23.8 C
Vitória
segunda-feira, abril 29, 2024
segunda-feira, 29 abril 2024

Gandini sugere mudanças no transporte por aplicativo – Notícias da ALES

Uma alternativa aos preços praticados pelas empresas de transporte por aplicativo, com a entrada do governo no mercado, como mediador e concorrente. É o que o deputado Gandini (Cidadania) enxerga como mais uma medida para melhorar o transporte de passageiros no Espírito Santo. O parlamentar abordou o tema em seu pronunciamento na sessão ordinária desta quarta-feira (15).

Álbum de fotos da sessão

“Nós temos um avanço tecnológico muito grande que permitiu aplicativos a virem ocupar um espaço importante dentro da questão do transporte urbano. Nós estamos vendo pessoas sendo exploradas por alguns aplicativos de transporte público. As tarifas chegam a 40% (percentual do valor da viagem destinado à operadora do serviço). Os aplicativos funcionam de uma forma que, na hora do dinâmico, que mais pessoas precisam, eles mudam o preço pra ganhar em cima”, alertou o parlamentar.

“O governo de São Paulo criou agora, para fazer uma intervenção pontual, um aplicativo onde ele fixa um valor de ganho para a pessoa que está fazendo o transporte e fixa um valor de administração, pra entrar no mercado e mediar uma situação que está abusiva”, pontuou.

“Como o controle (das empresas) é internacional, nem é no Brasil que funciona esse controle, o dinheiro inclusive vai saindo do nosso país. Como o controle é internacional, até ditar regras temos dificuldade, eles entram simplesmente”, complementou.

A falta de regulamentação por parte das empresas também preocupa o deputado. “Por exemplo, hoje eu vi um caso em que implantaram o mototáxi através do aplicativo. Não sou contra implantar, mas precisamos regulamentar. O pior dos mundos é não ter um mínimo de regulamentação para dar segurança às pessoas”, cobrou Gandini. 

“Eu acredito que a tecnologia deve vir para somar e não para retirar das pessoas. Sabemos, claro, a pessoa que investiu nessa tecnologia, que inventou essa tecnologia, ela tem direito de ganhar dinheiro pela sua invenção, não tenho dúvida disso. Mas nós precisamos mediar, o governo precisa mediar, ele não pode deixar que isso fique abusivo”, frisou.

A principal queixa do parlamentar é sobre as tarifas abusivas cobradas nos horários de maior fluxo no trânsito. “Hoje o motorista do aplicativo tem uma taxa maior quando tem mais movimento e o usuário também tem que pagar mais quando ele mais precisa, quando tem mais demanda”, lamentou. 

“Eu acredito que o governo precisa fazer uma mediação, e aí, inteligentemente, o governo de São Paulo criou esse aplicativo em que ele entra como mediador e como concorrente desses outros aplicativos pra criar uma situação de mercado mais equilibrada, que eu acho que é a função do governo, principalmente quando se trata de saúde, educação, segurança e transporte público. Acho que o governo deve intervir claramente no processo mediador”, concluiu.

Dia Nacional dos Animais

Também na sessão ordinária, a deputada Janete de Sá (PSB) lamentou que, na semana que é comemorado o Dia Nacional dos Animais (14 de março), o Espírito Santo tenha registrado três ocorrências graves de maus-tratos. “Eu quero chamar a atenção aqui pra isso, porque em pleno Dia Nacional dos Animais, questões como essa não podem acontecer. Criminosos que maltratam animais precisam ser presos, e a prisão é de dois a cinco anos. Essa questão precisa ser levada a sério”, frisou. 

“Felizmente nós conseguimos com muito trabalho convencer o governo a fazer um Plano de Controle do Bem-Estar Animal. Um projeto que eu apresentei aqui, que o governador já tem em mãos, que o secretário de Meio Ambiente também já tem e que em breve estará sendo implantado em todo o estado do Espírito Santo, por adesão dos municípios, com financiamento do Estado e com gerenciamento e fiscalização dos municípios”, finalizou.    

Deputado defende a regulamentação da atividade e a entrada do governo estadual no mercado como mediador e concorrente 

Gandini sugere mudanças no transporte por aplicativo

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Gandini sugere mudanças no transporte por aplicativo

Vitória
céu limpo
24.4 ° C
24.4 °
23.9 °
90 %
2.1kmh
0 %
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °
sex
27 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também