29.4 C
Vitória
segunda-feira, abril 29, 2024
segunda-feira, 29 abril 2024

Juro alto diminui arrecadação e dificulta política fiscal, diz Haddad – Economia

Washington Costa/MF

Fernando Haddad, ministro da Fazenda

O ministro da Fazenda
, Fernando Haddad
(PT), voltou a criticar na última sexta-feira (11) a política monetária
do Banco Central
. Durante entrevista para a CNN Brasil. Na avaliação dele, não é possível que o Brasil tenha uma política fiscal saudável com a condução feita pelo BC.

“Como você quer que eu faça uma política fiscal saudável com uma taxa de juros que derruba a arrecadação e enfraquece a economia? Na verdade, essa divisão entre políticas monetária e fiscal é uma forma de pensar a economia que não consegue traduzir a complexidade desse organismo”, declarou.

“Tem dois braços, fiscal e monetário, mas eles têm de trabalhar juntos. Não é um esperando o outro fazer para depois começar a trabalhar”, acrescentou o ministro do governo Lula.

Haddad voltou a repetir que o Ministério da Fazenda precisa montar planos que estabeleçam uma “relação de confiança” entre as políticas fiscal e monetária no Brasil, trazendo investidores para o país.

“É uma relação de confiança que se estabelece entre as autoridades fiscal e monetária justamente para que ao observar na mesma direção, concorrendo para os mesmos propósitos, uma política fortaleça a outra. Não existe essa separação dessa maneira, não é assim que a economia funciona. O monetário afeta o fiscal e o fiscal afeta o monetário”, pontuou.

Juros altos

A Selic está em 13,75% por decisão do Copom
 (Comitê de Política Monetária). A taxa tem irritado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tanto que fez uma série de críticas ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Jornalistas da CNN perguntaram qual será a postura do governo caso o Copom não faça a redução dos juros na reunião marcada para o próximo dia 22. Haddad confessou que há muita preocupação com “o que está acontecendo no mercado”.

“Quando a taxa [Selic] estava a 2%, os empresários sólidos tomaram empréstimo a 6%. Hoje, esses mesmos empresários estão rolando a 20%”, concluiu.

Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram
e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG

Notícias sobre Economia
#Juro #alto #diminui #arrecadação #dificulta #política #fiscal #diz #Haddad
Juro alto diminui arrecadação e dificulta política fiscal, diz Haddad

Fonte: Confira mais sobre Economia no IG

Para mais informações sobre Juro alto diminui arrecadação e dificulta política fiscal, diz Haddad siga nossas redes sociais e saiba tudo o que acontece no mundo da Economia Global!

Essa matéria foi publicada em 2023-03-11 19:58:13.

Vitória
céu limpo
29.4 ° C
30.9 °
29.4 °
71 %
4.6kmh
0 %
seg
29 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
30 °
sex
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também