spot_img
23.9 C
Vitória
domingo, maio 12, 2024
domingo, 12 maio 2024

Estudante da capital participa da 8ª edição do Encontro do Hotel de Hilbert – Notícias de Vitória-ES

Protagonismo estudantil e uma grande conquista. A estudante Vitória Cruz de Aguiar, do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Madalena de Oliveira Domingues, de Jardim Camburi, participou na última semana da 8ª edição do Encontro do Hotel de Hilbert (EHH) 2023, realizado na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.

O evento reuniu 160 estudantes de todo Brasil para uma imersão no mundo da Matemática, com uma programação recheada por aulas, palestras, minicursos, oficinas, desafios, gincanas, jogos e recreação. A ação é promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Os participantes foram selecionados com base no desempenho acadêmico no Programa de Iniciação Científica (PIC) Júnior, destinado aos premiados da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

É o caso de Vitória, que vem obtendo destaque especialmente na disciplina de matemática e em participações na OBMEP. Por isso, ela foi selecionada para viajar mais de 2 mil km rumo à cidade do norte brasileiro, sendo a representante da rede pública da capital capixaba. Ela destaca que o evento possibilitou uma experiência incrível para sua formação enquanto estudante

“Participar desse evento foi incrível! Foram dias de muitas trocas, onde tive a oportunidade de entrar em contato com um conteúdo que me fascina e conhecer pessoas que compartilham dos mesmos interesses que eu. Foi uma experiência enriquecedora, tendo a oportunidade de conversar e conhecer pessoas que admiro. Além disso, pude conhecer melhor o coordenador de nossa região, Alexandre Maia, e trocar ideias com Claudio Landim, que é um ícone na matemática e também coordenador da Obmep. Foram momentos verdadeiramente mágicos”, destacou.

Ainda segundo a estudante, as aulas e experiências imersivas foram valiosas, além da troca de experiências com outros participantes. Ela também ressalta a importância do apoio de sua família e dos colegas de escola.

“Fiquei extremamente feliz por ter sido selecionada para esse evento. Sempre me esforcei para dar o meu melhor em todas as matérias. E, ao ter a oportunidade de entrar para o PIC, não deixei de me dedicar. Estudei bastante e também recebi um apoio inestimável da minha mãe Sani, família, amigos próximos e da escola”, pontuou.

Após participar dessa vivência diferenciada e marcante para sua trajetória, Vitória aproveitou para deixar uma mensagem de incentivo aos demais colegas da rede municipal de ensino.

“Levo comigo a lição de que, com determinação, podemos conquistar qualquer coisa. Não sou uma pessoa especial, apenas uma estudante comum que frequenta uma escola municipal no bairro. No entanto, aproveitei as oportunidades, esforcei-me dentro das minhas condições e fui apoiada e acompanhada pela escola. Com isso, consegui alcançar resultados que me enchem de orgulho”, afirmou.

Motivação e paixão pela matemática

De acordo com a estudante, o interesse pela matemática surgiu pela motivação pessoal de superar desafios. Pensamento estratégico e crítico são algumas das habilidades importantes citadas por ela. Vitória destaca ainda que, apesar do destaque na disciplina, também tem a leitura de livros como um grande hobby.

“Sou motivada por desafios e a matemática. Em especial, a matemática aplicada, que traz exatamente isso. Ela me desafia a enxergar além, a pensar de forma estratégica para alcançar resultados. Essa perspectiva de resolver problemas é o que me fascina. Mas tenho também grande interesse em disciplinas como inglês, química e física. Além disso, meu maior hobby é a leitura, então o português acaba sendo também uma área de grande apreço para mim”, contou.

Educadores fazendo a diferença

Além disso, a estudante reforça a importância de toda a equipe escolar da Emef Maria Madalena de Oliveira, em que está matriculada desde o 1º ano do ensino fundamental. Ela ressalta inclusive a importância da professora Eugênia Siller, a primeira educadora de sua trajetória escolar, e que continua atuando na escola com as séries iniciais (1º ao 5º ano). Vitória destaca o incentivo e esforço da profissional por garantir sua fluência em leitura.

“Primeiro gostaria de falar sobre a professora Eugênia, que foi minha professora da primeira série. Na época, eu enfrentava dificuldades na leitura e ela foi extremamente carinhosa e incentivadora, proporcionando-me jogos e dando dicas para minha mãe. Pouco tempo depois, ganhei meu primeiro prêmio na escola, o prêmio de ‘Leitora Maravilha’, o qual me deixou extremamente feliz, especialmente por ter superado minha dificuldade na leitura. Essa conquista promovida pela Emef Maria Madalena de Oliveira Domingues foi tão significativa para mim que aumentei minha dedicação aos estudos”, disse.

Uma pequena e singela atitude da educadora, ainda no 1º primeiro ano do ensino fundamental, foi decisiva para o sucesso de aprendizagem da estudante. Nesse sentido, ela também relembrou o esforço do professor de matemática Evandro Ferreira, durante o período em que as aulas presenciais foram suspensas, devido à pandemia do Covid-19. Mesmo com os desafios do ensino remoto, o educador propôs diversas atividades para garantir a aprendizagem das turmas.

“Gostaria de destacar o professor Evandro, que durante o período de quarentena, realizou um trabalho de qualidade conosco. Após quarentena, no sétimo ano, recebi menção honrosa na OBMEP, o que abriu as portas para eu ingressar no programa PIC. Mesmo entrando como suplente no PIC, tive a oportunidade de aprender muito com o professor Edivan Nunes, que possui uma excelente metodologia de ensino, além de estar em uma turma muito unida. Com muito esforço, me destaquei nas notas e fui convocada para a viagem com destino a Natal, RN, no Encontro do Hotel de Hilbert”, disse.

“Gostaria de agradecer a Deus, à minha família, aos amigos, à escola e em especial à ajuda da Ezir. minha professora de matemática e do professor Edivan do PIC, que contribuiu com a conquista da medalha de prata no ano de 2022”, completou a estudante.

Hotel de Hilbert

Em 1925, o matemático alemão David Hilbert apresentou um paradoxo do infinito. Nele há um hotel com quartos infinitos sempre lotados, com um hóspede em cada quarto. Porém, sempre que chega um novo cliente, o gerente pede que os hóspedes mudem para o quarto ao lado.

Em linguagem matemática, é mais ou menos assim: o hóspede do quarto n pula para o quarto n+1 e assim sucessivamente. Mais conhecido como Hotel de Hilbert, o paradoxo expõe a ideia de que, apesar de sempre lotado, sempre há vagas.

Prefeitura de Vitória ES


Estudante da capital participa da 8ª edição do Encontro do Hotel de Hilbert

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

publicidadespot_img
Vitória
céu limpo
23.9 ° C
23.9 °
23.9 °
88 %
2.1kmh
0 %
dom
30 °
seg
32 °
ter
30 °
qua
28 °
qui
27 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também