spot_img
24.9 C
Vitória
quinta-feira, maio 16, 2024
quinta-feira, 16 maio 2024

Escolas municipais se apresentam em encontro de cheerleading neste sábado (11) – Notícias de Vitória-ES

Uma parceria entre a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Secretaria Municipal de Educação de Vitória está dando frutos por meio do Projeto Piloto de Formação Continuada UfesCheer, focado na iniciação e prática do cheerleading. O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e tem como objetivo ampliar as possibilidades de práticas corporais no ensino da Educação Física nas escolas.

Para coroar a consolidação de mais uma das ações do projeto, será realizada, neste sábado (11), a “EstrelarES – II Mostra Espírito Santense de Cheerleading”. O evento acontecerá no Ginásio de Esportes do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Ufes, localizado no campus de Goabeiras, a partir das 9 horas.

O evento contará com a presença de times renomados no Espírito Santo, além de times escolares que fazem parte do Projeto de Formação Continuada e da proposta de implantação do cheerleading nas escolas da rede pública do município de Vitória. Entre as equipes convidadas estão o time da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Anacleta Schneider Lucas, do bairro Fonte Grande, e da Emef TI Professora Eunice Pereira Silveira, de Tabuazeiro.

Benefícios

Os resultados nas escolas municipais participantes do projeto de cheerleading são palpáveis. A professora de Educação Física da Emef TI Professora Eunice Pereira Silveira, Ana Flávia Souza Sofiste, observa um crescimento exponencial de interesse na prática desse esporte, o que mostra a repercussão surpreendente que o projeto gerou.

“A integração entre os participantes do projeto e os demais estudantes também se fortaleceu, impulsionando uma união notável entre as atividades do projeto e as práticas escolares. Além disso, o projeto abriu portas para a inclusão do cheerleading no currículo escolar, enriquecendo as aulas de Educação Física com novos conhecimentos e práticas corporais”, disse a educadora.

Para Ana Flávia, ao trazer novas dimensões para o currículo escolar, especialmente nas aulas de Educação Física, o projeto não apenas contribui para a saúde dos estudantes, mas também para o desenvolvimento emocional. Ela diz que observa melhorias na coordenação motora, na construção de elementos coreográficos e, especialmente, no aumento da autoconfiança dos estudantes.

“Essa jornada não só proporcionou benefícios físicos, mas também promoveu a autoestima, mostrando aos estudantes que eles são capazes de superar desafios, desenvolver novas habilidades e apresentar suas conquistas à comunidade escolar. O cheerleading, que inicialmente pode parecer desafiador, tornou-se uma fonte de orgulho e confiança para nossos estudantes”, disse a professora.

“O desenvolvimento desse projeto não apenas introduziu uma prática esportiva inovadora na escola, mas também se tornou uma oportunidade única para nutrir o desenvolvimento humano, abrangendo aspectos físicos, emocionais e sociais dos nossos estudantes. Estamos entusiasmados com os resultados até agora e ansiosos para continuar promovendo experiências enriquecedoras em nossa escola”, destacou Ana Flávia.

Para a professora de Educação Física da Emef TI Anacleta Schneider Lucas, Daniella Dutra, essa emocionante jornada da introdução do cheerleading na educação física enriqueceu não apenas os estudantes, mas também os professores envolvidos. Ela avalia que esta atividade esportiva se destaca por sua natureza inclusiva, transcendendo estereótipos de gênero e promovendo a participação de todos. 

Além disso a professora destaca que a atenção meticulosa aos movimentos no cheerleading promove um cuidado mútuo, elevando a consciência do grupo para a importância da segurança coletiva.

“O cheerleading favorece o aprendizado de habilidades motoras que são utilizados durante as rotinas, que são as coreografias. E, além disso, contempla formação humana e empoderamento. Ele ajuda no desenvolvimento do autoconhecimento, da empatia, porque o grupo tem que ser muito unido. E também favorece a inclusão, como eu falei”. 

“Este projeto foi realizado fora do horário escolar e acolheu estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, inicialmente formando pequenos grupos por série. No entanto, à medida que o projeto se desenvolveu, as barreiras entre eles se dissiparam, culminando em um grupo unido. A conscientização dos riscos envolvidos fortaleceu a confiança entre os participantes, solidificando a coesão e o sucesso do cheerleading na nossa escola”, detalhou a professora Daniella Dutra.

Evento gratuito 

Para ampliar ainda mais as possibilidades de implementação e consolidação do projeto, várias escolas, cujos professores de Educação Física participam da formação continuada, foram convidadas a organizar excursões escolares para assistir ao evento. Entre essas escolas estão a Emef Marechal Mascarenhas de Moraes, de Maria Ortiz; a Emef Suzete Cuendet, de Maruípe; a Emef Ceciliano Abel de Almeida, de Itararé; a Emef João Bandeira, de Consolação; e a Emef Zilda Andrade, do bairro da Penha.

A “EstrelarES” é um evento gratuito e aberto ao público, e está em sua segunda edição. Além de ser um momento de confraternização inesquecível, o evento também promove a formação humana e o protagonismo infantojuvenil.

Programação

– 8h às 9h20: Reconhecimento do tatame e marcação de espaço (uma passagem para cada equipe) e aquecimento das equipes na área externa – sem tatame.

– 9h30: Procedimentos iniciais do início do evento e fala de abertura

– 9h35: Blue Storm – UVV (equipe universitária)

– 9h42: Emef TI Anacleta Schneider Lucas – equipe escolar – Projeto de Iniciação ao Cheerleading na Escola, financiado pela Fapes

– 9h49: Líderes Sangue Verde – Medicina Emescam (equipe universitária)

– 9h56: Taurus – Clube Cosmo Athletics (equipe All Star, COED, nível 4)

– 10h03: Órion – Clube Cosmo Athletics (equipe All Star, COED, nível 3)

– 10h10: Chapoleaders – Medicina Ufes (equipe universitária)

– 10h17: Projeto UfesCheer T1 (turma noite – extensão universitária)

– 10h24: Emef TI Professora Eunice Pereira Silveira – equipe escolar – Projeto de Iniciação ao Cheerleading na Escola, financiado pela Fapes

– 10h31: Sírius – Clube Cosmo Athletics (equipe All Star, COED, nível 2)

– 10h38: Cosmo All Star – Turma de desenvolvimento

– 10h40: Projeto UfesCheer T2 – Turma tarde (extensão universitária)

– 10h47: Cetus – Clube Cosmo Athletics (equipe All Star, Allboy, nível 3)

– 11h: Entrega dos mimos de participação às equipes e foto oficial do evento

– 11h15 às 12h: Open tatame para Integra/ES

Prefeitura de Vitória ES


Escolas municipais se apresentam em encontro de cheerleading neste sábado (11)

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

publicidadespot_img
Vitória
nuvens quebradas
24.9 ° C
24.9 °
24.9 °
78 %
3.1kmh
75 %
qui
25 °
sex
29 °
sáb
30 °
dom
30 °
seg
24 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também