24.9 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

Jornalista Fabiano Peixoto tem conta de WhatsApp clonado e é alvo de golpe

Conversei com o proprietário do hotel de luxo de Iriri que me afirmou não ser o único hotel da região que está sofrendo com este crime

Nesta segunda-feira (18), o jornalista Fabiano Peixoto, repórter e diretor do site de notícias CapixabaNews.com, foi mais uma das vítimas da clonagem do WhatsApp e que teve centenas de amigos importunados para que caíssem no “Golpe da Transferência Bancária”.

O jornalista explica como fácil caiu no golpe e faz um alerta para que outras pessoas não caiam no mesmo.

A fraude aconteceu de uma forma simples, explica Fabiano: “os golpistas utilizaram um perfil falso, na rede social Instagram , de um conhecido hotel de luxo no belíssimo balneário de Iriri, na cidade de Anchieta – litoral sul do ES, promovendo falso sorteio de três dias de estadia grátis com tudo incluso. Quem resiste???”, brincou o jornalista.

O golpe para clonar o seu WhatSapp começa com um contato de mensagem da plataforma do Instagram. Neste os criminosos usaram um perfil de um conhecido hotel de luxo do balneário de Iriri para clonar o WhatSapp do jornalista (vítima)

Golpe de seis dígitos

Fabiano Peixoto mostra como é simples e fácil cair no golpe dos seis dígitos e ter o aplicativo WhatApp clonado (Imagem acima).

“O usuário recebe um código de seis dígitos no SMS (Short Message Service – também conhecido popularmente como torpedo) no mesmo momento em que o WhatApp também lhe envia SMS (os ladrões tentam cadastrar o telefone de outro aparelho na sua conta e essa verificação dos seis dígitos é necessária, criando certa confusão até que você acaba caindo e envia os seis dígitos do golpista). Pronto! Invadido o WhatsApp da vítima os ladrões já pode conversar com todos os seus contatos normalmente se passando por você”, explicou o jornalista.

Golpe da Transferência Bancária

A partir da clonagem do WhatApp, os ladrões rapidamente começam a aplicar o “Golpe da Transferência Bancária” com todos os contatos.

ladrões conversam com seus contatos se passando por você vítima

“Meus amigos registrados nos meus contatos do WhatApp foram vítimas dos ladrões que tentaram de todas formas enganá-los no “Golpe da Transferência Bancária”. Sorte que os ladrões não lograram êxito algum, uma vez que, todos contatos estranharam a conversa e me ligaram a todo momento”, afirmou o jornalista.

Nas conversas os ladrões se passando por você e tentam aplicar o “Golpe da Transferência Bancária”

“Um dos primeiros a perceber que se tratava de um golpe foi um amigo da Polícia Civil que conseguiu apurar e registrar o máximo de dados dos criminosos. O policial apurou verificando que se tratava de duas contas bancárias do interior de São Paulo e ainda CPF’s dos ladrões”, afirmou Peixoto.

Segundo o jornalista Fabiano Peixoto, que fez contato com o dono do hotel de luxo de Iriri, o caso está sendo investigado pela Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos, uma vez que, vários hotéis de luxo da região estão sendo vítimas de plágio na plataforma da rede social Instagram.

“Conversei com o proprietário do hotel de luxo de Iriri que me afirmou não ser o único hotel da região que está sofrendo com este crime, porque existem cerca de cinco perfis no Instagram com o nome do mesmo hotel. O empresário e outros proprietários de hotéis da região vêm denunciando na plataforma do Instagram, mas, até o momento, a rede social Instagram não promoveu nenhuma ação para reprimir ou evitar o crime”, afirmou.

O jornalista fala das outras vítimas da região e das dificuldades em se restabelecer, uma vez que, o WhatApp é uma das principais ferramentas de trabalho.

“Tenho depoimentos de várias pessoas que tiveram o WhatApp clonado aqui na região, e para todos os casos, impotência seria talvez a palavra ideal para o momento, só não foi para mim, salvo exceções, porque conseguir alertar todos os meus contatos comercial e de amigos para se proteger. Este é um tipo de crime recorrente e que vêm crescendo a cada dia no Brasil e o mais difícil, posso afirmar, é de não ter a certeza que irei conseguir restabelecer o meu aplicativo WhatApp como antes de ser clonado. Triste! Grande perda!!!”, finalizou o jornalista Fabiano Peixoto.

O número de vítimas do golpe de clonagem de WhatsApp ultrapassou três milhões de usuários no Brasil, somente em 2020. Os cálculos são do laboratório especializado em segurança digital da PSafe (dfndr lab), que realizou um novo levantamento sobre o panorama da cibersegurança no Brasil, com base em registros de julho.12 de ago. de 2020.

Caso tenha sido também vítima, existem vários dicas na internet para se proteger e o que fazer quando a sua conta é clonada.

Vitória
céu limpo
24.9 ° C
25.9 °
24.9 °
87 %
3.6kmh
0 %
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °
sex
24 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também