23.8 C
Vitória
sábado, abril 27, 2024
sábado, 27 abril 2024

Intervenção pelo fim da violência contra mulheres ocorre nesta sexta (24) – Notícias de Vitória-ES

Quem acha que “em briga de marido e mulher não se mete a colher” está fechando os olhos para uma realidade de violência que afeta mulheres, crianças e familiares. Para levar a sociedade a refletir sobre esse padrão de comportamento e como interromper o ciclo de violações, será realizada a intervenção “Meta a Colher”, nesta sexta-feira (24), às 12h, em frente à Assembleia Legislativa e ao Shopping Vitória.

Serão duas horas de atividades, com música e a distribuição de uma sobremesa a ser degustada com colher, em alusão ao antigo ditado popular. A proposta da intervenção é orientar as pessoas sobre como intervir de forma segura, informar  sobre os serviços especializados e gratuitos que acolhem as vítimas e enfatizar que a violência contra a mulher é crime. 

Equipes da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) vão realizar abordagens educativas nos locais, com materiais informativos sobre as diferentes formas de violência doméstica e de gênero, Lei Maria da Penha, feminicídio e a rede de serviços de proteção à mulher em Vitória.

Como ajudar?

“Ninguém deve se colocar no meio de uma briga, para ‘meter a colher’, explica a gerente de Direitos Humanos da Semcid, Renata Segóvia. “Comportamentos simples como acolher a pessoa em situação de violência e orientá-la sobre os serviços especializados já contribuem para que ela interrompa o ciclo abusivo. Desta forma, todos podem “meter a colher”: vizinhos, amigos, familiares. “Metendo a colher” podemos salvar vidas”, diz Renata.

Pequenas atitudes que podem fazer a diferença:  

  • Acolher: escutar sem julgar nem colocar a culpa em quem sofreu a violência.
  • Reconhecer a relação abusiva: saber os tipos de violência e o que diz a Lei Maria da Penha.
  • Orientar: indicar os serviços públicos gratuitos e especializados, como o Cramsv e a Casa Rosa, que vão acompanhar e encaminhar os casos mais graves. Em Vitória, as mulheres contam com o Botão do Pânico e com uma casa secreta, para proteção emergencial, por exemplo.
  • Denunciar: se for uma situação emergencial, ligue para o 190. Se não, denuncie pelo número 180.

A ação faz referência ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres (25 de novembro) e integra a campanha internacional dos 16 Dias de Ativismo: Vitória pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que é realizada simultaneamente em mais de 100 países. 

Prefeitura de Vitória ES


Intervenção pelo fim da violência contra mulheres ocorre nesta sexta (24)

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

Vitória
nuvens quebradas
23.8 ° C
23.9 °
23.8 °
92 %
2.1kmh
75 %
sáb
27 °
dom
29 °
seg
29 °
ter
29 °
qua
30 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também