção de aproximar a comunidade da escola, com foco em reduzir a infrequência escolar e, claro, incentivar o exercício da cidadania. Essa é uma forma que encontramos de potencializar e reforçar os trabalhos que já vêm sendo desenvolvidos pelos nossos professores em sala de aula, ao longo do ano letivo. Queremos também promover uma convivência saudável entre os pares”, explicou a diretora da unidade de ensino, Suelen Biazi.

O “Dia da cidadania” é realizado nos turnos matutino, vespertino e noturno, envolvendo todos os 621 estudantes matriculados na unidade de ensino, desde o ensino regular até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, o evento tem ainda a presença de dezenas de familiares dos estudantes, que puderam fazer emissão de carteira de identidade e participar de palestras e oficinas.

Albira Oliveira, mãe do estudante Kaio, do 5º ano, não perdeu tempo e foi até a unidade de ensino fazer a emissão de sua carteira de identidade. “Acho essa proposta maravilhosa. Uma oportunidade única de vir aqui, fazer a identidade, um serviço que estava difícil de conseguir por agendamento e aqui tivemos toda atenção e disponibilidade. Parabéns para a escola”, destacou.

Líder comunitário do bairro Cruzamento, Carlos Alexandre fez questão de acompanhar o movimento da escola em prol do exercício da cidadania. “Nossa comunidade está muito feliz pela iniciativa. Esta é uma ação para entrar para a história, trazendo dignidade e cidadania para nossos moradores e ainda reforçando a parceria contínua entre escola e comunidade”, disse.

Educação no trânsito

Para as séries iniciais, o destaque foi a presença de uma equipe da PRF. Os agentes realizaram dinâmicas divertidas e lúdicas, utilizando músicas e brincadeiras para conscientizar as turmas sobre a importância da travessia segura no trânsito. Além disso, eles levaram os simpáticos cães policiais que acompanham as equipes em ações de busca, o que trouxe ainda mais encantamento para a plateia.

“Nós buscamos passar de uma forma lúdica, por meio de músicas, dinâmicas e brincadeiras, sobre a importância da educação no trânsito, abordando assuntos como a maneira correta de atravessar a faixa e como serem vistos pelos veículos. Afinal, apesar de serem crianças, eles participam do trânsito, como pedestres, ciclistas, e também levam esse conhecimento para seus familiares. Foi uma troca bacana, eles participaram ativamente e sempre bem entusiasmados”, afirmou o Policial Rodoviário Federal Nilo Moraes.

A estudante Manuela Barreto, do 5º ano, contou que agora sabe os procedimentos corretos para fazer sempre uma travessia segura pelas ruas. “Eu gostei muito de conhecer mais essa parte sobre educação no trânsito. Tem muitas coisas que podemos fazer que irão tornar as ruas mais seguras para nós mesmos e também para as outras pessoas. Assim preservamos a vida e tornamos o mundo melhor”, disse.

Palestras e oficinas

Para as turmas dos anos finais, ficou em evidência a importância da promoção dos círculos de paz, com sensibilização e escuta ativa, promovendo a paz, troca de experiências e muita interação entre os estudantes. Além disso, teve também oficina de fotografia, oficina de slam e uma palestra sobre saúde emocional e violência contra a mulher.

“São ações bem legais. Acho muito importante nós termos um debate sobre temas como saúde mental, prevenção à violência, cidadania e sempre construindo a paz e trazendo um ambiente confortável para todos na escola. E essa dinâmica torna tudo mais especial, com nossos familiares presentes e também pessoas de fora, como os policiais e palestrantes, que vêm compartilhar suas experiências conosco”, afirmou o estudante Cléber Lucas, do 9º ano.

Prefeitura de Vitória ES


Escola do bairro Ilha de Santa Maria realiza evento em prol da cidadania

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

publicidadespot_img
Vitória
céu pouco nublado
21.9 ° C
21.9 °
21.9 °
94 %
1kmh
20 %
qua
27 °
qui
26 °
sex
29 °
sáb
30 °
dom
30 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também